ANGELOLOGIA.ESTUDO SOBRE OS ANJOS E CURIOSIDADESpptx
pibdailhadasflores
8 views
11 slides
Apr 20, 2025
Slide 1 of 11
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
About This Presentation
NESTE MATERIA VOCÊ APRENDERÁ UM POUCO MAIS ACERCA DOS ANJOS: SUA NATUREZA, CRIAÇÃO E SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS.
Size: 109.44 KB
Language: pt
Added: Apr 20, 2025
Slides: 11 pages
Slide Content
O homem convertido pode perder a salvação ? Não, em hipótese alguma! A salvação não é uma dadiva que Deus dar e toma dependendo do comportamento humano, ela é eterna para aqueles que a alcançaram. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação. Portanto, quem é genuinamente convertido a Jesus Cristo tem a salvação garantida Nele e ela é eterna. Dt 30.15-20; Jo 15.16; Rm 8.35-39; 1Pe 5.10 Jo 3.16,36; Jo 10.28,29; 1Jo 2.19 Mt 24.13; Rm 8.35-39 Jo 10.28; Rm 8.35-39; Tt 2.11; Jd 24.
SOTERIOLOGIA Angelologia é um ramo da teologia que estuda os anjos .
Quem são os Anjos . A expressão “anjo” vem de uma palavra de origem hebraica, a palavra mal’ak , cujo significado é “ mensageiro” . Eles são seres espirituais puros, incorpóreos, racionais, morais, imortais e assexuados. São ministros de Deus que trabalham a todo momento de acordo com a vontade Dele. ( Ap 19. 9-10; Hb 1.14) Não existem desde sempre, fazem parte do universo que Deus criou. (Ne 9.6, 148.2,5, Cl 1.16).
Quando os anjos foram criados? A Bíblia não nos revela o tempo exato de sua criação, mas, nos dar a entender que talvez se deu antes da criação do homem. Pois, na narrativa de Gêneses acerca da criação, em nenhum momento aparece qualquer menção quanto a criação deles. Gn. 2:1 Apenas pistas de que talvez possa ter acontecido no primeiro dia ou antes. Vamos analisar o texto: “ No princípio Deus criou os céus e a terra. ( Gn 1.1) E imediatamente lemos que: “Era a terra sem forma e vazia”. ( Gn 1.2) Sem menção dos céus nesse segundo versículo. Isso sugere quem sabe que o estado inabitável da terra esteja em contraste com os céus, onde, talvez, Deus já criara seres angélicos e lhes atribuíra diversas funções e hierarquias . Porém, posteriormente, eles já aparecem a serviço de Deus.
Há hierarquia e ordem entre os anjos ? As Escrituras indicam que existe hierarquia e ordem entre os anjos. Um deles, Miguel, é dito “arcanjo” em Judas 9, título que indica soberania ou autoridade sobre outros anjos. É chamado “um dos primeiros príncipes” em Daniel 10.13. Miguel parece também ser o líder do exercito angélico: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram” ( Ap 12.7-8). E Paulo nos diz que o Senhor, “ouvida a voz do arcanjo” (1Ts 4.16), descerá do céu. As Escrituras, porém, não nos dizem se isso significa que Miguel é o único arcanjo ou se há outros.
Existem outros tipos de seres celestiais ? As escrituras dão nome a outros três tipos de seres celestiais. Quer os consideremos tipos de anjos, quer seres celestiais distintos dos anjos, são de qualquer forma criaturas espirituais que servem e adoram a Deus. São eles : Os “querubins” – No hebraico o termo “ querub ” aparece com o sentido de “guardar, cobrir”. Os Querubins são uma classe especial diretamente relacionados com o trono de Deus. A Bíblia declara que Deus habita entre os querubins. (1 Sm 4.4; 2 Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16) “E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo... O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra .”...
Foram eles que receberam a tarefa de guardar a entrada do jardim do Édem ( Gn 3.24), diz-se frequentemente que o próprio Deus está entronizado acima dos querubins, ou viaja com os querubins por carro ( Sl 18.10; Ez 10.1-22). Sobre a arca da aliança no Antigo Testamento havia duas imagens de ouro de querubins, com suas asas estendidas por sobre a arca, e era ali que Deus prometia vir habitar no meio do seu povo: “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” ( Êx 25.22).
Os “serafins” – Esse vocábulo deriva do hebraico “ saraph ” que significa “ardente, refulgente ou brilhante”. Segundo a Bíblia, eles estão envolvidos diretamente no serviço de adoração ao Deus Todo-Poderoso. Eles são mencionados somente em Is 6.2-7, onde continuamente adoram ao Senhor e clamam uns para os outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 6:3
Os “seres viventes” – Ezequiel e Apocalipse nos falam deles, que circundam o trono de Deus ( Ez 1.5-14; Ap 4.6-8) Com os seus semblantes de leão, boi, homem e águia, representam os seres mais poderosos de partes diversas de toda a criação divina (animais selvahens , animais domésticos, seres humanos e pássaros) e adoram a Deus continuamente Dia e noite repetem sem cessar: "Santo, Santo, Santo é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir". Apocalipse 4:8
Quantos anjos existem ? Embora as Escrituras não nos deem o número de anjos que Deus criou, é aparentemente um grande número. Lemos que Deus no monte Sinai “veio das miríades dos santos; à Sua direita, havia para eles o fogo da lei” ( Dt 33.2). Também sabemos que “os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares” ( Sl 68.17). Quando adoramos, nos achamos na presença de “incontáveis hostes de anjos” ( Hb 12.22). Seu numero é ainda mais assombrosamente enfatizado em Ap 5.11, onde declara João: “vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo numero era de milhões de milhões e milhares de milhares”. Essa expressão indica um numero incrivelmente grande (do ponto de vista humano) – uma congregação inumerável de seres angélicos louvando a Deus.
A Bíblia menciona nomes de Anjos específicos ? Só dois anjos são denominados especificamente na Bíblia. Miguel e Gabriel. Miguel é mencionado em Judas 9, Apocalipse 12.7-8, e em Daniel 10.13, 21 onde é chamado “Miguel, um dos primeiros príncipes” (v. 13) . O anjo Gabriel é mencionado em Daniel 8.16 e 9.21 como mensageiros que vem de Deus para falar ao profeta. Gabriel também se identifica como mensageiro de Deus a Zacarias e a Maria em Lc 1, em que o anjo responde a Zacarias: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus” ( Lc 1.19). Depois lemos: “No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, dfa parte de Deus para uma cidade da Galiléia , chamada Nazaré, a uma viajem [...] a virgem chamava-se Maria” Lc 1.26-27. Jd 9.