Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias. A parte mais leve a terra é carregada pela água, enquanto a com maior densidade (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água (ou outro líquido) corrente é a levigação. Geralmente é mais comum ocorrer entre metais pesados, por isso cita-se acima o ouro.
Um método de levigação que é conhecido pelos garimpeiros é a churragem , no qual eles adicionam mercúrio ao invés de água. O uso de Hg, no entanto, é ecologicamente incorreto porque é tóxico. Este processo é utilizado nos garimpos onde o garimpeiro com uma peneira procura o ouro[2] no fundo dos rios. O ouro fica misturado com a terra ou areia, e com a ajuda da água corrente, geralmente rios, a terra (menos denso) vai embora com a água e o ouro fica retido na peneira (mais denso).
É o contrário da sedimentação, pois o fenômeno se deve ao fato de haver um meio de dispersão das partículas e à tensão superficial do meio, assim como o ângulo formado entre as bolhas e as partículas. O maior número possível de moléculas se deslocará da superfície para o interior do líquido e a superfície tenderá a contrair-se. Isso também explica por que gotículas de um líquido ou bolhas de gás tendem a adquirir uma forma esférica. Por via de regra a eficácia da flotação diminui conforme a partícula ultrapassa 150 pm. Flotação é uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar a uma suspensão de partículas. Com isso, verifica-se que as partículas aderem às bolhas, formando uma espuma que pode ser removida da solução, o que permite separar seus componentes de maneira efetiva. As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados.
Exemplos: Na mineração, para separar os minérios de suas impurezas, tritura-se a rocha e adiciona-se óleo, promovendo neste a fixação das partículas do minério. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha. No tratamento de esgoto, é injetada microbolha ( ar+água ) de baixo para cima, fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície, podendo ser removidos através de pás raspadoras. A flotação também pode ser um método de fracionamento entre sólidos, como é feito na reciclagem de plásticos, por exemplo.
diferença entre flotação e levigação Levigação (água corrente): separação entre sólidos de densidade diferentes. Um deles é arrastado, como acontece na separação entre Au e terra. Flotação (água parada): separação de sólidos de densidades diferentes. Ex.: minério de Fe e terra, é jogado água. o ferro flutua e a terra desce. Líquido de densidade intermediária a dois sólidos .
como funciona a levigação Levigação - Essa técnica resume-se a submeter a mistura a uma corrente de água. O objetivo da levigação é o de fazer com que a substância mais densa permaneça em precipitado no fundo, enquanto a menos densa seja arrastada pela força da água.
Como é o processo de flotação? Flotação por Espumas ( Froth flotation ) - é o processo mais comum e o mais importante. Neste processo, os minerais hidrofobizados dispersos, no meio aquoso, são coletados por bolhas de ar e arrastados à superfície, sendo removidos na camada de espumas por transbordo ou mecanicamente.