Introdução Água ( H 2 O ) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio . É abundante no Universo , inclusive na Terra , onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos. É essencial à vida: garante a existência dos seres humanos, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
Dureza da água A água varia consoante a região do país. Existem zonas calcárias em que as águas são mais duras e zonas graníticas em que as águas são mais macias. Na zona Norte e arquipélagos as águas são maioritariamente macias enquanto na zona Centro são médias e no Sul duras.
Dureza da água As águas duras dificultam algumas tarefas diárias como a lavagem da roupa pois os iões cálcio e magnésio, presentes nestas águas, reagem com o sabão e formam um precipitado. Já existem tratamentos para retirar os iões substituindo-os por outros, não prejudiciais ao Homem, como o sódio e o hidrogénio.
Utilização do pH no dia a dia Ácidos, bases e sais estão entre os compostos químicos mais importantes utilizados pelos químicos. Uma variedade de produtos químicos de manutenção contém estes compostos. Por exemplo, ácido clorídrico, fosfórico e cítrico são ácidos usados para remover manchas minerais, compostos sanitários como limpeza de metais e para remover ferrugem. Produtos químicos alcalinos de manutenção como desengordurantes, limpadores de forno e desentupidores contém bases como hidróxido de sódio, hidróxido de potássio e hidróxido de amónio.
Propriedades físicas da água A água é especial por ser a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta. A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida. É por esta razão que o gelo flutua. A densidade da água é uma das propriedades físicas e químicas mais importantes dessa substância. Ela apresenta densidade diferente para cada um dos seus estados. Quando está em estado líquido , a densidade da água é de aproximadamente 0,99 g/cm³, ou 1 g/cm³.
Chuvas ácidas A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações. Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. ... A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos.