A dinâmica da personalidade - aula 2

valdinarmesquita 2,126 views 12 slides Oct 11, 2015
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Segunda Aula sobre a matéria dinâmica da personalidade tratando sobre as necessidades humanas principais e o sistema de valores que é imposto pelo mundo para que o ser humano entre num ciclo sem fim tentando alcançar um tipo de felicidade inalcaçável.


Slide Content

A Dinâmica da Personalidade Aula 2

Principais necessidades humanas 1) DEUS O vazio espiritual 2) SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES EMOCIONAIS Respeito, amor, aceitação, calor humano 3) SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES FÍSICAS Comer, vestir, morar, etc.

Necessidade de Deus A ausência de Deus causa um vazio espiritual Isto é evidenciado pela infinidade de religiões existentes. O diabo tem usado esta necessidade espiritual do homem para enganá-lo através de uma religião qualquer de forma a preencher esse vazio.

Satisfação das necessidades emocionais (Necessidades psicoemocionais não satisfeitas podem causar um vazio na alma): RESPEITO: ser credibilizado. Sentir que as pessoas têm você como alguém confiável. Ser admirado nas suas habilidades. AMOR: Necessidade de relacionamentos mais íntimos e afetivos. Se sentir querido não por aquilo que você tem, mas por aquilo que você é . ACEITAÇÃO: Sentir que as pessoas apreciam e valorizam a sua presença. CALOR HUMANO: Companheirismo, ciclo de amizades (todos querem ter uma turma para sair). O homem tem uma necessidade emocional de viver em grupo.

Satisfação das necessidades físicas Alimento Vestir Moradia Trabalho, etc.

Valores do mundo x Valores de Deus Se não temos como referência a moral de Deus para construir nossa personalidade, com certeza, vamos abraçar os valores que o mundo apresenta . Aqui está a origem dos problemas mais graves que temos na nossa personalidade. Começamos a edificar a nossa casa sobre a areia. Rm 5.5-8 – As bênçãos de Deus e as suas promessas são condicionais, mas seu amor é incondicional, p orém, se não referenciamos nossa vida em Deus e na sua suficiência, crescemos condenados a pagar o preço que o mundo cobra para ter o vazio preenchido .

Valores exigidos pelo sistema mundano Vida Social (Status) Personalidade extrovertida Cultura (intelecto) Boa condição financeira Beleza Física outros

Valores exigidos pelo sistema mundano Geram uma profunda crise de valor pessoal Estes valores são sempre inatingíveis em sua totalidade. Com isto o diabo sempre tem uma brecha para entrar com a rejeição . O diabo culpa sutilmente a Deus pelas nossas “falhas” ou “limitações” Culpar a Deus por não atingirmos os valores mundanos é uma das mais fortes raízes da rebelião humana contra ele.

Ciclo de Depreciação Pessoal NECESSIDADES Vazio Emocional DOR EXIGENCIAS DO MUNDO COMPLEXOS Emocional Carência Emocional Carência Afetiva Ciclo de Depreciação Pessoal

Ciclo de Depreciação Pessoal Este ciclo aumenta a crise de valor pessoal Afeta a nossa identidade Deteriora a maneira de nos vermos Nos torna inseguros Nossa personalidade vai sendo induzida ao caos A nossa personalidade acaba virando uma muralha de medo e auto-proteção

Muralhas na personalidade Ao tentar forjar as exigências do mundo em nós, construímos muralhas na nossa personalidade Nossa estrutura espiritual fica abalada desde cedo, começando na nossa infância e vai embotando nossa personalidade As muralhas vão sendo construídas pelas reações que temos às rejeições sofridas Para demonstrar seus valores Deus escolheu uma vara com Moisés, mas com Amós ele escolhe um prumo

O Padrão da Medida de Deus O prumo é uma ferramenta usada por construtores para se conseguir um acerto vertical preciso na construção de uma parede. Deus comparou a decadência moral de Israel com uma parede fora de prumo que estava a ponto de desmoronar. Ele usou o prumo da lei para medir seu povo Deus nunca vai parar de medir seu povo pela sua Palavra, pois só assim poderemos saber a verdade e encontrar o caminho para uma vida segura e estável .
Tags