prmoisessampaio
32,383 views
38 slides
Jan 23, 2014
Slide 1 of 38
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 8.77 MB
Language: pt
Added: Jan 23, 2014
Slides: 38 pages
Slide Content
A Celebração da Primeira Páscoa 1º Trimestre de 2014 Lição 4 Pr. Moisés Sampaio de Paula
TEXTO ÁUREO Pr. Moisés Sampaio de Paula 2 "[...] Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós" ( 1 Co 5.7b ).
VERDADE PRÁTICA Pr. Moisés Sampaio de Paula 3 Cristo é o nosso Cordeiro Pascal. Por meio do seu sacrifício expiatório fomos libertos da escravidão do pecado e da ira de Deus.
OBJETIVOS Pr. Moisés Sampaio de Paula 4 Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Analisar o significado da Páscoa para os israelitas, egípcios e para os cristãos. Saber quais eram os elementos principais da Páscoa. Conscientizar-se de que Cristo é a nossa Páscoa.
Palavra chave Pr. Moisés Sampaio de Paula 5
Uma pergunta Pr. Moisés Sampaio de Paula 6 O que significa a palavra Páscoa?
Pr. Moisés Sampaio de Paula 7 A PÁSCOA A PÁSCOA SEU SIGNIFICADO Para os egípcios Significava o juízo divino sobre o Egito Para os israelitas A saída do Egito, a passagem para a liberdade. Para os cristãos É a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo.
I. A PÁSCOA 1. Para os egípcios. 2. Para Israel. 3. Para nós. II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA 1. O pão. 2. As ervas amargas ( Êx 12.8 3. O cordeiro ( Êx 12.3-7 ). III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA 1. Jesus, o Pão da Vida ( Jo 6.35 , 48 , 51 2. O sangue de Cristo ( 1 Co 5.7 ; Rm 5.8 , 9 ). 3. A Santa Ceia Esboço da Lição Pr. Moisés Sampaio de Paula 8
INTRODUÇÃO Pr. Moisés Sampaio de Paula 9 A Páscoa foi instituída pelo Senhor para que os israelitas celebrassem a noite em que Deus poupou da morte todos os primogênitos hebreus. É uma festa repleta de significados tanto para os judeus quanto para os cristãos. Os judeus deveriam comemorar a Páscoa no mês de Abib (corresponde à parte de março e parte de abril em nosso calendário), cujo significado são as "espigas verdes".
As origens do termo Pr. Moisés Sampaio de Paula 10 S ua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach , cujo significado é passagem. LATIM GREGO HEBRAICO Pascae Paska Pessach
Pr. Moisés Sampaio de Paula 11
Pr. Moisés Sampaio de Paula 12
I. A PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 13 1. Para os egípcios. 2. Para Israel. 3. Para nós.
I. A PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 14 Para os egípcios a Páscoa significou o juízo divino final sobre o Egito , Faraó e todos os deuses cultuados ali. Deus é misericordioso, longânimo e deseja que todos se salvem ( 2 Pe 3.9b ). Porém, Ele é também um juiz justo que se ira contra o pecado: "Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias" ( Sl 7.11 ). 1. Para os egípcios.
I. A PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 15 O pecado, a idolatria e as injustiças sociais suscitam a ira do Pai. O povo hebreu estava sendo massacrado pelos egípcios e o Senhor queria libertá-lo. Restava uma última praga. Então o Senhor falou a Moisés: "À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo primogênito na terra do Egito morrerá" ( Êx 11.4 , 5 ). Foi uma noite pavorosa para os egípcios e inesquecível para os israelitas. 1. Para os egípcios.
Perguntas Pr. Moisés Sampaio de Paula 16 1. O que significou a Páscoa para os egípcios? R. Para os egípcios a Páscoa significou o juízo divino final sobre o Egito, Faraó e todos os falsos deuses cultuados ali.
I. A PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 17 Era a saída, a passagem para a liberdade, para uma vida vitoriosa e abundante. Enquanto havia choro nas casas egípcias, nas casas dos judeus havia alegria e esperança. O Egito, a escravidão e Faraó ficariam para trás. Os israelitas teriam sua própria terra e não seriam escravos de ninguém. 2. Para Israel . Foi para isto que Cristo veio ao mundo, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para nos libertar do jugo do pecado e nos dar uma vida cristã abundante ( Jo 10.10 ).
Perguntas Pr. Moisés Sampaio de Paula 18 2. Qual o significado da Páscoa para Israel? R. Era a saída, a passagem para a liberdade, para uma vida vitoriosa e abundante
I. A PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 19 Para nós, cristãos, a Páscoa é a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo. No Egito um cordeiro foi imolado para cada família. Na cruz morreu o Filho de Deus pelo mundo inteiro ( Jo 3.16 ). 3. Para nós. Como pecadores também estávamos destinados a experimentar a ira de Deus, mas Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, morreu em nosso lugar e com o seu sangue nos redimiu dos nossos pecados ( 1 Co 5.7 ).
Perguntas Pr. Moisés Sampaio de Paula 20 3. Qual o significado da Páscoa para os cristãos? R. Para nós cristãos a Páscoa é a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO (1) Pr. Moisés Sampaio de Paula 21 Para nós cristãos a Páscoa é a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo.
1. O pão. 2. As ervas amargas ( Êx 12.8 3. O cordeiro ( Êx 12.3-7 ). II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 22
II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 23 Deveria ser assado sem fermento, pois não havia tempo para que o pão pudesse crescer ( Êx 12.8 , 11 , 34-36 ). A falta de fermento também representa a purificação, a libertação do fermento do mundo. 1. O pão
II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 24 No Novo Testamento vemos que Jesus utilizou o fermento para ilustrar o falso ensino dos fariseus ( Mt 16.6 , 11 , 12 ; Lc 12.1 ; Mc 8.15 ). O pão também simboliza vida. Jesus se identificou aos seus discípulos como "o pão da vida" ( Jo 6.35 ). Na Ceia do Senhor, o pão traz à nossa memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo. 1. O pão
II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 25 Simbolizavam toda a amargura e aflição enfrentadas no cativeiro. Foram 430 anos de opressão, dor, angústia, quando os hebreus eram cativos do Egito. 2. As ervas amargas ( Êx 12.8 )
II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 26 Um cordeiro sem defeito deveria ser morto e o sangue derramado nos umbrais das portas das casas. O sangue era uma proteção e um símbolo da obediência. A desobediência seria paga com a morte. O cordeiro da Páscoa judaica era uma representação do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" ( Jo 1.29 ). 3. O cordeiro ( Êx 12.3-7 )
II. - OS ELEMENTOS DA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 27 O sangue de Cristo foi vertido na cruz para redimir todos os filhos de Adão ( 1 Pe 1.18 , 19 ). Aquele sangue que foi derramado no Egito, e aspergido nos umbrais das portas, aponta para o sangue de Cristo que foi oferecido por Ele como sacrifício expiatório para nos redimir dos nossos pecados. 3. O cordeiro ( Êx 12.3-7 )
SINOPSE DO TÓPICO (2) Pr. Moisés Sampaio de Paula 28 Os três elementos da Páscoa eram: o pão, as ervas amargas e o cordeiro sem mácula.
Perguntas Pr. Moisés Sampaio de Paula 29 4. Quais os elementos da primeira Páscoa? R. Pães asmos , ervas amargas e cordeiro.
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 30 1. Jesus, o Pão da Vida ( Jo 6.35 , 48 , 51 2. O sangue de Cristo ( 1 Co 5.7 ; Rm 5.8 , 9 ) . 3. A Santa Ceia
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 31 Comemos pão para saciar a nossa fome, porém, a fome da salvação da nossa alma somente pode ser saciada por Jesus. Jesus afirmou : "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome" ( Jo 6.35 ). Apenas Ele pode saciar a necessidade espiritual da humanidade. Nada pode substituí-lo. Necessitamos deste pão divino diariamente. Sem Ele não é possível a nossa reconciliação com Deus ( 2 Co 5.19 ). 1. Jesus, o Pão da Vida ( Jo 6.35 , 48 , 51
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 32 2. O sangue de Cristo ( 1 Co 5.7 ; Rm 5.8 , 9 ) . No Egito Para nós o sangue do cordeiro morto só protegeu os hebreus o sangue de Jesus derramado na cruz proveu a salvação não apenas dos judeus, mas também dos gentios. O cordeiro pascal substituía o primogênito O sacrifício de Cristo substituiu a humanidade desviada de Deus ( Rm 3.12 , 23 ). Fomos redimidos por seu sangue e salvos da morte eterna pela graça de Deus em seu Cordeiro Pascal, Jesus Cristo.
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 33 A Ceia do Senhor não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto à sua vinda : "Em memória de mim" ( 1 Co 11.24 , 25 ). É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar. 3. A Santa Ceia
III. CRISTO, NOSSA PÁSCOA Pr. Moisés Sampaio de Paula 34 O crente deve se assentar à mesa do Senhor com: R everência , Discernimento , T emor de Deus e H umildade , P ois está diante do sublime memorial da paixão e morte do Senhor Jesus Cristo em nosso favor. Caso contrário, se tornará réu diante de Deus ( 1 Co 11.27-32 ) 3. A Santa Ceia
SINOPSE DO TÓPICO (3) Pr. Moisés Sampaio de Paula 35 A Ceia do Senhor é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto à sua vinda.
Perguntas Pr. Moisés Sampaio de Paula 36 5. Por que Cristo é a nossa Páscoa? R. Porque Ele morreu em nosso lugar para nos redimir de nossos pecados. Cristo nos livrou da escravidão do pecado e sua condenação eterna.
Conclusão Pr. Moisés Sampaio de Paula 37 Deus queria que o seu povo Israel nunca se esquecesse da Páscoa, por isso a data foi santificada. A Páscoa era uma oportunidade para os israelitas descansarem, festejarem e adorarem a Deus por tão grande livramento, que foi a sua libertação e saída do Egito. Hoje o nosso Cordeiro Pascal é Cristo. Ele morreu para trazer redenção aos judeus e gentios. Cristo nos livrou da escravidão do pecado e sua condenação eterna. Exaltemos ao Senhor diariamente por tão grande salvação .