Amiotrofia Muscular Espinhal - Revisão

sandrolima70 2,378 views 22 slides Nov 23, 2016
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

É uma doença degenerativa, de herança autossômica recessiva, muito raramente de herança autossômica dominante e recessiva ligada ao sexo, que acomete os motoneurônios dos cornos anteriores da medula espinal.


Slide Content

Amiotrofia muscular espinhal Revisão

Conceito É uma doença degenerativa, de herança autossômica recessiva, muito raramente de herança autossômica dominante e recessiva ligada ao sexo, que acomete os motoneurônios dos cornos anteriores da medula espinal.

Causa O mecanismo genético da doença está ligado à deleção ou à mutação no gene SMN1 ( survival motor neuron = a sobrevivência do neurônio motor ). O que ocorre é a perda progressiva dos motoneurônio s das extremidades anteriores da medula e do tronco cerebral. As células remanescentes encontram-se em vários estágios de degeneração.

Tipos de AME Infantil ou aguda (AME tipo 1) Intermediária (AME tipo 2) Juvenil (AME tipo 3). Alguns trabalhos têm delineado uma 4 a forma, que seria a adulta (AME tipo 4), em que os sintomas se iniciam após os 30 anos de idade.

AME tipo 1 (grave) Doença de Werdnig-Hoffmann , Tem início até os 6 meses de idade. A maioria dos músculos são acometidos pelo processo de atrofia neurogênica ou secundária, sendo poupados apenas o diafragma, os músculos das extremidades e os músculos oculares. Contraturas musculares instalam-se rapidamente. Não se sentam sem apoio O óbito ocorre por volta dos 2 anos de idade por infecção respiratória devido à paralisia dos músculos intercostais ou bulbares.

Tipo 1 Hipotonia Abaulamento das costelas Sentar com apoio

AME tipo 2 (intermediária) Tem início até os 18 meses de idade Conserva a habilidade para sentar, embora não chegue a andar. Apresenta grave quadro amiotrófico e deformidades esqueléticas. Podem ocorrer atrofia e fasciculação de língua. Tremor irregular, que é mais facilmente evidenciado na hiperextensão das mãos e dos dedos. Na segunda década de vida a progressão se acelera e o quadro torna-se altamente limitante, com risco letal.

Tipo 2 Sentar sem apoio

AME tipo 3 (benigna) Com início após os 18 meses de idade, Apresenta acometimento proximal da cintura pélvica e, posteriormente, da cintura escapular. Os pacientes adquirem a posição ortostática e deambulam com limitação motora variável. A doença pode progredir rapidamente na adolescência, levando à invalidez na segunda década de vida.

  Incidência e prevalência A AME é considerada a segunda doença neuromuscular mais freqüente da infância e apresenta incidência de 1 para 10.000 nascidos vivos.

Quadro clínico Hipotonia grave: evidente nos primeiros meses de vida (tipos I ou II). Fraqueza e atrofia muscular simétrica (predominante na musculatura proximal e nas cinturas pélvica e escapular). Tremor de dedos e mãos. Fasciculaça ̃o da musculatura da língua. Reflexos tendíneo s abolidos ou diminuídos. Em estágios mais avançados, contraturas de alguns grupos musculares. O diafragma e os músculos extraoculares permanecem íntegros antes de estágios avançados da doença e não existe comprometimento do sistema sensorial.

Tratamento Fisioterapêutico

AME tipo I – Fisioterapia Suporte Nesse tipo, o tratamento fisioterápico é de manutenção, sendo realizadas mobilizações passivas, estimulando o controle cervical, o rolar, o sentar e dando ênfase principalmente à parte respiratória. Utilizam-se técnicas HB como drenagem postural, vibração e aspiração.

AME tipo II - Fisioterapia Estimulação de atividades motoras: rolar, postura de gato (sobre o rolo) e com o passar do tempo a criança passará a realizar as atividades, mesmo com dificuldade. Alongamentos passivos. A manutenção de força deve ser estimulada com exercícios ativos, dentro das limitações de cada paciente e sempre utilizando uma atividade lúdica. Uso de incentivadores respiratórios de fluxo linear para a manutenção da capacidade vital, a eliminação de secreções brônquicas e a melhor eficácia do mecanismo de tosse.

AME tipo III - Fisioterapia Manter a força muscular: por meio de exercícios ativos resistidos, exercícios com peso de aproximadamente 500g ou 1kg, dependendo da força muscular de cada paciente Alongamentos ativos ou passivos; orientação de posturas adequadas no leito, posição sentada e demais atividades de vida diária previnido deformidades. Manter ou aumentar a capacidade respiratória: correção da postura do tronco, mantendo-o ereto e evitando posições sentadas prolongadas; exercícios respiratórios associados à cinesioterapia ou a aparelhos. Estimular equilíbrio estático: utilizando a prancha de equilíbrio nas posturas sentada, em pé e andando e equilíbrio de tronco utilizando a bola suiça .

Referências FILHO, MAIA, Heber Souza. Série Soperj - Neurologia - Pediatria . Guanabara Koogan , 09/2014. VitalSource Bookshelf Online. MELO-SOUZA, Sebastião de, PAGLIOLI NETO, Eliseu, CENDES, Fernando. Tratamento das Doenças Neurológicas, 3ª edição. Guanabara Koogan , 03/2013. VitalSource Bookshelf Online. CHAVES, Anna Carolina Xavier e et (coord.). Doenças Neuromusculares - Atuação de Fisioterapia - Guia Teórico e Prático. Roca, 09/2012. VitalSource Bookshelf Online.

O que você acha de estudar com O CAMPEÃO BRASILEIRO DE MEMÓRIA ? Parece surreal, mas basta apertar um botão abaixo e você terá este acesso ao Curso Avançado de Estudo, Memorização e Concentração, Método Renato Alves ensina técnicas de estudo para triplicar a velocidade do seu aprendizado e melhorar a sua capacidade de retenção. O treinamento consiste em VÍDEO-AULAS 100% PRÁTICAS divididas em 8 módulos. VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Assistir aulas, reuniões e palestras completas sem precisar fazer anotação. Memorizar rapidamente textos, códigos, idiomas, fórmulas, tarefas e agenda. Gravar matérias em memórias de longa duração e lembrar-se quando precisar. Reduzir em até 80% o tempo gasto nos estudos método aprovado por pedagogos. Lembrar-se facilmente o nome e rosto das pessoas e clientes que conheceu. E muitas outras técnicas úteis para sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

VOCÊ AINDA GANHA TRÊS BÔNUS EXCLUSIVOS: BÔNUS 1 - Palestra sobre Foco e Alta Concentração para maior Produtividade, uma das palestras mais elogiadas em eventos empresariais de liderança do país. BÔNUS 2 - Um exemplar do livro Não Pergunte se ele Estudou. Guia completo indispensável para estudantes de todas as idades. O livro será enviado pelos Correios. BÔNUS 3 - Kit de Emergência para Provas É um conjunto de técnicas diferenciadas, desenvolvidas por Renato Alves, para usar em provas e avaliações de curto prazo garantindo a nota que você precisa. Ideal também para apresentações de trabalhos e seminários em sala de aula.

Então tome uma decisão sábia e aprenda com ninguém menos que o Campeão Brasileiro de Memória , Renato Alves . Esta oferta é por tempo limitado ou até acabarem os livros em estoque. Clique e Acesse Imediatamente Método Renato Alves - 18 anos de Excelência em Memorização. ★ COPIE E COLE O LINK ABAIXO NO SEU NAVEGADOR PARA SABER MAIS! ★ LINK: http://bit.ly/Curso-Estudo-Memorizacao