Evaporação A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso. O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevadas).
A evaporação é uma passagem do estado líquido para o gasoso que necessita absorver uma determinada quantidade de calor.
Como ocorre a evaporação A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água. Este vapor de água, que é invisível, mistura-se com o ar da atmosfera.
Fatores que afetam a taxa de evaporação A concentração da substância evaporante no ar . Se o ar contiver uma alta concentração da substância que evapora, então tal substância evaporará mais devagar. A concentração de outras substâncias no ar . Se o ar já estiver saturado com outras substâncias, poderá ter uma capacidade menor para a substância que evapora. Temperatura . Se a substância estiver quente, a evaporação será rápida.
Fatores que afetam a taxa de evaporação Vazão de ar . Isto está em parte relacionado com o tópico da concentração citado anteriormente. Se existe ar fresco passando pela substância o tempo todo, então é mais provável que sua concentração não aumente, o que favorece uma evaporação mais rápida. Além disso, moléculas em movimento têm mais energia cinética do que aquelas em repouso; por isso, quanto mais forte o fluxo de ar, maior é o potencial para evaporação. Forças intermoleculares . Quanto maiores as forças intermoleculares dentro do líquido ou sólido, mais energia será necessária para fazer suas moléculas evaporarem.
Exemplos de Evaporação A água dos rios evapora com o tempo, gradualmente, sendo que apenas a parte que está na superfície passa para o estado de vapor. Outro exemplo é quando colocamos roupas para secar, o que mostra que a evaporação pode se tornar progressivamente mais intensa em temperaturas mais altas e pressões mais baixas, pois quanto mais quente, mais rápido a roupa seca e vice-versa.
Roupas secas, consequentemente devido o fenômeno da evaporação da água .
Importância para o clima A evaporação da água é fundamental para o clima, pois ela esta diretamente relacionada com a formação das chuvas. A água que evapora dos rios , lagos, oceanos e até do nosso corpo, ajuda na formação da chuva. Esta ocorre quando há o resfriamento da temperatura. Nestas condições climáticas, o vapor de água volta ao formato líquido (condensação) e cai através de chuvas.
Curiosidade O álcool, em função de suas características químicas, evapora muito mais rápido do que a água.