Porque razão é a água importante para os seres vivos? Todos os seres vivos dependem da água para viver: A água é o principal componente dos seres vivos, existindo no interior das células e nos espaços entre elas. Todas as funções necessárias da vida só se realizam na presença da água. Se um ser vivo não tiver água pode ficar desidratado.
A percentagem de água nos humanos!
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA Mais de 70% da constituição dos seres vivos é água (H2O). Há seres vivos que contêm mais água do que outros; Os animais jovens, a fruta, as alfaces, tomates, etc , são exº de alimentos muito ricos em água.
Nos animais , a necessidade de agua varia, mas para todos é uma necessidade básica, por exemplo: O oxigénio e os alimentos chegam a todas as partes do corpo transportados pelo sangue que tem mais de 80% de água. Os resíduos saem do organismo através da urina e do suor que contem grande quantidade de água. A reprodução seria impossível sem a presença da água, pois os espermatozóides só se deslocam em meio húmido.
H 2 O Dois átomos de hidrogénio Um átomo de oxigénio
Como circula a água nos seres vivos? A água, nos seres vivos, entra pela alimentação e pela bebida, (nos animais), e, nas Plantas por absorção . A água sai dos seres vivos pela respiração, transpiração e… pela urina e fezes (nos animais ).
A planta Também as plantas necessitam de absorver água para viver, uma vez que, por exemplo: Só podem aproveitar os sais minerais do solo se estes estiverem dissolvidos em água. A água é um meio de transporte de substâncias no interior da planta - seiva bruta e seiva elaborada .
Quais são as propriedades da Água ? A água, quando pura, apresenta varias propriedades que permitem distingui-la de outros líquidos : incolor – sem cor. Insípida – sem sabor. Inodora – sem cheiro. Funde a 0°C – passa do estado sólido ao estado líquido. Ferve a 100°C – passa do estado líquido ao estado gasoso. A água é ainda um bom dissolvente, ou seja, mistura-se com outras substancias dando origem a soluções. Numa solução existem dois componentes: Soluto – substância que se dissolve. Solvente ou dissolvente – líquido que dissolve o soluto.
Como se pode tratar a água? Nem toda a água que existe na Terra tem qualidade para ser usada pelos seres vivos. Tendo em conta a quantidade e a qualidade das substâncias que apresenta dissolvidas ou em suspensão, a água pode ser própria ou imprópria para consumo. Água própria para consumo Água potável Água mineral ou termal A água potável é própria para beber e não tem cheiro nem cor por isso é incolor e inodora. A água potável serve também para cozinhar e não faz mal a saúde. A água mineral serve para fins medicinais. É o caso do flúor que evita cáries. Quando a água não tem flúor, este deve ser-lhe adicionado .
Água imprópria para consumo Água salobra Água inquinada Contém uma quantidade muito grande de substâncias dissolvidas, por vezes é turva e com sabor desagradável. Faz pouca espuma com o sabão. Contém micróbios que causam doenças como a cólera, o tifo ou a hepatite. Pode ainda conter parasitas, como a lombriga, que se alojam nos intestinos. Quando a água não apresenta as características de uma água própria para consumo, e preciso trata-la. Os processos utilizados no tratamento da água têm como objectivos: Destruir micróbios. Retirar substancias em suspensão e deposito. Retirar substâncias dissolvidas.
Onde existe água na natureza Se dividirmos a superfície da Terra em três partes iguais, duas delas serão constituídas por água, que se pode encontrar nos três estados da matéria: Sólido – formando os glaciares, icebergues, neve, gelo, granizo, geada. Líquido – existente nos oceanos, mares, rios, lagos, nuvens, chuva e orvalho. Gasoso – vapor de água que constitui a humidade atmosférica.
A totalidade da água do planeta forma a hidrosfera e dela fazem parte a água dos mares, oceanos , a neve e o gelo das montanhas e glaciares são parte da hidrosfera . A distribuição da água Na terra a água está distribuída de modo desigual pelos diferentes locais. Assim de toda a água existente na superfície terrestre: 97% é água salgada encontra-se nos oceanos e mares. 2% está congelada e faz parte das calotas polares. 1% é água doce.
Mas, na natureza, a água encontra-se em constante movimento, passando de uns lugares para outros e por diversas mudanças de estado. Esta viagem da água na natureza, que assegura a renovação das maças de água na Terra e a sua purificação, tem o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico.
O ciclo da água desenrola-se em varias fases : Da superfície para a atmosfera Devido ao calor do Sol, a água da superfície – oceanos, mares, rios – evapora-se. O vapor da água sobe na atmosfera e arrefece, formando pequenas gotas que constituem as nuvens. Da atmosfera para a superfície Quando as gotículas de água que formam as nuvens se acumulam e se tornam pesadas, caem em forma de precipitação: chuva, neve ou granizo, conforme se dê menor ou maior arrefecimento. Da terra para o mar Ao cair da terra a água pode ter vários destinos: evaporar-se, infiltrasse na terra ou circular na superfície em ribeiros e rios que iram levar novamente ao mar. Os seres vivos também intervêm no ciclo da água, pois através da alimentação, transpiração e respiração movimentam grande quantidade de água.
Como utiliza o homem a água? O homem utiliza a água para os mais determinados fins: consumo doméstico, agricultura, industria, consumo urbano, produção de energia, recolha de alimentos, transporte, etc.… Muitas vezes, nem damos conta como a água é necessária em praticamente todas as actividades humanas.
A que se deve a poluição da água? Os rios e os lagos têm apenas 0,015% de toda a água existente na Terra, mas constituem as reservas de que o Homem dispõe directamente para o seu consumo. Mesmo sabendo isso, a Humanidade parece pouco preocupa em conserva-la e comete muitos erros que têm como resultado a poluição da água. A água está poluída quando as suas características e qualidade se encontram alteradas, prejudicando tudo o que dela depende: animais, plantas e solo. As causas da poluição da água são variadas, como, por exemplo: Resíduos e detritos sólidos; Produtos químicos; Matéria orgânica; Aquecimento das águas.
A poluição das águas é uma ameaça à vida na Terra, pois não só provoca a contaminação das águas subterrâneas como causa a morte a muitas espécies. É preciso deixar de poluir a água e tratá-la para que possa voltar a ser usada. Para isso é necessário: Controlar o uso de adubos e pesticidas. Controlar o tratamento de resíduos industriais. Construir estações de tratamento de água residuais - ETAR. Exigir o cumprimento das leis. Mas não basta falar ou saber evitar a poluição. É preciso agir. Cada pequeno contributo de cada um de nós é um passo em frente.
Parte prática: Onde está o açúcar? Observações: Antes e depois de por o açúcar a água fica igual Antes não tem sabor e depois fica doce Conclusão: O açúcar dissolvesse na água e deixa de se ver. Só sabemos se água tem açúcar se a provar-mos. A isso chama-se a dissolução.
O que acontece quando misturamos farinha com água? Observação: A água começou a ficar branca e a farinha começou a vir ao decima. Conclusão: A farinha não se dissolve na água. O que acontece quando misturamos azeite com água? Observação: O azeite não se mistura com a água. Conclusão: O azeite não se dissolve na água.
Conclusão A água é importantíssima para todos os seres vivos. bibliografia Manual: Terra viva 5º ano Sites: www.google.pt Trabalho realizado por: Ana Beatriz Afonso – nº 2 5º E Rita Matos – nº 24 5º E ADAPTADO POR Isabel Quelhas Ribeiro Maio 2012 5º E – Agrupamento de Escolas de Coruche.