Filo Arthropoda Os artrópodes ( Arthropoda , do grego arthros ( ἄρθρον ), articulado e podos ( ποδός ), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados cujo número varia de acordo com a classe. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos(insetos), os escorpiões(aracnídeos), os caranguejos(crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra(diplópodes ). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem . Possuem uma ampla gama de cores e formatos , e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas , como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro ), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura . Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes . Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento , como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.
Aracnídeos Representado por escorpiões, aranhas,opiliões,ácaros e carrapatos; Maioria vivem na terra,em diversos ambientes até mesmo na pele dos animais,como é o caso dos carrapatos; Alguns representantes possuem veneno e utilizam-no para capturar suas presas; Respiram por traqueias, ou por pulmões primitivos.
O corpo dos aracnídeos Possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome; Possuem 4 pares de patas; Não possuem antenas nem asas; Possuem um par de quelíceras ,que auxiliam na manipulação da presa na hora da alimentação; Não possuem mandíbulas;
O corpo dos aracnídeos
A inoculação da peçonha Em algumas aranhas as quelíceras servem para injetar peçonha na presa; Já nos escorpiões,a peçonha é injetada pelo aguilhão,uma espécie de ferrão que fica na extremidade da cauda; É importante saber que a maioria dos aracnídeos são inofensivos ao homem,apesar de alguns serem perigosos;
Alimentação/Digestão Escorpiões , opiliões e aranhas têm digestão extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para depois sugá-lo. Carrapatos são, geralmente, hematófagos. Ácaros podem ser herbívoros ou detritívoros, se alimentam de escamas de pele Eles capturam a presa e em seguida cortam em pedaços menores com suas quelíceras ; A digestão é concluída no interior do tubo digestório .
Reprodução dos Aracnídeos A maioria possui sexos separados; A fecundação é interna,frequentemente há corte de acasalamento; O desenvolvimento é direto nas aranhas,escorpiões e opiliões ,e indireto nos carrapatos.
Sistema Excretor/Respiratório A excreção é feita por túbulos de Malpighi ,semelhantes ao dos insetos, e também por glândulas localizadas na parte das pernas,denominadas glândulas coxais; Os aracnídeos respiram por filotraqueias,também denominadas pulmões foliáceos,as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo.Nas aranhas,além das filotraqueias existem as traqueias,embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea.
Sistema nervoso dos aracnídeos O cérebro é uma massa ganglionar anterior situada acima do esôfago (BARNES, 1990). O sistema nervoso dos aracnídeos é como um anel em volta do esôfago. Dele saem nervos e um feixe nervoso. Apresentam órgão sensoriais como olhos e pêlos .