2ppt_Sistema Circulatório. tECNICO AUXILIAR DE SAUDE
ssuser688c971
3 views
46 slides
Oct 28, 2025
Slide 1 of 46
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
About This Presentation
Sistema Circulatório. tECNICO AUXILIAR DE SAUDE
Size: 27.88 MB
Language: pt
Added: Oct 28, 2025
Slides: 46 pages
Slide Content
O porco apresenta um elevado parentesco evolutivo com a espécie humana, o que torna os seus órgãos semelhantes aos do ser humano. Coração de porco Coração humano Constituição do sistema cardiovascular
Constituição do sistema cardiovascular
Coração ? Artéria ? Veia ? Sangue ?
O sistema cardiovascular é constituído pelo sangue , pelo coração , um órgão propulsor da corrente sanguínea, e por vasos sanguíneos , que asseguram a distribuição do sangue a todas as partes do corpo.
Coração Órgão muscular, com cavidades e válvulas no seu interior, que bombeia o sangue e permite a sua circulação por todo o corpo através dos vasos sanguíneos. Artérias Vasos sanguíneos resistentes, espessos e elásticos, que conduzem o sangue, sob pressão, do coração a todas as partes do corpo. Veias Vasos sanguíneos de grande calibre que conduzem o sangue de todas as partes do corpo ao coração. Capilares Vasos sanguíneos muito pequenos e numerosos que permitem a troca de substâncias com as diferentes células do corpo. Órgãos do sistema cardiovascular
O coração é um órgão muscular, organizado em quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos . A parte direita do coração está separada da esquerda por septos . Aurícula direita Aurícula esquerda Ventrículo direito Ventrículo esquerdo Septo
As aurículas comunicam com os ventrículos através de aberturas dotadas de válvulas auriculoventriculares . Também existem válvulas entre os ventrículos e as artérias — as válvulas semilunares ou sigmoides. Válvula tricúspide Válvula bicúspide Válvulas semilunares
Como se explica as diferentes espessuras do miocárdio nas paredes das cavidades do coração ?
O sangue entra no coração pelas aurículas. O sangue passa das aurículas para os ventrículos. O sangue sai do coração pelas artérias. O sangue chega ao coração pelas veias. As válvulas impedem o refluxo de sangue, obrigando o fluido a circular num único sentido.
Estruturas e funções do coração Veias cavas Recebem o sangue venoso (rico em dióxido de carbono) de todas as partes do corpo. ? Aurícula direita Recebe o sangue venoso das veias cavas e bombeia-o para o ventrículo direito. ? Ventrículo direito Recebe o sangue venoso da aurícula direita e bombeia-o para os pulmões. ? Artéria pulmonar Recebe o sangue do ventrículo direito e transporta-o para os pulmões. ? Veias pulmonares Recebem o sangue arterial (rico em oxigénio) dos pulmões. ? Aurícula esquerda Recebe o sangue arterial das veias pulmonares e bombeia-o para o ventrículo esquerdo. ? Ventrículo esquerdo Recebe o sangue arterial da aurícula esquerda e bombeia-o para todas as partes do corpo. ? Artéria aorta Recebe o sangue do ventrículo esquerdo e transporta-o para todas as partes do corpo. ? Válvulas auriculoventriculares Abrem para permitirem a passagem do sangue das aurículas para os ventrículos e fecham, de seguida, para impedirem o retorno do sangue. ? Válvulas semilunares Abrem para permitirem a passagem do sangue dos ventrículos para as artérias e fecham, de seguida, para impedirem o retorno do sangue. ?
Circulação sanguínea
A circulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos é impulsionada pelas contrações do coração , cujos ventrículos injetam o fluido, sob pressão, nas artérias. Numa circulação completa, podem ser considerados dois trajetos : a circulação pulmonar e a circulação sistémica . CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Circulação pulmonar — O sangue é enviado aos pulmões e regressa dos pulmões ao coração. Resultado da hematose nos pulmões, o sangue passa de venoso a arterial. Sangue arterial — Sangue enriquecido em oxigénio e pobre em dióxido de carbono. Ventrículo direito Artéria pulmonar Pulmões Veias pulmonares Aurícula esquerda Circulação pulmonar Sangue arterial Sangue venoso
Circulação pulmonar O sangue sai do coração pela artéria pulmonar. Inicia-se no ventrículo direito. No pulmão, o sangue passa de venoso a arterial. O sangue arterial regressa ao coração pelas veias pulmonares. O sangue arterial entra no coração pela aurícula esquerda.
Circulação sistémica — O sangue é enviado aos órgãos e tecidos de todo o corpo e regressa ao coração. Resultado da hematose nos tecidos, o sangue passa de arterial a venoso. Sangue venoso — Sangue pobre em oxigénio e enriquecido em dióxido de carbono. Ventrículo esquerdo Aurícula direita Órgãos Veias cavas Artéria aorta Circulação sistémica Sangue arterial Sangue venoso
Circulação sistémica O sangue sai do coração pela artéria aorta. Inicia-se no ventrículo esquerdo. Nos diferentes órgãos, o sangue passa de arterial a venoso. O sangue venoso regressa ao coração pelas veias cavas. O sangue venoso entra no coração pela aurícula direita.
Distribuição do volume de sangue no corpo humano Circulação sistémica 70% Veias 54% Capilares 5% Artérias 11% Circulação pulmonar 18% Coração 12%
Ciclo cardíaco
Ciclo cardíaco — Sequência de fenómenos que ocorrem no coração durante um batimento cardíaco. Num ciclo cardíaco podem ser consideradas três fases principais: a diástole geral , a sístole auricular e a sístole ventricular .
Diástole geral Sístole auricular Sístole ventricular 0,4 s 0,1 s 0,3 s Ambas as aurículas e ambos os ventrículos estão relaxados enquanto o coração se enche passivamente de sangue. As aurículas contraem-se e o sangue passa para os ventrículos. Os ventrículos contraem-se e injetam o sangue nas artérias. Ciclo cardíaco
Diástole geral As aurículas enchem-se de sangue. O miocárdio está relaxado e a pressão é baixa. As válvulas auriculoventriculares inicialmente fechadas abrem-se com a pressão. O sangue passa para os ventrículos de uma forma passiva. As válvulas semilunares estão fechadas.
Sístole auricular Passagem forçada do sangue para os ventrículos. Contração das aurículas e aumento da pressão. Aumento da pressão nos ventrículos. Fecho das válvulas auriculoventriculares . As válvulas semilunares permanecem fechadas.
Sístole ventricular Abertura das válvulas semilunares . Contração dos ventrículos e aumento da pressão. Passagem do sangue para a artéria aorta e artéria pulmonar. As válvulas auriculoventriculares permanecem fechadas. Diminuição da pressão nos ventrículos.
Um ciclo cardíaco dura cerca de 0,8 segundos. O coração bate, em média, 70 a 80 vezes por minuto, dependendo da idade e da atividade corporal. Ritmo cardíaco — A frequência ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto ( bpm ).
Para saber se os seus batimentos cardíacos estão normais, basta medir a pulsação . Coloque as pontas dos dedo indicador, médio e anelar logo abaixo do pulso, na base do polegar. Pressione ou movimente os dedos para os lados, até sentir a pulsação. Use um relógio ou cronómetro para marcar o tempo e observe quantas vezes o seu coração bate durante 1 minuto .
QUANTOS SERÃO OS CICLOS CARDÍACOS / BATIMENTOS, POR MINUTO, NUM JOVEM EM REPOUSO ?
A pulsação considerada normal, pode variar um pouco de acordo com a idade, com as condições de saúde e hábitos de vida. A emoção, febre, uso de medicamentos ou alteração climática, alteram naturalmente a frequência cardíaca.
Pressão sanguínea — É a força exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Pode ser medida com um tensiómetro ou esfigmomanómetro. 20 40 60 80 100 120 0,3 0,6 0,9 Pressão ( mmHg ) Tempo Pressão ventricular Pressão auricular Sístole auricular ? Sístole ventricular ? Diástole geral ?
A pressão sanguínea que se faz sentir nas artérias é designada por tensão ou pressão arterial e varia entre um valor máximo (120 mmHg ), aquando da sístole ventricular, e um valor mínimo (80 mm Hg), aquando da diástole.
A pressão arterial é a força que o sangue faz sobre a parede das artérias, durante a sua circulação, e resulta em duas medidas: sistólica ou “máxima”: aparece em primeiro lugar e mede a força com que o coração se contrai e “expulsa” o sangue do seu interior diastólica ou “mínima”: é o segundo valor e diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento
Pressão sanguínea e pressão arterial
Vasos sanguíneos
No corpo humano, o sangue circula no interior de vasos sanguíneos de vários tipos e com estruturas diferentes, adaptadas às funções que desempenham. Artéria Arteríola ? Capilar ? Vénula ? Veia ? ?
Imagem ao microscópio ótico de um corte transversal de uma artéria (A) e de uma veia (B). A B
Artérias e arteríolas Vasos de grande calibre. Transportam o sangue do coração para os tecidos. Possuem paredes espessas e elásticas. Resistentes à elevada pressão sanguínea.
Capilares Vasos de diâmetro microscópico. Possuem uma única camada de células. Permitem a troca de substâncias com as células. Produtos azotados Nutrientes O 2 CO 2
Veias e vénulas Vasos de grande calibre. Transportam o sangue dos órgãos para o coração. Possuem paredes menos espessas e elásticas do que as artérias. As maiores possuem válvulas.
As veias maiores estão dotadas de válvulas venosas no seu interior, cuja função é impedir o refluxo de sangue e permitir que este circule sempre no sentido do coração. Músculo relaxado
A contração dos músculos impulsiona o sangue em direção ao coração. Músculo contraído
Fatores que podem condicionar a alteração dos valores de pressão arterial, num adulto Atividade física Stress Tabagismo Obesidade Doenças hereditárias Diabetes Sedentarismo Dislipidemia (é um termo usado para designar todas as anomalias quantitativas ou qualitativas dos lípidos (gorduras) no sangue) …