Apresentação Sobre POP 008 Para Recebimento de matéria prima

EmGabrielfranco 163 views 10 slides Jul 30, 2024
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

POP 008 Recebimento De Matéria Prima, Ingredientes e Embalagens


Slide Content

RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA, INGREDIENTES E EMBALAGENS Aluna : Rosemar Santos Profª Rita de Cássia POP 008

Garantir a qualidade e segurança dos produtos que entram na empresa ou estabelecimento . É fundamental controlar corretamente o processo de recebimento e armazenagem , pois são essas etapas que garantem a integridade e a qualidade do produto . Em outras palavras , receber e armazenar os alimentos corretamente evita problemas futuros , como a contaminação cruzada . OBJETIVO Estabelecer procedimentos a serem adotados para garantir e manter a segurança e a qualidade das matéria primas , ingredientes e embalagens utilizadas .

QUEM DEVE REALIZAR Técnicos devidamente registrados . É importante ter colaboradores treinados e responsáveis pelo recebimento das matérias-primas .

MATERIAIS NECESSÁRIOS MATERIAL DE APOIO Planilhas de registros Caneta C âmaras frias F reezers para armazenar congelados Geladeiras D epósitos devidamente higienizados e dotado de prateleiras Estrados e etiquetas

Alimentos Perecíveis Como Realizar Verificar se a quantidade e a qualidade conferem com a descrita nas Guias de Remessa/Romaneios; Gêneros alimentícios não perecíveis( fubá, açúcar, arroz, feijão...) devem ser retirados de suas embalagens secundárias (exceto alimentos tipo pouch ). As embalagens devem está intactas, fechadas, dentro do prazo de validade. Gêneros alimentícios que necessitam de refrigeração e congelamento deverão ser imediatamente retirados das embalagens secundárias e acondicionados em refrigerador/freezer; Eventuais faltas ou avarias devem ser anotadas na Guia de Remessa de Alimentos Alimentos Não P erecíveis Verificar as embalagens dos alimentos perecíveis no momento do recebimento, bem como a temperatura dos congelados.

OBSERVAÇÕES PRODUTO AVARIADO OU FORA DAS ESPECIFICAÇÕES NÃO DEVE SER RECEBIDO .

FREQUENCIA DO PROCEDIMENTO: Diariamente. Frequência de registro : Diário para cada preparação.

CRITÉRIOS PARA UM RESFRIAMENTO SEGURO O alimento deve sofrer resfriamento a partir do momento que alcançar a temperatura de 60º C . A temperatura deve baixar de 60º C para 10º C em duas horas . O alimento deve ser reaquecido a 74ºC e sofrer um novo resfriamento, mais rápido e eficaz, para garantir a segurança do alimento. Este formulário preenchido deverá ser guardado por três meses. Após este período poderá ser descartado . Se a temperatura não sofrer essa queda em um período de no máximo duas horas

BRASIL. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviço de alimentação , garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado . Diário Oficial da República Federativa do Brasil (2004). REFERÊNCIAS https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pelo registro e fiscalização de alimentos industrializados em geral, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia, embalagens, equipamentos e utensílios em contato com o alimento.  Ela também estabelece normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados na área de alimentos.  Vale lembrar que a Anvisa atua em conjunto com outros órgãos, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que também tem competências relacionadas à regulamentação e inspeção de alimentos, especialmente produtos de origem animal. Informações adicionais :