Circuitos de hidráulica A hidráulica assim como a eletro-hidráulica são muito utilizadas dentro e fora das indústrias e nos mais diversos segmentos. Pode-se definir hidráulica como sendo o estudo da características e uso dos fluidos sobre pressão. Em sistemas hidráulicos, sempre haverá pressão quando o fluido estiver sendo bombeado com determinada vazão e haja uma resistência desse fluxo de óleo. Dessa forma, a bomba nunca gera pressão ao sistema, e sim somente vazão. A pressão se dá ao restringir essa vazão, ou seja, dificultando a passagem do óleo no sistema.
Circuitos de hidráulica
Circuitos de hidráulica Vazão Hidráulica: As unidades utilizadas na hidráulica são as mesmas da pneumática, porém é possível encontrar alguns equipamentos com unidades não muito comuns a nós:
Circuitos de hidráulica Caso precise realizar alguma conversão de unidades de vazão:
Óleo hidráulicos Os óleos hidráulicos à base de petróleo são os mais comuns e mais utilizados em sistemas hidráulicos. Geralmente, são adicionados aditivos aos óleos minerais para que mantenham uma característica desejada nos sistemas hidráulicos. Os óleos hidráulicos são meios de transmissão de energia, atuam como lubrificante e cria uma vedação entre as partes móveis. A compressibilidade do óleo é muito baixa comparada a do ar comprimido, pois é apenas de 0,5 a 2,0% a cada 70 bar, e isso de acordo com o tipo de fluido e a temperatura de trabalho.
Óleo hidráulicos Viscosidade A viscosidade é a medida da resistência ao fluxo e, assim, evita contato entre as partes móveis, efetuando uma boa lubrificação. Quando há um aumento da viscosidade, a resistência ao escoamento do óleo também aumenta e, com isso, dificulta o movimento deste fluido dentro dos componentes e tubulações hidráulicas. Por outro lado, se a viscosidade for muito baixa a lubrificação será comprometida, podendo haver contatos entre as partes metálicas.
Óleo hidráulicos Temperatura e Viscosidade A viscosidade de um óleo hidráulico varia conforme a temperatura, e o controle dessa temperatura é necessário para um bom funcionamento do sistema. O ideal é que o óleo hidráulico trabalhe com uma temperatura na faixa de 40°C e nunca ultrapasse os 65°C. Essa analogia de temperatura e viscosidade está diretamente relacionada à perda das propriedades dos óleos hidráulicos, que são projetados para trabalhar na faixa de temperatura definida.
Bombas hidráulicas As bombas hidráulicas têm por função succionar o óleo do reservatório e posteriormente dar vazão ao sistema hidráulico. As bombas de deslocamento não positivo : raramente são utilizadas em sistemas hidráulicos. Tais bombas são usadas para transferir fluidos e têm limitações quanto à pressão pela restrição do peso do fluido e atrito. As bombas de deslocamento positivo : têm como principal objetivo fornecer ao sistema um determinado volume a cada rotação ou ciclo. Essas bombas são as mais indicadas para aplicação de forças em equipamentos e máquinas diversas. Dentre os tipos mais usados na classificação das bombas de deslocamento positivos, estão as de engrenagem, de palhetas, de pistões radiais e axiais.
Sistemas hidráulicos
Sistemas hidráulicos Diferenças entre os filtros de óleo:
Simbologia A simbologia utilizada para identificar os componentes hidráulicos deve ser padronizada. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê algumas regras cujo objetivo é fazer com que essa padronização venha cada vez mais facilitar a leitura e interpretação de diagramas pneumáticos.
Simbologia
Simbologia
Função dos componentes Componentes aplicados: Reservatório Visor de nível Bomba hidráulica Acoplamento Motor elétrico Vacuômetro Rotâmetro Válvula limitadora de pressão Manômetro Filtro Válvula de retenção com Mola
Função dos componentes Para verificar o fluxo do fluido (quantidade de fluido), existe o rotâmetro (7), que vai passar a informação, de quantos litros de óleo estão passando por minuto. Para monitorar a pressão do fluido no sistema hidráulico, existe o manômetro (9), que indicará a pressão da linha de alimentação do sistema. O reservatório (1) é responsável por armazenar o fluido do sistema hidráulico, o visor de nível tem a finalidade de mostrar o volume do reservatório, o fluido é bombeado do reservatório (1) por meio da bomba (3), que está sendo tracionada por um motor elétrico (5), a transmissão da energia mecânica do motor elétrico (5) até a bomba é feita pelo acoplamento (4). O fluido deve ser bombeado para o sistema sem bolhas de ar, pois ele é prejudicial ao sistema. Quando uma bolha de ar estoura dentro do sistema acaba desgastando os componentes por causa da pressão elevada, para informar a ausência de ar no sistema existe o vacuômetro (6).
Função dos componentes Como sistema de segurança, é aplicada uma válvula limitadora de pressão (8), é regulada de acordo com a pressão desejada no sistema, o que fará com que o excesso de pressão seja direcionado para retornar ao reservatório. Quando o fluido retorna para o reservatório, ele passa por um filtro (10), que é responsável por reter partículas podendo contaminar o fluido, junto com o filtro existe uma válvula de retenção de mola (11) usada por questões de segurança no caso do filtro entupir, por falta de manutenção. Nesse caso, a pressão do fluido que retorna ao reservatório aumentará, empurrando a mola da válvula (11), dando passagem para o fluido retornar ao reservatório pela válvula (11), garantindo, assim, que não ocorra o excesso de pressão que poderá romper uma conexão.
Circuitos Hidráulicos Circuito 1: Válvula de centro aberto Circuito 2: Válvula de centro fechado
Circuitos Hidráulicos Circuito 3: Válvula de centro em tandem Circuito 4: Válvula de centro aberto negativo
Circuitos Hidráulicos Circuito 5: Controle de fluxo unidirecional Circuito 6: Controle de fluxo na saída
Circuitos Hidráulicos Circuito 7: Acionamento com válvula sequencial