A pesquisa foi elaborada no intuito de contextualizar a arte visual na Serra da Capivara – São Raimundo Nonato /Piauí, dando relevância aos desenhos nos sítios arqueológicos. A partir dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e indicações da guia Marília, voltamos a nossa at...
A pesquisa foi elaborada no intuito de contextualizar a arte visual na Serra da Capivara – São Raimundo Nonato /Piauí, dando relevância aos desenhos nos sítios arqueológicos. A partir dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e indicações da guia Marília, voltamos a nossa atenção aos desenhos rupestres na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, seguindo os preceitos do trabalho etnográfico na região.
Size: 13.26 MB
Language: pt
Added: Dec 10, 2011
Slides: 23 pages
Slide Content
A TOCA DO BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA Serra da Capivara – São Raimundo Nonato / PI UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS III COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO EM MULTIMEIOS TURMA: 2010.2 / 2009.2
A pesquisa foi elaborada no intuito de contextualizar a arte visual na Serra da Capivara – São Raimundo Nonato /Piauí, dando relevância aos desenhos nos sítios arqueológicos. A partir dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e indicações da guia Marília, voltamos a nossa atenção aos desenhos rupestres na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, seguindo os preceitos do trabalho etnográfico na região. A Toca do Boqueirão da Pedra Furada é considerada o sítio mais importante das três Américas devido ao achado arqueológico da fogueira – com datação aproximada de 100 mil anos – e um dos mais importantes do mundo, devido ao achado da machadinha (artefato de pedra polida e restos de cerâmica, um artefato semelhante foi encontrado no Chile). A maioria das pinturas rupestres representa, possivelmente: danças, rituais, cenas de sexo, caça e parto; elas possuem uma datação de aproximadamente 12 mil anos.
Para tanto, ele pode ser considerado um monumento da pré-história. Grupos humanos durante milênios pintaram em suas paredes, criando um verdadeiro registro de sua cultura. Alguns símbolos são da tradição nordeste por apresentar movimento nas imagens com traços mais bem elaborados, cores diferenciadas produzidas ao contrário de outras pertencentes à tradição agreste. A síntese visual de uma história escrita, por volta de 29 mil anos, sobreviveu a violentas alterações climáticas e, hoje, encanta os visitantes.
Vista panorâmica da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um dos principais cartões postais da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato – PI.
Em meio às figuras encontradas, destaca-se o símbolo do parque representado por duas capivaras (capivara mãe e seu filhote – ao centro da foto) com técnicas distintas e bem elaboradas. O desenho contém também animais possivelmente da mega fauna, juntamente com a presença humana (caça ).
Conhecido como “a cena do beijo”, essa ilustração poderia expressar uma relação afetiva .
Registro elaborado por seres humanos que, ao longo dos anos, passaram pelo local e marcaram novas temáticas sobrepostas às pinturas já existentes. Desenhos com quatro cores: vermelho, branco, cinza e amarelo.
Traços geométricos numa suposta tentativa de ilustrar o relevo da região da Toca do Boqueirão, onde alguns grupos passaram.
Vista noturna da área onde se encontram as pinturas rupestres na Toca do Boqueirão da Pedra Furada.
Amanda Santos da Costa Silva (2010.2) Cátia Regina Lopes da Silva (2010.2) David Werson da Cunha Câmara (2010.2) Hugo T rindade(2009.2) Maria Aucilania Soares da Silva Lopes (2010.2) Mário Alves (2009.2) Maurício Fidalgo (2009.2) Ricardo Sousa Soares (2010.2) COMPONENTES