Aula de Taxonomia e sistemática Prof. Lucas de Sousa
2º Bimestre COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS Prof. Lucas de Sousa
Constituição dos seres vivos Átomos e Moléculas Molécula orgânica Molécula inorgânica Principais moléculas
Organização do átomo até organismo
Metabolismo A maioria dos organismos vivos é composta dos mesmos elementos Químicos A diferença está na quantidade desses elementos e como eles se combinam entre si em cada ser vivo.
Conceito de metabolismo Conjunto de reações químicas altamente complexas que ocorrem no interior do ser vivo (anabolismo e catabolismo).
Componentes Inorgânicos: água Constituição Molécula polar Os polos permitem que as moléculas interajam entre si, formando pontes de hidrogênio. Solvente universal.
Solução Água faz com que as substâncias se dissipem nos espaços entre as moléculas dela. Substâncias hidrofóbicas. Substâncias Hidrofílicas.
Reagente A água é também reagente, participando, com seus átomos, de reações químicas. Hidrólise Síntese por desidratação Controle da temperatura corporal Durante o metabolismo, a energia é liberada na forma de calor, por meio do suor e da evaporação Hidrólise: hidrólise salina
Resumo: funções da água nos seres vivos. Atua como solvente. Participa de reações metabólicas como reagente. Controla a temperatura interna do corpo. Transporta oxigênio, nutrientes e sais minerais.
Desidratação A falta de água compromete a: Pele Produção de saliva Urina Suor. Recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, 2 litros de água.
Sais minerais Os sais minerais estão presentes em elementos vivos e não vivos. Nos seres vivos aparecem na forma de íons ou compondo a estrutura de substâncias orgânicas, é o caso do fosfato de cálcio, abundante nos ossos e nos dentes. Íons são partículas carregadas positiva ou negativamente.
Componentes orgânicos dos seres vivos: Vitaminas As vitaminas são substância orgânicas essenciais ao organismo, são importante para a regulação de muitas reações do metabolismo . As necessidades diárias de vitaminas são supridas por meio de uma alimentação variada. Avitaminoses e Hipervitaminoses
Componentes orgânicos dos seres vivos: Vitaminas
Componentes orgânicos dos seres vivos: Vitaminas
Componentes orgânicos dos seres vivos: Vitaminas
Carboidratos ou glicídios Carboidratos são moléculas constituídas fundamentalmente de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A energia fornecida por eles tem aproveitamento imediato . Muitos alimentos que ingerimos são quebrados em glicose . Algumas moléculas de glicose são transformadas em gorduras e outras armazenadas no fígado e nos músculos na forma de glicogênio .
Absorção da glicose pela célula
Grupos Carboidratos
Monossacarídeos Estes têm uma pequena quantidade de carbono em sua estrutura ( de 3 a 7).
Oligossacarídeos/Dissacarídeos Estes são constituídos da reunião de dois a dez monossacarídeos.
Polissacarídeos Estes são macromoléculas constituídas por um grande número de monossacarídeos. Glicogênio 10.000 30.000 1.400
Lipídios Substâncias oleosas, insolúveis em água, relacionados com energia e com papel biológico principal a reserva energética . Existem lipídeos estruturais (fosfolipídios). Grupos de lipídios Triglicerídeos Ceras Fosfolipídios Esteroides
Carotenoides Os carotenoides são lipídios que, nas plantas e em certas algas, atuam como pigmentos Existem dois grupos de carotenoides: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados; a eles se deve, por exemplo, a coloração da cenoura. As xantofilas são pigmentos que podem variar de amarelo a marrom-avermelhado. São precursores da vitamina A e ajuda na cor da pele humana
Triglicerídeos Compostos de ácidos graxos e um álcool. São comuns em óleos e gorduras de origem animal e vegetal nos quais o álcool seja o glicerol. Funcionando como isolantes contra a perda de calor e como reserva, os triglicerídeos liberam grande quantidades de energia .
Triglicerídeos Os ácidos graxos são classificados em saturados e insaturados. Saturados: Gordura Animal Insaturados: Gordura Vegetal No caso do ser humano, dietas ricas em ácidos graxos saturados podem contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares
Triglicerídeos Alguns ácidos graxos são considerados essenciais , pois não são sintetizados pelo organismo, devendo ser obtidos diretamente da dieta. S ão considerados essenciais os ácidos graxos insaturados chamados: L inoleico , pertencente à família ômega 6 , e o linolênico , da família ômega 3 . Encontradas principalmente em óleos de milho, girassol, gergelim, linhaça, canola, soja e oliva.
Ceras Derivadas de ácidos graxos, pois os alcoóis são de cadeias muito longas. Exercem importante papel biológico Secreção sobre os fios de cabelo Revestimento das folhas das plantas... São impermeáveis à água, maleáveis e consistentes, possibilitando revestimento de proteção.
Fosfolipídios Compostos, além de ácidos graxos e álcool, o fósforo e outros elementos.
Esteroides Os esteroides compõem principalmente os hormônios sexuais e os corticosteroides. Alguns são vitaminas, auxiliando no funcionamento do organismo. O colesterol faz parte de moléculas lipídicas, cuja função é a lubrificação dos vasos sanguíneos.
Colesterol Ele pode acumular no sangue, provocando doenças: Arteriosclerose Aterosclerose O colesterol participa da composição química das membranas e é precursor dos hormônios sexuais.
Proteínas Macromoléculas essenciais para o funcionamento das células vivas. As proteínas são a matéria-prima para síntese proteica. Constituição Cadeia polipeptídica de aminoácidos
Seres humanos produzem apenas 12 dos 20 aminoácidos dos quais dependem. Se por algum erro, o organismo disponibilizar um aminoácido errado, poderá comprometer a função daquela proteína.
Função das proteínas Enzimas Transporte Nutrição e reserva Contração e movimento Estrutura Defesa Regulação Proteína Anticorpo
O que confere as variadas funções que uma proteína pode ter é a sequência de aminoácidos, os quais podem ser agrupados em um numero quase infinito de proteínas.
Por meio da análise das enzimas é possível detectar moléstias e deficiências metabólicas. Existem aproximadamente 2.000 enzimas conhecidas. Muitas agem associadas a um cofator, que pode ser um mineral ou uma vitamina.
Modelo chave-fechadura
Fatores que influenciam a atividade enzimática Quantidade de substrato mesmo a quantidade de substrato aumentando, a velocidade é constante.
Fatores que influenciam a atividade enzimática Temperatura
Fatores que influenciam a atividade enzimática pH
Vacinas e Soros Proteínas especiais denominadas anticorpos participam da defesa do nosso corpo contra agentes invasores. Quando um organismo invade nosso organismo há um intervalo de tempo até a produção dos anticorpos . Durante esse tempo aparecem os sintomas produzidos.
Após o primeiro contato com o organismo o corpo desenvolve uma memória imunológica. Na próxima vez o organismo é destruído imediatamente e não chegamos a apresentar sintomas. Catapora, caxumba, rubéola...
Vacinação Apresentação dos antígenos do agente causador da doença ao corpo para estimulá-lo a produzir os anticorpos e desenvolver memória imunológica. Esta, usa o agente causador morto ou atenuado.
Sorologia Quando não é possível esperar o corpo desenvolver as próprias defesas (acidente ofídico) a pessoa deve receber os anticorpos já prontos. Tais anticorpos foi produzido no corpo de outro organismo. Tais anticorpos recebem o nome de soro.
Ácidos nucleicos
Composição química dos ácidos nucleicos Geralmente uma célula tem dez vezes mais RNA que DNA. O ser humano é formado de 3,2 bilhões de pares de bases.
Purinas e Pirimidinas Purinas (adenina e guanina). Pirimidinas (timina, citosina e uracila).
Mapa conceitual dos ácidos nucleicos
O DNA Longas cadeias duplas formam os cromossomos. Os genes. Capacidade de autoduplicação. Comando da síntese proteica.
RNA’s Responsáveis pela organização e produção de proteínas.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS Prof. Lucas de Sousa