Quando surgiu Origem Características Estilos e fases Principais autores Influências Contexto Abstracionismo no Brasil Uso na Publicidade Arquitetura Esculturas Abstratas Análise / Explicativa
Introdução Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada...
Contexto : Movimento da Arte Moderna Quando : Século XX Origem : Europa (Alemanha e Rússia) As primeiras manifestações abstratas surgiram no período Neolítico, e na Idade Média.
A arte abstrata revela liberdade na criação de formas livres (informal) ou rigorosas (geométrica), cores ritmos, texturas, resultantes do mundo interior do artista.
Ausência de relação imediata entre suas formas e cores Compreensão da pintura como meio de emoções intensas Agressividade Espontaneidade Automatismo Uso de meios não tradicionais (pincéis trincha, espátulas, etc.). Técnica utiliza pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído. Características
Fases na arte abstrata - Abstracionismo informal - Tachismo - Orfismo - Raionismo - Abstracionismo geométrico 1) Neoplasticismo 2) Suprematismo
Principais Autores
Wassily Kandinsky (1866-1944) O artista russo foi o primeiro representante da arte abstrata, expôs suas teorias no livro Espiritual na arte. Para ele interessava numa obra de arte que falasse mais à alma que os olhos. Considerava a música como uma propriedade do ser humano e procurou o relacionamento existente entre a cor e os sons.
Primeira Aquarela Abstrata da arte moderna (1910)
Quadrado Negro (1923)
COMPOSIÇÃO VIII ( 1923 )
Élan Tempéré (1944) Último quadro pintado por Kandinsky
Mondrian (1872 - 1944) No abstracionismo geométrico destaca-se a figura do holandês Mondrian . Sua teoria é baseada no dualismo horizontal-vertical, no ângulo reto, no uso exclusivo das três cores primárias e dos tons: preto, branco e cinzento.
Composição com cinza e luz marrom ( 1918 )
Composição com vermelho, amarelo e azul ( 1921)
O intuito dessa imagem era criar Nova York de acordo com as cores primarias, sempre “obedecendo” sua figura geométrica.(1941)
Malevich (1878-1935) Malevich pintor russo, é um dos maiores expoentes da arte abstrata geométrica. Fundador da corrente suprematista, que levou o abstracionismo geométrico à simplicidade externa, foi o primeiro a usar elementos geométricos abstratos.
As composições se articulam com base em elementos mínimos: a linha reta, círculo, o retângulo, o quadrado e a cruz, e as cores primárias - azul, vermelha e amarela, além da preta, branca e cinza.
Quadrado Negro Sob Fundo Branco (1914)
Quadrado Branco Sob Fundo Branco ( 1918 )
Supremo ( 1920 )
Interpretação de uma Obra Abstrata Improviso XIX
Influências Abstracionismo no Brasil Pioneiros na Abstração no Brasil Cícero Dias Lygia Clark
Pernambucano de Escada, Cícero Dias estudou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, para ser arquiteto, mas logo é seduzido pela Pintura. (1907 – 2003 ) Cícero Dias (1907-2003)
Composição abstrata de 1982
O Abismo de Verduras (1950) Uma das obras mais famosas de Cícero
Lygia Clark (1920 – 1988) Mineira, Lygia Pimentel Lins foi pintora e escultora. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1947, e iniciou seu aprendizado artístico com Burle Marx.
Sem Título (1957)
Bichu ( 1957) As pessoas poderiam dobrar e desdobrar como quisessem
Escadas (1951)
Uso na Publicidade
Arquitetura Distanciados de todo academicismo, os arquitetos do chamado Movimento Moderno deixaram para trás as tendências históricas, para criar uma arquitetura isenta de referências ao passado. Surgiu assim uma arquitetura racional, de formas geométricas puras, que revalorizou o espaço e a funcionalidade, com edifícios simples, de grandes superfícies transparentes. As grandes cidades, a especulação financeira e os novos materiais favoreceram esta nova arquitetura.
Casa Kaufmann ou Casa da Cascata. Frank Lloyd Wright. Bear Run, Pensilvânia . (1935 )
Museu Guggenheim (vista do interior). Frank Lloyd Wright. Nova York.
Catedral e estátuas dos apóstolos. Oscar Niemeyer. Brasília.
Escultura CONSTANTIN BRANCUSI foi o pioneiro da escultura abstrata, onde as formas são mais despojadas, liberta das aparências de superfície, onde se explora e revela a beleza e natureza dos materiais utilizados. A escultura abstrata se caracterizou pelo afastamento dos moldes naturalistas, em favor da representação das formas geométricas puras, mais racionais, ou as simbólicas, consideradas uma síntese das formas orgânicas. É preciso, no entanto, falar de peças, objetos e instalações, já que o tridimensional se desenvolveu a partir da combinação de materiais completamente alheios aos que a escultura havia conhecido até então
Primeiro grande trabalho de CONSTANTIN BRANCUSI "O Beijo" - 1908. "O pássaro no espaço" , em bronze polido
"A Coluna Infinita" - 1937, em metal dourado e com mais de trinta metros de altura. Gnomon III . Eduardo Chillida . (1984)
Mãe reclinada e filho . Henry Moore Henry Moore
1-Quando se iniciou de fato o abstracionismo? 2-Onde teve início a essa grande peculiaridade? 3- Quem deu início ? *Prêmio, 2 quadros abstratos. Dinâmica*
Respostas 1-Mais precisamente no século XX. 2-Alemanha ( Europa ) 3- Kandinsky
Bibliografia Sua Pesquisa . Disponível em <www.suapesquisa.com> Acesso em 20 de julho de 2011. Girafa Mania. Disponível em <www.girafamania.com.br> Acesso em 19 de julho de 2011. Lygia Clark. Disponível em <www.lygiaclark.org.br> Acesso em 20 de julho de 2011. Itau Cultural. Disponível em <www.itaucultural.org.br> Acesso em 21 de julho de 2011. Portal São Francisco. Disponível em <www.portalsaofrancisco.com.br> Acesso em 19 de julho de 2011. Educação Uol . Disponível em < www.educacao.uol.com.br/artes/abstracionismo.jhtm> Acesso em 18 de julho de 2011. Raul Mendes Silva. Disponível em <www.raulmendesilva.pro.br/projetobrasil/pag001.shtml> Acesso em 21 de julho de 2011. Mestres Folha . Disponível em <www.mestres.folha.com.br/pintores/18/obras.html> Acesso em 20 de julho de 2011. BATTISTONI Fillho , Duílio - PEQUENA HISTÓRIA DA ARTE – 8ª Edição – Papirus Editora STRICKLAND, Carol Ph. D. - ARTE COMENTADA: DA PRÉ HISTÓRIA AO PÓS-MODERNO – Tradução Angela Lobo de Andrade – Editora Ediouro – 1999 LAMBERT, Rosemary. - A Arte do Século XX – Círculo do Livro ( 1981).