Apresentação NR-11 e NR-12 (Máquinas e Equipamentos) - SME Engenharia.pptx.pptx
AndradeLeandro3
0 views
38 slides
Oct 06, 2025
Slide 1 of 38
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
About This Presentation
NR 11 e NR 12
Size: 9.48 MB
Language: pt
Added: Oct 06, 2025
Slides: 38 pages
Slide Content
TREINAMENTO DE NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Instrutor(a):
EXIGÊNCIA LEGAL NR-12 item 12.16.2 : Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador[...]
NR-12 - ITEM 12.1.10 Cabe aos trabalhadores: Comunicar seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função;
PROCEDIMENTOS DE TRABALHO E SEGURANÇA Ao início de cada turno de trabalho , o operador deve efetuar inspeção rotineira registrando em CHECK LIST . Se for identificado defeito em algum componente que afete a segurança da operação, as atividades devem ser interrompidas , com a comunicação ao superior.
RECOMENDAÇÕES GERAIS Para a utilização de Equipamentos Móveis nas proximidades de linhas de transmissão de energia, viadutos, pontes, coberturas de oficinas, devem ser criadas condições de segurança adequadas para evitar acidentes.
RECOMENDAÇÕES GERAIS Manter distância mínima entre os equipamentos de movimentação de cargas e redes elétricas aéreas energizadas. Distâncias recomendadas:
RECOMENDAÇÕES GERAIS É obrigatório realizar o aterramento de guindastes, caminhões guindauto (“ munck ”), caminhões-tanque, caminhão perfuratriz e central de concreto antes do início da operação. Em caso de incidência de raios paralisar a atividade.
RECOMENDAÇÕES GERAIS Distração e descuido são frequentemente a causa de acidentes graves. Opere com a máxima prudência e atenção. É proibido fumar durante o deslocamento, operação e manutenção dos veículos, máquinas e equipamentos. Utilize os fumódromos . Mantenha os faróis acesos durante a operação e movimentação de equipamentos móveis.
RECOMENDAÇÕES GERAIS Ao estacionar em declive, calçar as rodas dos equipamentos de movimentação de cargas. Manter área de trabalho limpa, organizada e sinalizada. Operadores tem total autonomia para paralisar os veículos/máquinas caso haja risco na operação por alguma manutenção necessária.
TREINAMENTO DE NR-11 TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
TREINAMENTO DE NR-11 Central de Concreto Retroescavadeira/Pá carregadeira Caminhão Perfuratriz Caminhão Betoneira Caminhão Munck
CENTRAL DE CONCRETO
TREINAMENTO DE NR-11 Parte da frente deve estar devidamente apoiada por pranchas de madeira. Partes móveis dos motores devem estar protegidas. É proibido acessar a esteira de rolamento com a mesma em funcionamento. Escadas de acesso e guarda-corpos devem estar bem fixados. Por ser uma máquina que opera de maneira estacionária, deve-se providenciar conjunto aterramento.
RETROESCAVADEIRA E PÁ CARREGADEIRA
Carregar os caminhões baixando a lança de modo a manter a caçamba da escavadeira o mais próximo possível do fundo da báscula do caminhão ou da carga de forma a provocar o menor impacto possível no caminhão . O deslocamento com a caçamba da carregadeira cheia ou vazia deve ser feito a uma distância de 40 a 50 cm do solo . Com a caçamba carregada evitar freadas bruscas para evitar que a máquina empine. RETROESCAVADEIRA E PÁ CARREGADEIRA
Sempre que parar ou estacionar o equipamento, devem-se abaixar os implementos ao sol o. Não sustentar a caçamba cheia levantada à espera de caminhões, somente elevar a caçamba com os equipamentos a disposição para carga. Isolar e sinalizar o local das atividades. RETROESCAVADEIRA E PÁ CARREGADEIRA
Trava da lança RETROESCAVADEIRA E PÁ CARREGADEIRA
CAMINHÃO PERFURATRIZ
Somente acessar área de controle através da escada. É proibido pular da plataforma. Realizar patolamento com pranchas de madeira em solo firme e nivelado. As lâminas de perfuração do solo devem estar em bom estado de conservação sem trincas nos pontos de solda. Antes de colocar em funcionamento a perfuratriz distanciar todo o pessoal da máquina. CAMINHÃO PERFURATRIZ
CAMINHÃO BETONEIRA
Travar a bica de descarga utilizando a trava antes de realizar deslocamentos. Após os descarregamentos, realizar limpeza das calhas e bicas em local adequado. Operar o equipamento mantendo uma distância segura das bordas de barrancos, cristas, valas ou escavações. Verificar estado da bomba e do reservatório hidráulico antes do início das atividades. CAMINHÃO BETONEIRA
Tomar cuidado ao verificar a quantidade de concreto pelo alto da betoneira. Para acessar a escada do Caminhão Betoneira é obrigatório o uso do cinto de segurança e talabarte. Na movimentação do caminhão betoneira é fundamental o auxílio de um colaborador, principalmente nas manobras de ré pois o caminhão possui vários pontos cegos. A betoneira só pode ser operada por profissional habilitado e autorizado. CAMINHÃO BETONEIRA
Nas operações com o Caminhão Betoneira a área deverá estar isolada cobrindo todo raio de ação do veículo (cones ou cerquite ). É obrigatório o uso de óculos de segurança durante o descarregamento de concreto pela bica pois há o risco de projeção de concreto. Utilize sempre faróis baixos e o cinto de segurança. Para o encaixe das partes da bica, utilize luva de raspa. Não é permitido manuseio da bica com luvas de látex. CAMINHÃO BETONEIRA
CAMINHÃO MUNCK
CAMINHÃO MUNCK O que é Caminhão Guindauto? É um guindaste hidráulico que é instalado sobre o chassi de um caminhão utilizado para movimentar, levantar, transportar e remover cargas de porte médio ou cargas leves. Porque chamam de Caminhão Munck ? Munck é uma marca de de guindauto (uma das pioneiras). O certo é Caminhão Guindauto. Quem pode conduzir? Pessoas com treinadas e com carteira Nacional de Habilitação –CNH (categorias C,D ou E).
CAMINHÃO MUNCK RISCOS: Tombamento Operar com equipamento desnivelado. Operar equipamento sem patolamento ou com patolamento parcial. Exceder a capacidade do equipamento abrindo lança com carga acima da capacidade. Terreno ceder durante movimentação alterando a inclinação do equipamento.
CAMINHÃO MUNCK RISCOS: Extrapolar a capacidade de projeto do equipamento:
CAMINHÃO MUNCK BOA PRÁTICA: Uso do Joystick: permite que o operador opere à distancia ficando a fora do raio de influência da carga.
CAMINHÃO MUNCK RECOMENDAÇÕES: Isole toda área do raio de ação da lança do guindauto. O operador deve certificar-se de que a área está livre de obstáculos. SEMPRE utilize pranchas de madeira para apoio das sapatas. O terreno deve ser plano e firme. Certifique-se que os freios estejam acionados e as rodas calçadas. Nunca utilize cordas para içamento das cargas. Deve-se utilizar somente eslingas de cabo de aço ou cintas de capacidade compatível com o peso da carga.
CAMINHÃO MUNCK RECOMENDAÇÕES: Cordas devem ser utilizadas para posicionar (cabo guia) ou prender a carga na carroceria. É obrigatório o uso de corda guia durante a movimentação de carga. É proibido tocar na carga durante sua movimentação.
CAMINHÃO MUNCK RECOMENDAÇÕES: Trabalhe sempre com as patolas 100% estendidas. Elas tem a função de livrar o chassi do caminhão de esforços, nivelar o equipamento e garantir a estabilidade durante toda operação.
CAMINHÃO MUNCK RECOMENDAÇÕES: Antes de realizar deslocamentos, confirme se a trava das patolas estão instaladas e bem travadas.
CAMINHÃO MUNCK Em todo o equipamento utilizados na movimentação de materiais será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida. Proibido efetuar manobra e descarregamento de materiais sem a presença do sinaleiro/ajudante de amarração. É proibido o deslocamento do veículo com carga suspensa. Fique atento ao se elevar cargas em dias de vento muito forte. Mantenha a carroceria do caminhão limpa e organizada. Obedecer rigorosamente as capacidades máximas das lanças de acordo com a Tabela de Carga do equipamento.
ACESSÓRIOS DE IÇAMENTO Antes do uso de qualquer acessório, o responsável pela amarração da carga deve certificar-se, ao menos visualmente, de que os acessórios utilizados estejam em condição de uso , descartando os que não oferecerem condições de uso . Os acessórios de içamento devem ser mantidos limpos e sua etiqueta de capacidade de carga legível.
ACESSÓRIOS DE IÇAMENTO Cabos de aço não podem apresentar: Arames rompidos ou gastos por abrasão/corrosão; Deformação por mau uso ou armazenamento inadequado; Amassamentos, dobras ou nós; Gaiola de passarinho; Alma saltada.
ACESSÓRIOS DE IÇAMENTO Cintas (Fibra Sintética): Devem possuir etiqueta de identificação com informações do fabricante, capacidade de carga e formas de utilização.