7 ano - Rede e hierarquia urbana - Geografia - Alpha.pptx
alphabarros2
103 views
23 slides
Jun 13, 2024
Slide 1 of 23
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
About This Presentation
slide
Size: 23.87 MB
Language: pt
Added: Jun 13, 2024
Slides: 23 pages
Slide Content
Aula de geografia Profª : Alpha Barros
Rede, hierarquia e problemas urbanos Rede urbana: É um conjunto de cidades que mantém entre si relações comercias, financeiras, industriais, políticas, culturais, geralmente sobre o comando de uma cidade que apresenta o mais desenvolvido e diversificado setor de prestação de serviços.
Categorias urbanas Cidades Portuárias Cidades Turísticas Cidades Industriais Cidades Político – Administrativa
HIERARQUIA URBANA A medida que uma cidade desenvolve e amplia a oferta de serviços para atender as necessidades da população, crescendo assim a sua influencia sobre o espaço geográfico regional, nacional ou mundial. Corresponde a ordem e a subordinação de uma cidade à outra.
metrópole
Metrópole regional
METRÓPOLE NACIONAL
MEGACIDADE Não é um termo econômico nem urbano, mas demográfico . Esse conceito foi criado pela ONU para designar todas as cidades do mundo que possuem uma população superior a 10 milhões de habitantes. Desse modo, uma megalópole muito provavelmente apresenta uma ou mais megacidades, mas nem toda megacidade forma em torno de si uma megalópole. Ex.: Nova York, uma megacidade que faz parte de uma importante megalópole
MEGALÓPOLE A expressão megalópole foi criada para designar uma área hierarquicamente superior às metrópoles. Na verdade, uma megalópole só existe quando há um eixo socioespacial e populacional que envolve duas ou mais metrópoles, geralmente de nível internacional, formando uma urbanização semicontínua interligada por cidades de médio e pequeno porte.
A maior e mais importante megalópole do mundo atual é a que envolve as cidades de Nova York e Boston, na costa leste dos Estados Unidos, sendo chamada de Megalópole BosWash , pois vai desde Boston, ao norte, até Washington D.C., ao sul, conforme podemos verificar no mapa a seguir:
conurbação A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma.
Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo
Regiões metropolitanas São regiões formada por agrupamento de cidade limítrofes, com o objetivo de integrar as administrações municipais e possibilitar a implantação de políticas publicas de interesse comum.