Antozoarios

ElizzaRibeiro 63 views 10 slides May 29, 2018
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

antozoarios sao animais invertebrados que possuem tentaculos, ofaringe e que podem ou nao procudizer um esqueleto de carbonato de calcio...


Slide Content

Antozoários

Os antozoários são animais invertebrados que possuem tentáculos, orofaringe (serve como boca e ânus) e que podem ou não produzir um esqueleto de carbonato de cálcio. Podem ser solitários ou viver em colônias e seu crescimento forma os famosos "recifes de corais".

Recife de corais

Anêmonas-do-mar, corais, gorgônias, penátulas e renilas. Maior táxon de Cnidária (mais de 6000 espécies). Solitários e coloniais. Somente pólipos (responsáveis pela reprodução assexuada e sexuada). Variam entre 0,5 cm e 1 m de diâmetro. Apresentam os três tipos de cnidas (única classe de Cnidária).

Corpo: coluna tubular com disco oral no ápice (boca no centro do disco oral). Coroa de tentáculos nas margens do disco oral. Base da coluna ampliado em disco pedal nos indivíduos solitários. Boca leva a uma faringe que se abre no celêntero. Sifonóglifes: pregas da boca que se estendem até o celêntero. Cíclides: poros presentes na coluna de algumas anêmonas.

Celêntero dividido em compartimentos por septos (dobramentos da gastroderme) que podem ser completos (que se ligam à faringe) ou incompletos (que não se ligam à faringe). Os tentáculos são formados de evaginações ocas da parede do corpo. Filamento septal: margem livre interna dos septos. Porta cílios, cnidócitos (nematocistos) e glândulas enzimáticas. Acôncio: filamento septal que se desenvolve no sentido contrário dos demais que pode atingir o exterior tanto pela boca quanto pelas cínclides.

Maioria carnívoros. Presas capturadas quando passam pelos tentáculos. Algas mutualísticas podem prover os cnidários com produtos fotossintéticos. Trocas gasosas e excreção são realizadas pelas paredes do corpo. Reprodução assexuada por fissão, fragmentação e brotamento é comum. Gonocócicos e hermafroditas. Gônadas ocorrem nos septos. Fertilização externa. Larva  plânula .

Fim ‘’ as espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças’’