2024 - 1º Trimestre Adulto - Lição 03.pptx

277 views 20 slides Jan 20, 2024
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” (1 Co 12.12)


Slide Content

(1 Co 12.12) Texto Áureo

Conhecendo a Igreja em sua natureza, nos conscientizamos da importância de fazer parte dela. Verdade Prática

Leitura Bíblica em Classe 1 Coríntios 12.12-27

OBJETIVOS I) Destacar a natureza bíblica da Igreja, fundamentada na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo Espírito Santo; II) Apresentar os aspectos naturais visíveis e invisíveis da Igreja; III) Elencar a unidade da Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã

INTRODUÇÃO Evidentemente que há muitas características que mostram o que é uma verdadeira igreja. Contudo, para nosso propósito aqui, trataremos apenas de algumas delas. Por isso, nesta lição, veremos que uma igreja genuinamente cristã é confessional, ou seja, ela se fundamenta na Palavra de Deus; tem uma dimensão local e universal, ou seja, existe tanto na forma visível como invisível; e, finalmente, a igreja genuinamente cristã é una, isto é, não é dividida, pois sem unidade não há Igreja.

1 A NATUREZA DA IGREJA NA SUA DIMENSÃO CONFESSIONAL

1- Fundamentada na Palavra. Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de Deus. Nesse aspecto, primeiramente, temos Cristo como a Palavra Encarnada, a Palavra Viva.

2 - Habitada pelo Espírito. A Igreja é habitada pelo Espírito, dirigida e capacitada por Ele. O Espírito Santo é a força-motriz da Igreja.

3 - Quem faz parte da Igreja anda no Espírito. Quando alguém responde à mensagem da cruz, o Espírito de Deus produz nele a certeza da salvação ( Rm 8.16).

2 A NATUREZA DA IGREJA NAS SUAS DIMENSÕES LOCAL E UNIVERSAL

1- Local e visível. Biblicamente, podemos falar da Igreja em relação à sua dimensão espacial, isto é, em relação ao local ou ao espaço geográfico.

2. As particularidades das igrejas locais. Pelo teor das cartas neotestamentárias, observamos que essas igrejas locais possuíam suas particularidades.

3. Universal e invisível. Assim como a Igreja existe em sua dimensão local, existe também na sua dimensão universal.

3 A IGREJA NA SUA DIMENSÃO COMUNITÁRIA

1. A igreja é una. Isso significa que a igreja é indivisível. Na analogia onde compara a Igreja ao corpo humano, Paulo deixa bem claro que uma igreja verdadeiramente cristã é unida porque não pode haver divisão no corpo (1 Co 12.12).

2. Unidade na Igreja. Paulo escreveu à igreja de Filipos : “completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” ( Fp 2.2).

3. Diversidade na unidade. Isso reverbera o anseio de Jesus pela unidade dos seus discípulos ( Jo 17). Ali há o que os teólogos chamam de “unidade de essência”.

CONCLUSÃO Destacamos aqui que a igreja local deve estar fundamentada na Palavra e habitada pelo Espírito Santo. A Igreja também existe tanto local como universalmente. Não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço. Ela existe para a eternidade!

expositivocom.blogspot.com