agropecuária- impactos ambientais, desmatamentos e queimadas, agrotóxico, soluções e etc.
Size: 73.93 KB
Language: pt
Added: Jul 19, 2017
Slides: 6 pages
Slide Content
Agropecuária Impactos ambientais
O Desmatamento e queimadas O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos. As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.
Compactação do solo A compactação do solo é gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano por duas vias: fermentação entérica e dejetos animais, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.
Agrotóxico Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, são destinados a matar, controlar ou combater pragas; conservar e amadurecer alimentos, o uso continuado das substâncias gera a resistência das pragas, ocasionando a utilização de doses cada vez maiores.Com o aumento de seu uso, o homem contamina os alimentos e o meio ambiente. Os agrotóxicos contaminam o solo devido a sua aplicação direta antes ou depois do plantio, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, também podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.
Erosão A erosão é o arrastamento das partes constituintes do solo, através da ação da água ou do vento, colocando a terra transportada em locais onde não pode ser aproveitada pela agricultura. Pela erosão o solo perde não só os elementos nutritivos que possui, como também os constituintes do seu corpo, logo um terreno fértil em que a erosão atuar acentuadamente se tornará pobre e apresentará baixa produção agrícola. Os processos erosivos podem atingir tamanhas proporções que podem gerar terríveis conseqüências econômicas e sociais, como a destruição de patrimônios naturais, passivos ambientais, e enormes prejuízos econômicos aos cidadãos, à administração pública e às atividades privadas.
Agropecuária equilibrada Diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio , por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade. O Planejamento Rural pode trazer uma série de benefícios econômicos ao produtor, por exemplo, a diminuição dos custos com fertilizantes e reformas de terra, a não-geração de um passivo ambiental que seria oneroso para remediar e etc , ou seja, a produção pode ficar mais fácil e mais barata.O sucesso de uma exploração agropecuária equilibrada depende, em grande parte, da investigação e controle dos aspectos referentes aos agentes causadores da erosão, como as chuvas e certos atributos do solo que, pela ação antrópica , podem favorecer ou dificultar o processo erosivo.