Apresentação de treinamento de martelete - NR 12 Máquinas e Equipamentos
Size: 435.31 KB
Language: pt
Added: Aug 29, 2025
Slides: 12 pages
Slide Content
NR-12 MARTELETE
NR 12 -SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM MAQUINAS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS Objetivo: Desenvolver competências para trabalhos com equipamentos e ferramentas, possibilitando condições para a integridade física e a saúde dos envolvidos nas atividades.
DEFINIÇÃO DE MARTELETE O Martelete, também conhecido como britadeira ou rompedor no Brasil - e ainda como martelo-pneumático é uma máquina de demolição utilizada para quebrar e perfurar materiais resistentes como concreto, cimento e asfalto em atividades de construção e manutenção das construções civis. Estes equipamentos podem ser elétricos, pneumáticos ou ainda hidráulicos.
TIPOS DE MARTELETE Elétrico -Esse equipamento se diferencia de outros marteletes porque é acionado por um motor elétrico. Pneumático : , também conhecido como martelo demolidor, é uma ferramenta que serve para perfurar e romper concreto e cerâmica em obras de construção ou manutenção de qualquer porte. É utilizado para demolir colunas de concreto, pisos e vigas, abrir canaletas para passagem de tubulação, perfurar concreto asfáltico. Hidráulico: operam com modos automáticos de bloqueio em necessidade de interromper o processo de cravação por prevenção a erros, em casos de excesso ou falta de energia, por defeitos no acionamento ou comandos hidráulicos, níveis internos de água acima do recomendado ou mau posicionamento das estacas sob o martelo hidráulico.
Manuseio de Martelete e Uso de EPI,s O operador de Martelete deve, obrigatoriamente, fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por estar exposto a vibrações e ruídos. Capacete de segurança : para evitar ferimentos ocasionados por quedas. Máscara : para evitar poeira. Protetor auricular : devido à exposição por longos períodos a ruídos, que podem gerar lesões temporárias ou permanentes à audição. Luvas anti vibração : absorvem o impacto das vibrações do martelete. De acordo com a ISO 10819:1996, as luvas de proteção devem ter na região dos dedos as mesmas propriedades que a região da palma da mão. Avental : que protege o corpo inteiro de materiais danosos
Manuseio da Martelete e Saúde Os principais riscos em relação à utilização do Martelete são a exposição às vibrações e ao ruído, que fazem parte do processo. Martelete e Ruído – A Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) determina que, para tempo de exposição de oito horas, o limite da tolerância para ruído é de 85dB. O Martelete emite ruído de 100dB, que limita o tempo de exposição em uma hora caso não sejam utilizados os equipamentos adequados. Quando não respeitadas as normas de segurança, a manipulação do Martelete pode gerar a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído). O cuidado deve ser redobrado com a audição, pois a PAIR não tem tratamento. Os danos são irreversíveis. Martelete e Vibração – Em relação à vibração, as consequências para o corpo dependem de quatro fatores: pontos de aplicação, frequência das oscilações, aceleração e duração da execução.
Lesões Vasculares : O fenômeno da mão branca, É uma condição em que as artérias dos dedos engrossam, reduzindo assim a área de fluxo para o sangue. Com o caminho restrito, o sangue não pode passar pelas partes lesionadas. A desordem vascular mais comum é a fenômeno de Raynaud ou Síndrome da Mão Branca, que recebe esse nome porque os dedos afetados aparecem brancos por falta de circulação. Torna-se mais aparente sob temperaturas frias, quando o corpo reduz o suprimento de sangue para as extremidades. Distúrbios Musculoesqueléticos : Desgaste e Fraturas, Os distúrbios musculoesqueléticos são causados pelo uso de ferramentas que exigem altas forças de alimentação e do tipo percussivo (por exemplo, marteletes). A vibração é passada por meio da mão e do braço, causando desgaste e até fratura das articulações.
Lesões do nervo : Insensibilidade, As células nervosas também podem ser danificadas pela vibração, causando perda de sensibilidade nos dedos. Nos estágios iniciais, os danos podem ser reversíveis, mas a exposição prolongada causará impactos permanentes. Esse é o tipo de lesão que dá origem à maioria das queixas, porque os indivíduos afetados ficam limitados em suas atividades cotidianas. Tarefas básicas como abotoar uma camisa, pegar moedas em uma superfície plana ou costurar tornam-se difíceis ou impossíveis. A Síndrome do Túnel do Carpo (CTS), que provoca formigamento nas mãos, também está ligada à exposição à vibração, mas não é exclusivamente uma lesão causada por vibrações. Trabalhar com um pulso dobrado também pode causar CTS. Os sintomas são semelhantes aos das lesões nervosas.
Riscos na utilização do Martelete Corte / Escoriações Fratura Queda do mesmo nível Projeção de partículas Poeira Choque elétrico Entorse
Neutralize os Riscos Os procedimentos para operação segura do Martelete são : Não segure o equipamento com força maior do que a necessária. Evite equipamento que o coloque em contato direto com a pele. Massageie os dedos nos períodos de pausa. Mantenha o equipamento com a manutenção em dia. Mantenha o equipamento afiado para facilitar o corte e diminuir a força a ser aplicada. Intercale outras atividades com a utilização do Martelete. Isso diminuirá os impactos da vibração. Utilize sempre os equipamentos de segurança, especialmente as luvas antivibratórias.
Nenhum trabalho será tão urgente ou importante , que não possa ser planejado e executado com segurança. Cuide da saúde, seu bem mais importante!