Animais Ovíparos Apresentado por: Natanael Passos Turma: ½ Ano “A”
Oviparidade?? Ovi + paridade Ovos paridos Oviparidade é uma fase na qual os animais põem ovos. Esses ovos são liberados para o ambiente externo. Animais ovíparos apresentam fertilização interna ou fertilização externa. Mas o desenvolvimento do embrião ocorre externamente.
Fecundação interna (TERRESTRE): As fêmeas já botam os ovos com os gametas masculinos presentes (Ovos já fertilizados). ( ex : aves, crocodilos, além de algumas espécies de peixes, lagartos e cobras. Fecundação Externa (AQUÁTICA): Durante a fecundação externa, a fêmea deposita seus ovos no meio ambiente para o macho liberar os espermatozoides sobre eles. Nessa reprodução são gerados muitos gametas masculinos e femininos, garantindo a sorte do encontro casual entre eles e dando origem a um número maior de zigotos.
Reprodução e Fertilização
Problemas da oviparidade Na reprodução externa, o número de filhotes que chegam a fase adulta é muito baixo. Pois, grande parte das espécies ovíparas abandona seus ovos após a postura ( oviposição ), muitos deles são comidos por predadores (estando dentro ou fora do ovo). Como exemplo podemos citar as tartarugas marinhas, estimasse que de cada 1000 ovos, apenas 2 chegarão a vida adulta.
Curiosidades!!
As baratas possuem uma estratégia de reprodução eficiente. Esse inseto deposita um tipo de bolsa formada por uma camada espessa chamada de ooteca . Em cada estrutura dessa possui cerca de 20 a 25 ovos e, dependendo da espécie, uma barata pode colocar de 4 a 51 ootecas cheia de ovos.
Os únicos mamíferos capaz de produzir ovos são ornitorrincos e equidnas . Só podemos encontrá-los na Austrália e em algumas zonas da África. Estes seres colocam ovos, mas diferente do restante dos animais ovíparos, alimentam suas crias com leite e também têm pelos.
Resumão dos Ovíparos: Os animais ovíparos produzem ovos que amadurecem e eclodem depois de expulsos do corpo materno; Os ovos podem ser botados já fertilizados ou sem fertilizar; A fertilização pode ser interna ou externa; O desenvolvimento do embrião ocorre fora da fêmea (Ovo); O embrião recebe os nutrientes da gema do ovo; A probabilidade de sobrevivência é menor por causa dos predadores.
Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho Disciplina: Biologia Professor: Junior Estudante: Natanael Passos Tema: Animais Ovíparos Sites pesquisados: Trilha da veterinária http://www.usp.br/ Stoddi Perito animal Estudo pratico www.concursosnobrasil.com.br Grato pela atenção de vocês!! Tenha um excelente dia!