A linguagem corporalc

ngelaCardoso5 355 views 24 slides Jun 04, 2018
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Slaide para entendimento das posturas individuais, auxiliando nos processos de vendas, processos de entrevistas.


Slide Content

A linguagem corporal  

CURIOSIDADE A proximadamente 70% da comunicação humana se dá no nível subconsciente, em pequenos gestos e atitudes corporais. 

Alguns desses sinais revelam muito sobre você para a pessoa com a qual está conversando.

Quando conversamos, apenas 35% (trinta e cinco) de nossa comunicação é verbal, o restante, 65% é feita através de componentes não verbais, como postura, gestos e atitudes. Interpretar esta comunicação facilita e dinamiza a interação entre pessoas e grupos.

O conhecimento destas técnicas propicia ao seu detentor de um poderoso instrumento nas relações, principalmente quando desejamos conhecer melhor ou convencer nossos interlocutores. Trata-se de matéria amplamente estudada e pesquisada em universidades americanas e européias ..

O que mais conta em uma entrevista de emprego? O visual ou a postura?

15 erros de linguagem corporal que prejudicam as vendas 1 – Não fazer contato visual  Ao evitar olhar no olho do cliente, o vendedor passa a mensagem de que não tem real interesse no que ele tem a dizer. É importante que o atendente deixe claro que está ali, presente, e não pensando em outra coisa .

2 – Fazer contato visual demais No entanto, fazer contato visual demais é também um erro de linguagem corporal.  Ao encarar o cliente por muito tempo, o vendedor pode passar uma mensagem de agressividade e deixar o consumidor desconfortável.  Olhar no olho por dois ou três segundos é suficiente para mostrar que você está prestando atenção, sem assustar ninguém.

3 – Não sorrir, falta de expressão O sorriso é o sinal universal de boas-vindas.  Não sorrir ou não ter nenhum tipo de expressão é um grave erro de linguagem corporal, pois mostra que o vendedor está apático e não está reagindo ao cliente  – traduzindo: não está nem aí.

4 – Exagerar nos gestos Por outro lado, também é importante dosar as expressões. Sorrir demais e fazer gestos muito bruscos e amplos pode passar a impressão de que o vendedor está sendo forçado, não está agindo naturalmente. Isso também pode deixar o cliente desconfortável.

5 – Olhar para o relógio ou celular Ninguém gosta de conversar com alguém que para o tempo todo para conferir a hora ou checar o celular. Seu cliente não é diferente. Esse é um erro de linguagem corporal que precisa ser evitado a todo custo, pois pode deixar o consumidor extremamente irritado.

6 – Balançar a cabeça demais Balançar a cabeça de vez em quando (como se estivesse confirmando algo ou concordando) é importante para mostrar que você está prestando atenção e acompanhando o que o outro está dizendo. No entanto,  se o vendedor balançar demais a cabeça vai passar a mensagem contrária: que ele está só fazendo aquele gesto automático e, na verdade, não está escutando o cliente. 7 – Não respeitar o espaço do outro Esse é um dos erros de linguagem corporal mais comuns e que muita gente comete sem perceber. Invadir o espaço do outro é ficar muito perto, ficar encostando na pessoa o tempo todo, tocar e cutucar ela. Se seus vendedores fazem isso, é bem provável que já tenham perdido alguns clientes que se sentiram incomodados com essa invasão.

8– Remexer-se demais Balançar a perna, movimentar os braços, estalar os dedos, coçar o nariz, arrumar o cabelo. Se a pessoa fica se remexendo o tempo todo, ela mostra que está desconfortável ou impaciente com aquela situação. Ao cometer essa falha, seus vendedores podem espantar muitos clientes.

9 – Mãos fechadas ou entrelaçadas No mesmo sentido dos braços cruzados, mãos fechadas ou entrelaçadas mostram que o vendedor está tenso e que não está aberto para conversar.  Não é preciso receber o cliente literalmente de braços abertos, pronto para o abraço, mas a postura do profissional precisa ser de alguém disposto e com vontade de atender o cliente . 10 – Braços cruzados Braços cruzados passam a mensagem de que o vendedor não está aberto para conversar, ele está “fechado”. Por conta dessa posição, pode ser até que o cliente nem chegue a entrar na loja, pois ele já sabe que não vai ser bem recebido.

11 – Postura errada Quando o vendedor inclina muito as costas para trás, pode passar a imagem de arrogante. Já se ele se inclina muito para frente, pode se mostrar agressivo. Ter uma postura correta é fundamental para que o cliente se sinta à vontade na companhia do atendente da loja . 12 – Ombros caídos Uma pessoa com ombros caídos passa as seguintes mensagens: desânimo, tristeza, preguiça, fraqueza. Nenhuma dessas imagens irão ajudar seus vendedores. Cabeça erguida e ombros firmes é a linguagem corporal certa para quem quer ter sucesso em vendas.

14 – Mãos no bolso , entrelaçados, na cintura ou nas costas Às vezes, pode ser difícil saber o que fazer com as mão, não é mesmo? Mas ao colocar as mãos no bolso de forma mais firme, colocar a mão na cintura ou nas costas, o vendedor vai passar a imagem de dureza, de tensão. A não ser que uma dessas seja sua pose natural,  a melhor opção é sempre deixar as mãos naturalmente livres, na lateral do corpo.

15 – Aperto de mão muito fraco ou muito forte A forma como você aperta a mão do outro pode passar mensagens bem claras: se o aperto é muito forte, você está sendo agressivo, muito intenso; e se o aperto é muito fraco, você é preguiçoso, desinteressado. Nenhuma dessas imagens é benéfica para o vendedor. Um aperto de mão na medida é fundamental para conquistar a confiança do cliente.

No geral: Coçar o ouvido significa que ela não quer mais ouvir o que você está dizendo. Pare e reavalie . Coçar o nariz indica que algo não está cheirando bem ou ela está escondendo a boca como defesa ao que está querendo dizer . Coçar o olho indica que ela não quer mais ver esta situação. Pergunte a opinião dela e mude o rumo da conversa . Coçar a lateral da face indica dúvida ou incômodo. Seja mais gentil e deixe ela falar .

Coçar a testa significa vergonha em relação ao assunto em questão. Seja solidário e amenize a situação. Coçar atrás da orelha significa "pulga atrás da orelha", ou seja, há um fator de incômodo e cada situação pede uma saída diferente. Coçar o queixo significa análise de conteúdo, mas ainda não decidiu. Melhore a sua fala e dê o melhor de si. Coçar o centro da face, de uma forma geral, indica dúvida forte. Pergunte a opinião dela e reavalie sua fala .

Coçar o topo da cabeça indica constrangimento por não saber bem como agir diante da situação. No curso de Leitura Corporal ensinamos o significado de cada um dos dedos nestas regiões, pois o diagnóstico muda com cada um deles, sendo este artigo apenas uma forma de mostrar indicativos do significado e o que fazer a respeito.   Fonte: Livro Leitura Corporal - Aprenda a ler no corpo o que o outro pensa!.