Instrutor: Fábio Ferreira de Almeida Formação: Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Manutenção e Engenheiro de Segurança do trabalho. Contato: (47)997437406 e-mail: [email protected]
O que traz a NR-26? “26.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece medidas quanto à sinalização e identificação de segurança a serem adotadas nos locais de trabalho”.
O que vamos falar da NR-26 neste estudo? Cores Emplacamento e rotulagem
Quais são os objetivos das cores na norma? Identificar equipamentos de segurança Delimitar áreas Identificar tubulações Advertir quanto a riscos
As cores apresentadas na NR-26 são: Vermelho Amarelo Branco Preto Azul Verde Laranja Púrpura Lilás Cinza Alumínio marrom
Vermelho Utilizado normalmente para: Identificar itens de combate a incêndio (exemplos: extintores, hidrantes, sirenes e alarmes de incêndio); Usos excepcionais: Luzes de barricadas, tapumes ou outras formas de obstrução; Botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência; Nunca usar: Para identificar perigo, pois possui pouco visibilidade em comparação a outras cores.
Amarelo Utilizado normalmente para: Sinalizar, cuidado! Exemplos em partes baixas de corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores que fecham verticalmente; Equipamentos de transporte e manipulação de materiais, exemplos de empilhadeiras e tratores industriais; Em listras verticais ou inclinadas associadas com o preto para identificar perigo duplo.
Exemplos de aplicação do amarelo
Branco
Preto
Azul
Verde
Laranja Utilizada normalmente para: Identificar partes móveis de máquinas e equipamentos Tubulações contendo ácidos Botões de arranque de segurança Dispositivos de corte, bordas de serras, prensas Placas de identificação de cargas perigosas
Púrpura Utilizado normalmente para: Identificar riscos provenientes de radiações eletromagnéticas; Portas e aberturas de locais que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos; Sinais luminosos que identificam equipamentos produtores de radiação.
Lilás Utilizado normalmente para: Identificar tubulações que contenham álcalis; Em refinarias de petróleo utilizam o lilás para identificar lubrificantes.
Alumínio Utilizado normalmente para: Tubulações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade, exemplos de gasolina, querosene.
Marrom O marrom pode ser adotado a critério da empresa para identificar qualquer fluido não identificável pelas demais cores.
Identificação de produtos químicos 26.4.1 Classificação 26.4.1.1 O produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos - GHS, da Organização das Nações Unidas.
Cuidados que devemos ter em aplicar produtos quimicos
Você é a pessoa mais importante nesta operação, cuide se, alguém de especial te espera em casa. Parabéns por ter concluído este treinamento, nos vemos na próxima. Fique com Deus, que ele abençoe, você sua família e seu trabalho.