Angiospermas

fatimacomiotto 14,535 views 23 slides Jul 17, 2011
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Caracterísitcas gerais das Angiospermas


Slide Content

ANGIOSPERMAS FÁTIMA COMIOTTO

Características gerais Plantas dominantes do ambiente terrestre; Há espécies de grande e pequeno porte; São plantas vasculares; Possuem Flores, Frutos e Sementes; Há aproximadamente 250 mil a 400 mil espécies; Não precisam da água para a reprodução; Seu sucesso evolutivo está que as flores possuem ovário, o qual desenvolvera em um fruto;

REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS flor Órgão responsável pela reprodução. Partes de uma Flor Completa : Pedúnculo ou pedicelo – eixo de sustentação da flor. Receptáculo – dilatação apical do pedúnculo, onde estão inseridas as peças florais; Cálice – conjunto de folhas modificadas, geralmente verdes, denominadas sépalas;

Corola – conjunto de folhas modificadas, geralmente coloridas, denominadas pétalas. Androceu - estrutura de reprodução masculina, constituídas de estames; Gineceu – estrutura de reprodução feminina, constituída pelo carpelo ou pistilo. Verticilos protetores da flor – perianto = cálice e corola.

Flor completa Gineceu Androceu

Estames – esporófilo masculinos Estames - formam o Androceu Constituição: Filete – sustenta a antera. Antera – porção dilatada do filete e que abriga os sacos polínicos, ou microsporângios .

Formação do grão de pólen Saco Polínico Células diplóides (2n) Células mãe dos micrósporos Meiose origina 4 micrósporos (n) mitose origina 2 núcleos, um vegetativo e outro reprodutivo (grãos de pólen).

CARPELOS – ESPORÓFILOS FEMININOS CONSTITUIÇÃO: Estigma – porção apical, onde o pólen é depositado na polinização; Estilete – eixo de sustentação do estigma; Ovário – porção basal globosa que produz e armazena óvulos.

Cada óvulo é um Megasporângio que produz megásporo . Megasporângio - células-mãe de megásporo (2n) Meiose 4 células (n) - 3 degeneram e 1 é funcional o núcleo (n) sofre 3 mitoses origina 8 núcleos (n) Apenas um forma a oosfera que é o gameta feminino.

Etapas do processo reprodutivo Polinização – primeira etapa. Permite a reprodução sexuada. Consiste no transporte do grão de pólen da antera até o estigma. Germinação do pólen – o grão de pólen emite um prolongamento – tubo polínico – que cresce através do estilete, em direção a micrópila do óvulo. O núcleo reprodutivo origina dois núcleos espermáticos haploides. Fertilização – união de um dos núcleos espermáticos com a oosfera, resultando a formação do zigoto, que por mitoses fora o embrião da planta.

Após a fertilização: O óvulo origina a semente. O ovário origina o fruto.

CICLO REPRODUTIVO

Agentes Polinizadores nas Angiospermas

Frutos Função – proteção e dispersão da semente. Partes: Pericarpo e semente -Pericarpo - Epicarpo , Mesocarpo, Endocarpo.

Classificação dos fruto TIPOS DE FRUTOS EXEMPLOS Carnoso Baga – apresenta sementes livres, isto é, sem caroço Laranja,melancia, mamão, uva e tomate Drupa – as sementes se encerram num caroço Pêssego, azeitona, manga e abacate Secos Cariopse – a semente é conscrescida com o pericarpo, isto é, intimamente aderida a ele. Milho, trigo, arroz Arquênio – uma semente ligada ao fruto por um ponto. Girassol, castanha de caju Vagem ou legume – fruto deiscente – aquele que abre para liberar as sementes através de duas fendas longitudinais feijão., soja, ervilha.

Pseudofrutos São estruturas carnosas que se desenvolve a partir de outras partes da flor, além do ovário. Exemplos: Maçã e Pêra – a parte comestível corresponde ao receptáculo floral. Caju – a parte comestível corresponde ao pedúnculo floral. No morango, figo e abacaxi – a parte carnosa é representada pelo receptáculo desenvolvido.

No morango os frutos são os pontinhos escuros; No abacaxi os frutos situam-se na “casca”; No figo são as estruturas chamadas de popularmente de sementes;

SEMENTES Representa o óvulo fecundado e desenvolvido. Partes Tegumento ou casca – envoltório protetor da semente; Embrião – responsável pela formação da nova planta; Endosperma ou albúmen – acumula substâncias destinadas à nutrição do embrião

23 Embrião Composto por: Radícula – dará origem a raiz Caulículo – origina a porção apical do caule. Cotilédone – associado a nutrição das células embrionárias que se multiplicam para a formação da nova planta
Tags