UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE ENFERMAGEM Ms. Maria Sônia da Silva Feitosa Oliveira
FUNDAMENTOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM Preparo de medicamentos Seção 4.2
Diálogo aberto A enfermeira Leila está recebendo em seu setor um grupo de alunos que está em estágio na área de clínicas médica e cirúrgica, com o foco na realização de algumas técnicas, pois os pacientes que se encontram internados nestes setores necessitam de muitos cuidados e são submetidos diariamente a diversos tipos de procedimentos. Quais são os passos que devem seguir para que não ocorram equívocos na hora de administrar medicamentos?
Legislação e aspectos gerais A responsabilidade da administração de medicamentos é atribuída, em grande parte, à equipe de enfermagem. O profissional deve conhecer a importância de alguns cuidados básicos para a administração de medicamentos com relação às suas técnicas, sabendo de todos os riscos e benefícios que podem trazer ao paciente.
Lei do Exercício Profissional de Enfermagem Respalda que a administração de medicamentos em enfermagem deve ser de conhecimento de todos os profissionais da área para que cumpram seus deveres e garantam ao paciente uma assistência com qualidade, competência, seriedade e profissionalismo.
Lei do Exercício Profissional de Enfermagem O enfermeiro será responsável pela administração de medicamentos em todo o setor, por todos os profissionais da enfermagem e pacientes.
Iatrogenias mais cometidas A delegação de cuidados, o não aperfeiçoamento e o cuidado realizado de forma mecânica.
Modalidades de culpa Imperícia; Imprudência; Negligência. Risco de pena diante dos conselhos regionais e federais, sob pena de responsabilização.
Conceitos e prescrição médica A administração de medicamentos deve ser vista como uma das etapas do processo de medicação.
Conceitos e prescrição médica Devemos nos atentar não somente a procedimentos técnicos, mas a todo o processo, Analisando sobre o processo e suas possíveis falhas.
Atenção Medicamento - substâncias que são introduzidas no organismo e que possuem alguma finalidade, atendendo a alguma necessidade terapêutica do indivíduo.
Medicamento e suas finalidades Preventivo ou profilático : diminuir a gravidade das doenças ou evitar o seu aparecimento; Diagnóstico : aquele que auxilia a diagnosticar causa dos sintomas e localiza a sua área exata;
Medicamento e suas finalidades Curativa ou específica : que age de maneira a remover o agente causador da doença; Paliativa ou sintomática : que alivia sintomas de determinada doença, principalmente a dor. Substitutiva : repõe algo que se encontra no organismo, mas que está ausente ou em quantidade insuficiente.
Prescrição Médica Trata-se da prescrição de medicamentos e condutas que o paciente deve receber. Só pode ser preenchida pelo profissional legalmente habilitado, de maneira clara e legível, contendo carimbo e assinatura.
Prescrição Eletrônica O enfermeiro deve conferir as prescrições. Caso não tenha a prescrição eletrônica, o enfermeiro é o profissional que deve colocar o horário na mesma.
Cuidados na administração de medicamentos É uma das maiores responsabilidades dos profissionais de enfermagem. Envolve diversos profissionais e processos, desde a prescrição, dispensação até sua administração.
Principais erros Ocorrem, geralmente, com vias de administração, dosagens e horários. Para minimizá-los, utilizamos o método dos 5 Certos , porém, agora, chamados 9 Certos .
Protocolo de segurança do paciente De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser implantado em todas as instituições de saúde de todos os níveis de complexidade em que se utilizem medicamentos.
1. Paciente certo Certificar-se de que a medicação será administrada no paciente certo conferindo nome e data de nascimento. Evitar a internação de dois pacientes no mesmo quarto com nomes iguais ou similares, ou que o mesmo funcionário assuma os cuidados de pacientes nesta condição.
2. Medicamento certo Certificar-se de que o medicamento está realmente prescrito, conferindo antes o nome. Verificar possíveis alergias questionando o paciente e checando em seu prontuário.
3. Via certa Certificar-se de que a via de administração que foi prescrita a recomendada ; Se o diluente que foi prescrito e se o controle de gotejamento estão seguindo a recomendação.
4. Hora certa Certificar-se de que a medicação vai ser administrada no horário correto ; Deve ser preparada e, em seguida, administrada, evitando possíveis atrasos.
5. Dose certa Verificar a dose , atentando-se quando houver ponto ou vírgula e, se houver dúvidas, sanar com quem prescreveu. Realizar a conferência do gotejamento, realizando dupla checagem no caso de cálculos.
6. Registro correto Verificar na prescrição o horário da medicação e se está checada. Na anotação de enfermagem deve constar a justificativa nos casos de não administração do medicamento.
7. Orientação correta Informar ao paciente sobre qual medicamento está tomando e qual a sua finalidade, com sua dose e frequência de uso.
8. Forma certa Verificar se a via de administração e a forma farmacêutica são apropriadas às condições do paciente.
9. Resposta certa Observar o paciente com bastante atenção e cautela, atentando se o medicamento surtiu o efeito desejado. Realizar o registro dos efeitos contrários ou inesperados.
Regras gerais Toda medicação a ser administrada deve estar prescrita, baseada em protocolos da instituição e conforme protocolos de sua categoria. Ela deve ser do dia, assinada e carimbada pelo responsável. Deve conter, de maneira legível, o nome da droga, dose, via e frequência a ser administrada.
Regras gerais Atentar-se ao armazenamento em locais apropriados, secos, sem luz e nas próprias embalagens; Colocar os medicamentos em horário padrão, exceto em algum caso ou medicamento específico.
Equipe de enfermagem, pontos que devem ser considerados: Sempre lavar as mãos antes do preparo e após a administração dos medicamentos; Preparar a medicação em local apropriado e em bancada limpa; Evitar conversas durante o preparo da medicação; Certificar-se da dose e via de administração, efeito esperado e intolerância do paciente.
Equipe de enfermagem, pontos que devem ser considerados: Ter por perto copinhos, seringas, agulhas e etiquetas para identificação do material; Realizar a leitura do rótulo, no mínimo, três vezes para se certificar de que se trata do medicamento correto; Não administrar o medicamento que apresentar qualquer tipo de alteração com relação à cor e ao cheiro.
Comunicar ao responsável pela dispensação dos medicamentos; Não administrar medicamentos vencidos, sem identificação ou que foram preparados por outro profissional . Equipe de enfermagem, pontos que devem ser considerados:
Equipe de enfermagem , pontos que devem ser considerados: Se precisar sair do local, não deixar a bandeja na unidade do paciente.
Equipe de enfermagem pontos que devem ser considerados são: Realizar a checagem das medicações após terem sido administradas; Em casos em que o paciente não receba a medicação, fazer um círculo em volta do horário e justificar na anotação de enfermagem.
Técnicas para administração de drogas Existem várias formas de apresentação dos medicamentos: comprimidos ou drágeas, cápsulas, suspensão ou solução oral, spray, colírio ou gotas.
Vias de administração
Vias de administração Enterais : via oral, via sublingual, via retal, via vaginal, via ocular, via cutânea, instilação nasal, instilação otológica e inalação. Parenterais : via intradérmica, via subcutânea, via intramuscular, via intravenosa.
Passos que devemos seguir na administração segura de medicamentos Conferir a prescrição médica, com nome do paciente, leito, medicamento, via, dose e horário; Realizar sempre a lavagem das mãos para evitar a infecção cruzada;
Passos que devemos seguir na administração segura de medicamentos Realizar sempre a identificação dos copinhos que auxiliam na medicação, mas de maneira legível e em local visível; Evitar partir qualquer tipo de comprimido ou drágea e evitar abrir cápsulas.
Técnicas importantes na administração de medicamentos Quando administrar cápsula, drágea ou comprimido, colocar diretamente no copo, evitando tocá-los; Em caso de gotas, colocar o copo e o conta-gotas na altura dos olhos, a fim de facilitar a visualização.
Técnicas importantes na administração de medicamentos Limpar os frascos de medicamentos externamente e de maneira que não danifique seu rótulo; Ao levar o medicamento a ser administrado até o paciente, transportar em uma bandeja e colocá-la na mesa de cabeceira.
Técnicas importantes na administração de medicamentos Realizar a identificação do paciente orientando sobre a medicação e sua importância a fim de obter a colaboração; Certificar-se de que o paciente deglutiu a medicação;
Técnicas importantes na administração de medicamentos Recolher, limpar, lavar e guardar todo o material após o uso; Lavar as mãos após o procedimento; Realizar a checagem da medicação na prescrição, anotando as intercorrências.
Administração de medicamentos injetáveis Utilizamos materiais como: Seringas: são graduadas em ml, entre elas 1 ml, 3 ml, 5 ml, 10 ml, 20 ml, 50ml e 60 ml. Estas são compostas por cilindro e êmbolo.
Referencias Fundamentos técnicos de enfermagem / Ana Carolina de Castro Curado. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017