Trabalhando a G lobalização com os anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos: Compreender a relação entre as escalas global e local. Analisar a origem dos produtos e sua relação com a escala industrial. Desenvolver um trabalho interdisciplinar entre Geografia, Ciências, Linguagem e matemática. Conhecer os principais lugares polos industriais.
Metodologia Base metodológica construtivista com utilização de material concreto, partindo dos conhecimentos prévios das crianças para conhecimentos científicos. Desenvolvimento da leitura cotidiana de objetos que fazem parte da vida social. Enfoque na geografia humanista, partindo do local para o global e relacionando com o espaço vivido. Análise dialética sobre a relação dos lugares, das pessoas com os produtos industrializados e os polos de desenvolvimento econômico industrial. Interdisciplinaridade com o desenvolvimento de leitura, do raciocínio geográfico, observação dos materiais que compõe as embalagens e criação de gráficos dos resultados.
Recursos Embalagens de produtos industrializados (alimentício, de higiene pessoal ou de medicamentos) . Mapas e imagens. Observação da paisagem.
Observação de Campo
Análise de Embalagens
Confecção de mapas metais e gráficos.
Resultados Os alunos perceberam que muitos produtos eram fabricados no estado de São Paulo , posteriormente, alguns da China (materiais escolares), outros de Pernambuco (alimentício). Alguns do Paraná. Um de Goiá s, um de Santa Rita-PB e um de Campina Grande-PB . Incentivo à leitura. Reflexões sobre os lugares onde as coisas são produzidas, sua matéria prima, e as relações entre o global e local. Desenvolvimento do senso de localização.