1. Dois cientistas realizaram o seguinte experimento: alimentaram larvas de uma espécie de mosca com dietas que diferiam quanto à presença de aminoácidos, unidades componentes das proteínas. Um grupo de larvas foi alimentado com uma dieta completa, com todos os vinte tipos de aminoácidos naturais, além de água, sais minerais, açúcares e vitaminas. Cinco outros grupos de larvas, semelhantes ao primeiro, foram alimentados com dietas nas quais faltava apenas um dos aminoácidos. Os resultados obtidos estão representados no gráfico ao lado. Com base nessas informações, responda às questões a seguir no caderno. a) Qual era a provável hipótese testada pelos cientistas? b) Qual grupo de larvas representa o grupo controle e qual é sua importância para o experimento? c) Qual foi a variável testada nos grupos experimentais? d) A que conclusões é possível chegar com base nos resultados do experimento?
2. ( UERN ) A metodologia científica está presente em todas as áreas do conhecimento, objetivando solucionar problemas do mundo real, assim como novas descobertas, através de resultados metodicamente sistematizados, confiáveis e verificáveis. Acerca dos objetivos e conceitos epigrafados anteriormente, é INCORRETO afirmar que a) a hipótese, quando confirmada por grande número de experimentações, é conhecida como teoria, embora nunca seja considerada uma verdade absoluta. b) após realizar a dedução, não são necessárias novas observações ou experimentações, permitindo que se tirem, a partir desta dedução, uma conclusão sobre o assunto. c) um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos científicos mudam sempre e, com base nesses conhecimentos, novas teorias são formuladas, substituindo, muitas vezes, outras aceitas anteriormente. d) ao formularem uma hipótese, os cientistas buscam reunir várias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, ocorre a dedução, prevendo o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.
Leia o texto a seguir para responder às questões 3 e 4. “[...] Os cientistas devem aceitar descobertas experimentais mesmo quando gostariam que os resultados obtidos fossem diferentes. Devem esforçar ‑se para distinguir entre o que veem e o que desejam ver, pois os cientistas, como as pessoas, têm grande capacidade de enganar a si mesmos. As pessoas têm sempre a tendência de adotar regras, crenças, credos, ideias e hipóteses, sem questionar profundamente a sua validade, e a mantê ‑los por muito tempo após terem se mostrado sem significado, falsos ou no mínimo questionáveis. As suposições mais difundidas são frequentemente as menos questionadas. Muitas vezes, quando uma ideia é adotada, uma atenção especial é dada aos casos que parecem corroborá ‑la, ao passo que aqueles casos que parecem refutá ‑la são distorcidos, depreciados ou ignorados. [...]” Fonte: HEWITT, P. G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 3. Reescreva no caderno, com suas palavras, o trecho a seguir: “Muitas vezes, quando uma ideia [...] ou ignorados.” Se necessário, consulte um dicionário de Português para encontrar substitutos para as palavras menos comuns utilizadas no texto. Qual é a importância de considerar os casos que refutam uma hipótese? 4. Frequentemente recebemos pelas mídias sociais conselhos de medicamentos caseiros ou procedimentos que podem curar ou preservar a saúde, acompanhados de motivos que os justificam. Que relação há entre o texto citado e conselhos desse tipo? Seria seguro seguir determinados conselhos somente porque eles contêm justificativas que parecem convincentes? Que precauções devemos ter nesses casos? Escreva um texto argumentativo relacionando sua resposta a essas perguntas com o que respondeu na atividade anterior.
A palavra "corroborar" significa confirmar, fortalecer ou dar apoio a uma ideia, teoria, argumento ou evidência. É um verbo transitivo que indica a ação de fornecer provas ou argumentos adicionais para sustentar algo que já foi apresentado. Sinônimos de "corroborar" Confirmar/Ratificar/Sustentar/Fortalecer A palavra "refutar" significa contradizer, impugnar ou negar uma afirmação, teoria, argumento ou evidência, apresentando provas ou argumentos contrários . É um verbo transitivo direto que indica a ação de apresentar razões ou evidências para mostrar que algo é falso, incorreto ou inválido. Sinônimos de "refutar" Contradizer/Impugnar/Negar/Desmentir Um texto argumentativo é um tipo de texto que tem como objetivo apresentar e defender um ponto de vista sobre determinado assunto, buscando persuadir o leitor ou ouvinte a concordar com a tese defendida.
CAPÍTULO 1. O conhecimento científico e as ciências da natureza 1. a) A hipótese inicial levantada é que a falta de determinados aminoácidos na dieta das larvas pode afetar o seu desenvolvimento. b) O grupo controle é aquele que recebeu a dieta completa, contendo todos os aminoácidos. O grupo controle é importante pois permite a comparação dos resultados com os grupos experimentais. c) A variável testada nos grupos foi a influência da ausência de um tipo de aminoácido na dieta no desenvolvimento das larvas. d) O experimento possibilita concluir que a ausência de valina, leucina e isoleucina na dieta das larvas afeta o seu desenvolvimento, levando-as à morte; a conclusão é que eles são aminoácidos essenciais para as larvas da mosca. Já a ausência de glicina e glutamina não afetou o desenvolvimento das larvas, uma vez que o número de larvas mortas nesses grupos foi semelhante ao do grupo controle. 2 2. Alternativa B . A dedução é uma previsão do que deve acontecer em determinada situação se a hipótese aventada estiver correta. Assim, após a dedução, novas observações e/ou experimentos deverão ser realizados, para validar ou descartar a hipótese em teste.
3 3. Resposta pessoal. Considerar casos que refutem uma hipótese é fundamental para garantir que a hipótese testada não leve a conclusões erradas. 4 4. Resposta pessoal. Segundo o texto, algumas pessoas tendem a adotar ideias e crenças sem questionar a sua validade. Nesse sentido, não é aconselhável o uso de medicamentos caseiros, pois a eficácia destes não tem comprovação científica. Ao trabalhar com essa atividade, explique aos estudantes que existe uma área da ciência chamada Etnobotânica , que estuda, além dos costumes de povos tradicionais, os produtos naturais utilizados por eles para o tratamento de doenças. Muitas vezes certas plantas apresentam propriedades terapêuticas verificadas na prática e podem vir a se tornar um medicamento, após estudos científicos. Aproveite a oportunidade para enfatizar a importância de valorizar os conhecimentos tradicionais. Contudo, saliente os riscos envolvidos em seguir conselhos sobre saúde recebidos por redes sociais, sem ter certeza de sua eficácia e segurança verificadas em fontes confiáveis de informação. Ao fim da atividade, ao escrever o texto solicitado, espera-se que os estudantes correlacionem a necessidade de considerar casos que refutem uma ideia como fundamentais para que se evite um erro comum: considerar somente resultados supostamente positivos como se fossem provas da validade de uma hipótese. É também esperado que os estudantes mencionem em seu texto o problema das fake news , notícias falsas veiculadas por meio de redes sociais, originadas por má-fé e/ou desconhecimento. A verificação da veracidade das informações recebidas é, atualmente, uma necessidade