Higienização das mãos As mãos são consideradas ferramentas principais dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois são as executoras das atividades realizadas; A segurança do paciente nesses serviços depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos dos profissionais; É consenso que a higienização das mãos é a medida mais simples, de menor custo e menor complexidade na prevenção e controle da infecção hospitalar (ANVISA, 2012).
Higienização das mãos O médico húngaro Ignaz Philip Semmelweis (1818-1865) , que em 1846, comprovou a intima relação da febre puerperal com os cuidados médicos. Ele notou que os médicos que iam diretamente da sala de autopsia para a de obstetrícia tinham odor desagradável nas mãos. Por volta de maio de 1847, ele insistiu que estudantes e médicos lavassem suas mãos com solução clorada após as autópsias e antes de examinar as pacientes da clínica obstétrica. No mês seguinte após esta intervenção, a taxa de mortalidade caiu de 12,2 para 1,2%.
Perspectiva Histórica Em 1854 Florence, se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico, no que dizia respeito as condições de higiene. Sua contribuição mais conhecida, ocorreu na Guerra da Criméia, quando junto a equipe de enfermeiras por ela liderada, melhorou as condições sanitárias do hospitais militares de campo.
Contribuições Mais Recentes Em 2002, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças – CDC, publicaram o “Guia para higiene de mãos em serviços de assistência à saúde” . Nesta publicação, o termo “lavagem das mãos ” foi alterado por “ Higienização das mãos ” devido a maior abrangência deste procedimento. No Brasil, em 1989, o Ministério da Saúde publicou o manual “Lavar as Mãos: Informações para os Profissionais de Saúde”, a fim de orientar os profissionais quanto as normas e aos procedimentos para lavar as mãos, visando a prevenção e controle das infecções.
Contribuições Mais Recentes Atualmente, as ações para o Controle de Infecções em Serviços de Saúde são coordenadas, no âmbito federal, pela Anvisa/MS, desenvolvendo ações relacionadas a higienização das mãos, com o objetivo de aprimorar a adesão a esta prática, pelos profissionais de saúde. Foi disponibilizada a publicação “Higienização das Mãos em Serviços de Saúde” . Disponível no endereço eletrônico: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/index.htm