A economia africana

3,191 views 11 slides Apr 06, 2017
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Aula de geografia sobre a economia do continente africano.


Slide Content

A Economia Africana Professor Herbert Galeno www.youtube.com.br/herbertmiguel www.youtube.com.br/professorherbertgaleno www.herbertgaleno.blogspot.com.br

A economia Africana A economia africana de maneira geral, é organizada de forma simples, com baixo uso de tecnologia. O campo sofre limitações em razão das extensas áreas áridas e semiáridas. A exploração mineral padece com a falta de capitais para maiores investimentos. A Indústria carece de fontes energéticas mais abundantes, melhores mercados e meios de transportes modernos.

A agropecuária A maior parte da população africana vive no campo. As atividades agropastoris representam uma parcela muito grande da economia e são essenciais para a sobrevivência dos africanos. Subsistência : voltado para a sobrevivência dos mais pobres. Comercial : atende a população das cidades. Plantation : estabelecida pela colonização europeia, um pouco mais moderna, voltada para exportação.

Pecuária As maiores dificuldades para o desenvolvimento da pecuária são: os climas quentes e secos, as florestas densas na porção central do continente, os amplos desertos, a falta de recursos para aperfeiçoar o tratamento dos rebanhos, o raro uso de zootecnia e o mercado interno de baixa renda.

Extrativismo Mineral A África possui um dos mais ricos subsolos do mundo. Alguns dos fatores que explicam são: a antiguidade da formação geológica; a origem de planaltos cristalinos e a presença de grandes bacias sedimentares marinhas.

As principais produções africanas Ouro: Á frica do Sul (5ª mundial), Gana, Tanzânia e Mali; Bauxita: Guiné (4º); Diamante: Botsuana (2º), Congo (3º), África do Sul e Zimbábue; Fosfatos: Marrocos (2º), Tunísia (5º); Cobre: Zâmbia (6º); Cobalto: Zâmbia (1º)

Petróleo : destaque para os países do Norte (Líbia e Argélia), e os países da Costa do Atlântico (Nigéria e Angola); Urânio : Namíbia (4º) e Níger (5º); Carvão : África do Sul (7º); Manganês : África do Sul (6º) e Gabão (4º);

As Indústrias A produção industrial é pouco significativa, equivale a menos de 7% do valor mundial. A participação no PIB equivale a 1/3 de toda riqueza gerada. Entre as dificuldades para o crescimento do setor estão: Carência de mão de obra qualificada; Pequeno mercado consumidor interno; Baixa capacidade de investimento nacional; Baixos investimentos estrangeiros; Precariedade de infraestrutura (meios de transportes e energia);

A partir dos anos 2000 o continente começou a melhorar a sua industrialização. A Principal responsável tem sido a China. Contudo, fatores como: a ineficiência da administração pública, a corrupção generalizada, a instabilidade política e os conflitos armados, tem dificultado o desenvolvimento industrial. As poucas cidades com indústrias estão quase todas no litoral, já que é nelas que se concentram a mão de obra, transportes, infraestrutura mínima, transportes e mercado consumidor. Os destaques são: África do Sul e Egito.

FIM Bons estudos