LuMartinsAdesivosArt
2 views
23 slides
May 01, 2025
Slide 1 of 23
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
About This Presentation
slide de eletroterapia por Camila Torrigo
Size: 441.98 KB
Language: pt
Added: May 01, 2025
Slides: 23 pages
Slide Content
Eletroterapia Profª . Camila Torrigo
CORRENTE GALVÂNICA ou contínua É uma corrente do tipo polarizada (direta) e com sentido unidirecional , ou seja, os elétrons caminham num só sentido do polo negativo para o positivo. Devido a essa particularidade, ela produz um efeito eletroquímico.
Efeito Polares o pólo positivo (ânodo) produz reação ácida, liberando oxigênio, ação vasoconstritora e efeito sedativo (superficial). Pode ocorrer com corrente excessiva, queimadura ácida e de destruição tissular. o pólo negativo (cátodo) produz reação alcalina, liberando hidrogênio, tem ação vasodilatação e excitação nervosa local. Pode ocorrer com corrente excessiva, queimadura alcalina e reação de liquefação.
Frequência Baixa Frequência: 1 a 1.000 Hz mas utilizada na prática clínica a faixa de 1 a 200 Hz. Corrente Galvânica , Farádica, TENS (Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea) e FES (Estimulação Elétrica Funcional) . Média Frequência: 1.000 a 10.000 Hz, sendo utilizado na eletroterapia de 2.000 a 4.000 Hz. Corrente Russa e Aussie. Alta Frequência: 10.000 Hz a 100.000 Hz. Ultrassom.
DESINCRUSTE É um método de limpeza da pele onde ocorre um processo eletroquímico que por meio da corrente galvânica promove uma reação de adsorção, retirando o excesso de oleosidade da pele pela reação de saponificação (transformação da oleosidade em sabão). Indicação: peles acneicas ou com excessiva oleosidade.
Parâmetros A parte metálica do eletrodo ativo (gancho) deve ser envolvida em gaze umedecida em solução desincrustante . O circuito elétrico é fechado pelo eletrodo passivo em contato com a pele do cliente. O eletrodo ativo deverá ser ajustado em polaridade oposta à solução desincrustante . Produtos mais utilizados: - Carbonato de Sódio a 2% - Salicilato de Sódio a 2% - Lauril sulfato de Sódio a 2% Cada sessão deve durar em torno de 3 a 4 minutos por região a ser tratada. Após a aplicação, remover com algodão embebido em água para a retirada do produto. O intervalo entre as sessões deve ser de no mínimo 15 dias, evitando a hiperestimulação da glândula sebácea.
Parâmetros Dose ideal para cada aplicação: - 200µA (microampères) para peles sensíveis, - 350µA (microampères) para peles lipídicas seborreica, - 500µA (microampères) para peles acneicas .
IONIZAÇÃO É um método de penetração de ativos por meio de uma corrente elétrica. O cosmético utilizado deve ser ionizável e aplicado com eletrodo do tipo rolete.
Parâmetros A polaridade do aparelho deve acompanhar a polaridade do produto. Somente devem ser utilizados produtos que possam ser ionizados na técnica de ionização Dose de aplicação: Conforme sensibilidade do cliente
ELETROLIFTING É um método desenvolvido por um dermatologista Francês, Dr. Humberto Pierantoni , em 1952. Consiste na utilização da corrente galvânica na faixa de microampères com a finalidade de atenuar rugas, linhas de expressão e estrias.
Aplicação A utilização no modo bipolar com a finalidade de biomodulação sobre a região a ser tratada deve ser adotada no início do tratamento, para posterior aplicação sobre rugas/ estrias do polo negativo com a finalidade de vaso dilatação de nutrição tecidual com gel condutor. A intensidade do equipamento deve ser ajustada conforme sensibilidade do cliente e não ultrapassar 500µA (microampères). A aplicação deve ser de forma superficial e contínua e o tempo de utilização do eletrolifting é até que a pele apresente hiperemia. Lembrando que essa corrente é contínua e pode ocasionar o acúmulo de elétrons, causando queimadura .
Alta Frequência
ALTA FREQUÊNCIA Um gerador de alta frequência apresenta diversos eletrodos de vidro que contém em seu interior um gás (Néon, Chenon , Argon ). A passagem das ondas eletromagnéticas pelo gases rarefeitos provoca a formação de ozônio (O3). Este gás é bastante instável e rapidamente produz reações com diferentes elementos provocando oxidação (SORIANO, PÉREZ e BAQUÉS, 2000; WINTER, 2001).
Efeitos fisiológicos Bactericida; Melhora do fluxo sanguíneo.
ALTA FREQUÊNCIA A utilização da Alta Frequência tem por base principalmente a ação bactericida, podendo ser aplicada para desinfecção após extração de acne, desinfecção do couro cabeludo em casos de seborreia, pós depilação, principalmente onde haja história de foliculite , úlcera de pressão infectadas, feridas abertas, fungos ungueais. A Alta Frequência, não só é utilizada nos procedimentos de limpeza de pele como também em outros protocolos faciais como hidratação e revitalização.
Técnicas de aplicação Fluxação : Esta técnica é indicada para peles congestionadas hiperêmicas e sensíveis. Consiste em aplicar o eletrodo sobre a pele, deslizando lentamente, mantendo sempre o contato e com o aparelho ligado na graduação mínima (para impedir que, ao tocar a pele, ocorra o faiscamento , o profissional deve encostar o dedo no eletrodo de vidro, colocar o eletrodo em contato com a pele e retirar o dedo). A fluxação tem efeito sedativo, descongestionante, bactericida e antipruriginoso .
Técnicas de aplicação Faiscamento direto: Esta técnica é indicada para estimulação da vascularização local e processo de cicatrização. O eletrodo deve ser aplicado com afastamento de alguns milímetros da pele (o suficiente até gerar o faiscamento ). Os efeitos são excitantes, hiperêmicos e antissépticos.
Técnicas de aplicação Faiscamento indireto: Esta técnica é indicada para auxiliar na permeação de ativos presentes em cremes, óleos, máscaras, etc., com efeito de promover um aumento na vascularização e tonificação da pele. A técnica consiste em solicitar ao cliente que segure com uma mão o porta eletrodo, e com a outra o eletrodo. Na sequência, com o aparelho ligado em baixa intensidade, o profissional realiza manobras de massagem suave ( tamborilamento e pinçamento ).
Observações Nas técnicas de fluxação e faiscamento direto recomenda-se que a pele esteja seca, sem nenhum produto, para que o ozônio possa atuar. O eletrodo deve estar devidamente encaixado, sem folgas, na bobina, ou ficando perfeitamente ajustado. O tempo de aplicação deve ser de até 8 minutos, evitando assim o ressecamento da pele. Não é recomendado o uso de gaze ou algodão por risco de combustão, o que pode levar à queimadura.
Tipos de eletrodos
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS Manual DGM BORGES, F. S. Dermato -funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2 ed. São Paulo: Phorte , 2010. GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato -Funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed. São Paulo: Manole, 2010. PEREIRA, F. Eletroterapia sem mistérios: aplicações em estética facial e corporal. 3 ed. Rio de Janeiro: Rubio , 2007. Correntes Terapêuticas. Slide Share . Disponível em em : <https://pt.slideshare.net/DanilloAguiar1/eletroterapia-resumo-64336571> Acesso em 26 de fevereiro de 2018;