Conhecer as principais características ecológicas e econômicas envolvendo os peixes. OBJETIVO
VAMOS REFLETIR? Acertou quem respondeu 4 imagens. Os únicos animais que não são peixes nas imagens ao lado são o golfinho e a baleia. De resto, todos são peixes (sim, inclusive o cavalo-marinho! E a arraia é um tipo de tubarão,ok?). Ao sinal do/a professor/a, indique quais das imagens abaixo representam exemplares de peixes. 2 min
QUEM SÃO OS PEIXES? Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme e hidrodinâmico e, na sua maior parte, coberto de escamas. Seus membros são transformados em barbatanas ou nadadeiras , que podem ser sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos. Apresentam guelras ou brânquias que são usadas para respirar o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões).
CLASSIFICAÇÃO DOS PEIXES Nas imagens do início dessa aula você descobriu que cavalos-marinhos, tubarões, arraias e salmões são todos considerados peixes . Mas será que eles são tão semelhantes assim? Os peixes podem ser separados em três grupos distintos principais: os agnatos (Agnatha) são peixes “primitivos”, como lampreias; os peixes cartilaginosos (Condrichthyes), como é o caso dos tubarões e das arraias; os peixes ósseos (Osteichtyes), como os cavalos-marinhos e os salmões.
https://www.youtube.com/watch?v=h9DDiQLAVW0 Ciências VÍDEOS Roda Roda Roda (Caranguejo peixe é) - Galinha Pintadinha 3 Galinha Pintadinha (1:31 min) Por que caranguejo (“fruto do mar”) não é considerado peixe? 2 min Caranguejos são crustáceos, invertebrados, com carapaça e corpo arredondado. Peixes são vertebrados aquáticos, com nadadeiras.
BIODIVERSIDADE Já passou pela sua cabeça que, com o consumo daqueles deliciosos peixes das refeições cotidianas, a quantidade desses vertebrados pode estar diminuindo consideravelmente e, dependendo da espécie, pode estar ameaçada de extinção? Por causa da pesca predatória prolongada e excessiva.
https://www.parquedasaves.com.br/blog/4-peixes-ameacados-mata-atlantica/ 4 PEIXES DA MATA ATLÂNTICA QUE ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO A Mata Atlântica inclui muitas espécies endêmicas, isto é, espécies que são exclusivas de algumas localidades dentro da área desse bioma tão importante! [...] As principais ameaças para os peixes-de-água-doce da Mata Atlântica são: desmatamento; intervenções sem planejamento nos corpos d’água para irrigação, indústria, abastecimento urbano ou construção de usinas hidrelétricas; poluição das águas, incluindo esgoto urbano não tratado e rejeitos da indústria e da mineração; introdução de espécies exóticas.
VOCÊ SABIA? Os peixes de águas profundas são um grupo diversificado de espécies que vivem em profundidades oceânicas abaixo de 200 metros; São capazes de suportar pressões extremas e baixos níveis de oxigênio; Estas regiões possuem alta biodiversidade e organismos chaves na cadeia alimentar; Esses organismos são impactados por atividades antrópicas e são pouquíssimos conhecidos.
https://www.youtube.com/watch?v=EP8gjkUQ4eU Ciências VÍDEOS Nana, Dori e Danilo Caymmi Você Já foi à Bahia? Warner Music Brasil (2:26 min) Qual a importância dos peixes para a espécie humana? 2 min Equilíbrio dos ecossistemas. Usados na indústria, tecnologia, saúde, joalheria e, principalmente, na alimentação.
https://www.buenasdicas.com/comidas-tipicas-bahia-6840/ https://sinaep.org.br/noticias/pratos-tipicos-do-litoral-do-parana-atraem-turistas-de-todas-as-regioes/ 12 comidas típicas da Bahia: as melhores do litoral ao sertão Moqueca Baiana: De origem angolana, esse ensopado de peixes , frutos do mar e tomates maduros se espalhou por diversos estados brasileiros. Pratos típicos do Litoral do Paraná atraem turistas de todas as regiões CAMBIRA – Esse prato típico é encontrado em Pontal do Paraná. A receita mistura o sabor do peixe seco e defumado com a banana-da-terra. A Cambira é um prato típico feito à base de filé de peixe salgado – os portugueses introduziram o sal na região, o que introduziu a conservação do peixe. O/a professor/a escolherá estudantes aleatoriamente para leitura. Leia em alto e bom som. 3 min
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/03/11/cacao-e-tubarao-ou-raia-saiba-por-que-o-comercio-ameaca-especies-e-pode-colocar-a-saude-em-perigo.ghtml Cação é tubarão ou raia: saiba por que o comércio ameaça espécies em extinção Muita gente não sabe que, ao preparar a tradicional moqueca de peixe com cação, está colocando um tubarão na mesa... muito menos que este pode pertencer a uma espécie ameaçada de extinção. Apesar de menos comum, é possível ainda que uma raia esteja no prato. "Cação é qualquer espécie de tubarão: pequenos, filhotes e até mesmo os oceânicos, de grande porte". O consumo dessa carne pode gerar riscos à saúde. Por estar no topo da cadeia alimentar, o tubarão acumula mais substâncias nocivas e metais pesados ao longo da vida em relação a outros peixes. Você já comeu cação? O que é um cação? 2 min
O QUE VIMOS NESTA AULA Nesta aula, estudamos as principais características ecológicas e econômicas dos peixes. Você sabia? O filme A Pequena Sereia mostra um pouco das relações ecológicas no fundo do mar. Professor(a), caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse: Comentários Aulas RCO+ A Pequena Sereia (2023) - Aqui no Mar (dublado) A Pequena Sereia (2023) - Aqui no Mar ( inglês )