A catequese hoje

842 views 22 slides Oct 15, 2016
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Formação sobre o papel do catequista e os elementos que identificam a catequese.


Slide Content

Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres Formação Catequistas #1 09/10/2015 1

Leitura: Sab 9, 1-4.9-11 «Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, que tudo criaste pela tua pala­vra, 2 que formaste o homem pela tua sabedoria, a fim de que dominasse sobre to­das as criaturas que cha­maste à existência, 3 governasse o mundo com santi­dade e justiça e exercesse o julgamento com re­tidão de espírito, 4 dá-me a sabedoria que se senta junto do teu trono e não me excluas do número dos teus filhos. 9 Contigo está a sabedoria, que co­nhece as tuas obras, que estava presente quando fa­zias o mundo, e que sabe o que é agradável a teus olhos e o que é reto segundo os teus mandamentos. 10 Envia-a, pois, do teu santo céu, digna-te enviá-la do trono da tua glória, para que me assista nos meus tra­­balhos, e eu conheça aquilo que te é agra­dável. 11 Pois ela sabe e compreende tudo, guiará os meus atos com prudência e me protegerá com a sua glória . Oração Senhor, que a vossa graça inspire as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa atividade por Vós comece e em Vós acabe. Por nosso Senhor. 2 Oração inicial: Formação de Catequistas

Catequese O que é a Catequese A realidade da nossa Catequese Como catequiza Jesus A Igreja e a Catequese 3 Agenda para hoje: Formação de Catequistas

4 Objetivos: Formação de Catequistas Tomar consciência da nossa prática concreta de catequese . Confrontar essa experiência com a forma de agir de Jesus Cristo. Situar a catequese dentro da missão geral da Igreja e perspetivar , a partir dos documentos da Igreja , os principais elementos que a identificam.

5 A realidade da nossa catequese Formação de Catequistas O que é que as pessoas pensam da catequese? Quem vai à catequese? O que é para nós a catequese? Breve momento de partilha

6 A realidade da nossa catequese Formação de Catequistas Que é para nós a catequese? - aderir cada vez mais a Jesus Cristo; - inserir-se na comunidade cristã; - aprender a viver em Igreja. O que pensam as pessoas da catequese? - ocupação dos tempos livres; - um bom grupo de amigos; - preparação para os sacramentos; - crescer na fé. Quem vai à catequese? - crianças, adolescentes, adultos, todos

7 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas Textos Bíblicos - Jo 4, 4-30 (Samaritana) - Jo 9, 1-40 (Cego de nascença) - Lc 24, 13-35 (Discípulos de Emaús) Questões: - Neste texto, como é que Jesus “faz catequese”? - O que pretende Jesus com o diálogo estabelecido?

8 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas Jesus encontra-se com pessoas em situações de desânimo, vidas sem sentido, limitadas, desilusões . Sabe que essas pessoas precisam de Si, acolhe-as e entra nas suas vidas. Toma a iniciativa! Aproveita a sua experiência de vida: a sede, a cegueira, a desilusão... Cria condições para que os outros falem da sua vida, do seu passado, mas também das suas esperanças e dos seus anseios mais profundos.

9 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas Fá-los descobrir, já na sua própria vida, uma presença discreta mas viva – a de Deus. Gera nas pessoas várias interrogações, levando-as à pergunta essencial sobre o sentido da vida e a própria salvação que vem de Deus. Jesus, a partir das necessidades e motivações daqueles que encontra, faz uma proposta nova, dá mais do que o que lhe pedem :

10 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas - Não dá apenas água para a sede, mas água viva; - Não cura apenas a cegueira física, mas atinge a cegueira espiritual; - Não é apenas companhia para um desabafo numa situação difícil, mas dá de novo o sentido pleno que orienta toda a vida.

11 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas O Encontro com Cristo, que se revela, muda radicalmente a vida das pessoas. Estas: - Reencontram-se; - Encontram a solução que esperavam mas pensavam não existir; - Reorientam a sua vida, mudam de caminho; - Regressam à comunidade, pois estavam marginalizadas ou a marginalizar-se. Cada um se alegra, festeja, celebra, partilha e anuncia aos outros a sua grande descoberta.

12 Como catequiza Jesus Formação de Catequistas Em suma, Jesus: - Respeita a experiência de cada pessoa; - Não se revela imediatamente; - Segue um itinerário; - Tem um objetivo concreto para cada um dos seus atos ; - Catequiza com toda a Sua vida (gestos, palavras, silêncios, oração, etc.) .

13 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas Evangelii Nuntiandi (EN) Chatechesi Tradendae (CT) Diretório Geral da Catequese (DGC) Catecismo da Igreja Católica (CIC )

14 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas A exortação Evangelii Nuntiandi (EN ) - É uma exortação de Paulo VI, publicada em 1975; - É dedicada à “ Evangelização do mundo moderno ”; - Resume a temática do Sínodo dos bispos de 1974 e entrega-a à Igreja inteira; - É conhecida na Igreja, como todos os documentos, pelas primeira palavras do texto original “ Evangelii Nuntiandi ”, cuja abreviatura é EN (em português, “ Evangelho para os Homens de Hoje ”).

15 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas A exortação Chatechesi Tradendae (CT): - É uma exortação de João Paulo II, publicada em 1979; - Também é conhecida pelas primeiras palavras do original – “ Catechesi Tradendae ”, que se abrevia CT (em português, “ Catequese para os Homens de Hoje ”); - Engloba a visão de João Paulo II sobre a exortação EN, atualizada com as conclusões da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos de 1977.

16 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas O Diretório Geral da Catequese (DGC): - Trata da Catequese na Missão Evangelizadora da Igreja; - Apresenta o Catecismo da Igreja Católica como texto de referência; - Apresenta a Catequese como exercício de uma “ Pedagogia Original da Fé ” e destaca alguns elementos de Metodologia; - Especifica quem são os destinatários da Catequese nas diferentes idades, nas diversas situações e contextos;

17 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas O Diretório Geral da Catequese (DGC): - Encara o problema da catequese na Igreja particular; - Insiste na formação dos catequistas; - Determina: • Os lugares onde se realiza a catequese; • Os organismos responsáveis; • A coordenação da catequese; • Tarefas próprias do serviço catequético.

18 O que diz a Igreja sobre a catequese Formação de Catequistas O Catecismo da Igreja Católica (CIC): catequese : conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de, pela fé, terem a vida em seu nome, e para os educar e instruir nessa vida, construindo assim o Corpo de Cristo (CIC 4). «A catequese é uma educação da fé que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã » (CIC 5).

19 Síntese final Formação de Catequistas A nossa realidade concreta, a nossa maneira de fazer catequese, nem sempre corresponde à “ catequese” de Jesus Cristo, referência última da catequese da Igreja de hoje. Jesus catequiza com toda a sua vida: palavras e gestos. Ele acolhe a pessoa e parte da sua experiência de vida concreta, iluminando essa mesma experiência.

20 Síntese final Formação de Catequistas A catequese é cristocêntrica , pois leva ao encontro pessoal com Cristo e promove a comunhão íntima com Ele. A Catequese insere-se dentro da missão pastoral e evangelizadora da Igreja. Como catequese de iniciação, apresenta algumas características essenciais que a definem e identificam :

21 Síntese final Formação de Catequistas - É uma formação orgânica, sistemática, completa e centrada no essencial ; - É uma iniciação cristã integral, aprendizagem de toda a vida cristã, que propicia um autêntico seguimento de Jesus Cristo e integração na comunidade cristã ; - É uma educação nos valores evangélicos.

OBRIGADO!