Antes do circo: Antes de chegarem ao Circo, passam por meses de tortura, que começa na captura no seu habitat natural. São lançados , arrastados e muitas vezes até alvejados para caírem feridos. E são transportados (traficados) em jaulas pequenas e apertadas .
A domesticação do animal passa por: Tareias diárias; Deitarem-se sobre os próprios excrementos; Serem privados de alimentação e água; Até que seu “espírito seja quebrado” e passem a obedecer.
Os elefantes de circo S ofrem de problemas nas patas por falta de exercício. No circo os elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro ou ficam enjaulados em condições extremas de maus tratos.
O comportamento destes animais altera-se ao longo do tempo. Mexer constantemente a cabeça e andar num “vaivém” são as causas mais frequentes do stress do cativeiro!
Os leões e tigres de circo Os “treinamentos” consistem em: Serem dominados pelo fogo e pelo chicote golpeados com barras de ferro e queimados na testa . Isso é praticado dezenas de vezes para nunca mais se esquecerem da dor, e ficarem com medo do “treinador”.
Os ursos de circo Partem o nariz durante o seu treino. As suas patas dianteiras são queimadas, para os forçar a ficar sobre as duas patas. São obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. Muitos têm as garras e presas arrancadas. Já foi constatado um urso com 1/3 da sua língua cortada.
Ursos cativos apresentam comportamento atípico, como andar de um lado para o outro. Alguns auto mutilam-se, batendo com a cabeça nas grades da jaula e mordendo as próprias patas. Ficam confinados sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças São obrigados a suportar mudanças climáticas bruscas, viajar milhares de quilômetros sem descanso
Os chimpanzés de circo Os chimpanzés: Têm as suas presas arrancadas; Recebem pouca alimentação para que não cresçam muito; Ficam acorrentados por longos períodos, no escuro; Recebem banhos gelados; Choques elétricos; São espancados;
Depois de alguns anos no circo os animais vão para abate ou em alguns casos, como os macacos, vão para animais de estimação…