AREAS_FIXACAO_HUMANA_GEOGRAFIA_8ºANO.pptx

ruiafonso 14 views 18 slides Sep 04, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

PowerPoint - 8º ano


Slide Content

Áreas de fixação humana População e Povoamento - Geografia

Como se identificam as áreas de fixação humana? A distribuição das áreas com maior ou menor concentração da população humana ocorre de modo desigual pela superfície terrestre . Para analisar este facto, utilizam-se dois indicadores demográficos : Calcula-se do seguinte modo: a população absoluta ou total ; a densidade populacional . Densidade populacional: número de habitantes por unidade de área (normalmente por quilómetro quadrado).

Como se identificam as áreas de fixação humana? No mapa identificam-se: Distribuição mundial da densidade populacional e do número de população absoluta por país. Vazios humanos Vazios humanos: áreas praticamente desabitadas. Focos populacionais ou Á reas densamente povoadas.

Quais são os fatores que influenciam a distribuição d as áreas de fixação humana? Há dois tipos de fatores decisivos, os: físicos , como o tipo de clima e de relevo, a disponibilidade hídrica e de solo; humanos , como a presença de cidades, de atividades económicas (indústria, comércio, turismo…) e de oportunidades de emprego que influenciam a fixação da população. A conjugação dos fatores físicos e, em especial, a influência de fatores humanos podem originar fluxos migratórios entre: as áreas repulsivas Deserto, na Namíbia. Áreas repulsivas: áreas que, pelas suas condições físicas e humanas hostis, tornam muito difícil ou mesmo impossível a sobrevivência do ser humano e dificultam o desenvolvimento de atividades económicas. e as áreas atrativas Áreas atrativas: áreas que, pelas suas condições físicas e humanas, são favoráveis à fixação da população e ao desenvolvimento de atividades económicas. Cidade de Pequim, na China.

Por que razão as regiões polares e subpolares (desertos gelados) são vazios humanos? Fatores humanos repulsivos Grandes distâncias a percorrer para deslocar pessoas e bens, o que prejudica o desenvolvimento de atividades económicas; A prática da agricultura é impossível ou muito difícil. Fatores físicos repulsivos Clima muito hostil: frio, seco e com ventos fortes; Solo quase permanentemente gelado; Longos períodos com pouca luz solar. Norte do Canadá Península Escandinava Norte da Rússia (Sibéria) Antártida

Por que razão as regiões polares e subpolares (desertos gelados) são vazios humanos? Há exceções: Mais recentemente, na Antártida, verifica-se a presença sazonal de cientistas e investigadores . Aldeia inuíte, na Gronelândia, com as atuais habitações dos esquimós.

Por que razão os desertos quentes são vazios humanos? Fatores físicos repulsivos Clima hostil: muito quente e seco; Grande variação da temperatura entre o dia e a noite; Solo muito arenoso ou pedregoso, com ausência de solo fértil; Ocorrência de tempestades de areia; Escassez de vegetação e de água. Fatores humanos repulsivos Difícil sobrevivência do ser humano devido à escassez de água, de solos férteis e de vegetação; Mobilidade de pessoas e de bens muito difícil; Dificuldade em desenvolver atividades económicas. Mojave Atacama Sara Calaári Namíbia Líbia Grande Deserto Australiano Gobi Arábia

Por que razão os desertos quentes são vazios humanos? Há exceções Aqui o ser humano recorreu à tecnologia para alterar o meio, como a dessalinização da água do mar e o recurso ao ar condicionado, entre outros.

Por que razão as densas florestas equatoriais e tropicais são vazios humanos? Fatores físicos repulsivos Clima muito quente e húmido; Grande densidade de vegetação; Solos pobres que não permitem grande diversidade de produtos agrícolas. Fatores humanos repulsivos Proliferação de bactérias e de doenças infetocontagiosas (malária) que juntamente com as temperaturas elevadas favorecem a existência dos mosquitos transmissores; F raca qualidade de saúde pública; Difíceis deslocações devido à densidade de vegetação e forte pluviosidade. Amazónia Congo Bornéu Nova Guiné

Por que razão as densas florestas equatoriais e tropicais são vazios humanos? A ação intensa do ser humano, sobre a floresta, originou a que na atualidade se observe uma ocupação humana muito densa e o desenvolvimento de atividades económicas, como: Há exceções a cidade de Bangui (África); a cidade de Manaus (América do Sul). as cidades de Jacarta e Manila (Ásia); Cidade de Jacarta, na Indonésia. Vista da cidade de Manaus, no Brasil.

Por que razão as grandes cordilheiras montanhosas são vazios humanos? Fatores físicos repulsivos Clima frio (a temperatura diminui em média 6 °C/1000 metros); Rarefação do ar aumenta com a altitude, dificultando a respiração; Maior probabilidade de ocorrência de precipitação na forma de neve; Relevo muito acidentado, com declives acentuados ; Solos pobres. Fatores humanos repulsivos Maior dificuldade em desenvolver atividades económicas devido à acentuada irregularidade do terreno e à presença de neve; Produção agrícola difícil devido à pobreza do solo, ao relevo acidentado e ao clima. Himalaias Montanhas Rochosas Andes Monte Atlas Quilimanjaro Montes Escandinavos Pirenéus Cáucaso Montes Urais Grande Cordilheira Divisória

Por que razão as grandes cordilheiras montanhosas são vazios humanos? Em determinadas cordilheiras montanhosas é possível encontrar-se alguns aglomerados populacionais, devido: Há exceções ao desenvolvimento do turismo de inverno. à existência de microclimas, como nas cidades de Lima e Bogotá; à capacidade de adaptação do ser humano; às técnicas utilizadas, como a construção de socalcos; Cultivo em socalcos, a cerca de 3000 m de altitude, no Peru. Cidade de Bogotá, a 2640 m de altitude, na Colômbia. Grupo de turistas de snowboard , em Andorra-a-Velha, nos Pirenéus.

Quais são as principais aglomerações populacionais? Na atualidade identificam-se três principais aglomerações populacionais : Localização dos focos populacionais e projeção da distribuição mundial das maiores cidades em 2030. 3. Nordeste dos EUA . 1. Ásia Oriental e Meridional ; 2. Europa Central e Ocidental ;

Quais são os principais fatores que influenciam a presença das aglomerações populacionais? Ásia Oriental e Meridional F atores físicos atrativos Boa acessibilidade natural (o litoral e os rios, como o Amarelo, Azul, Indo e Ganges); P lanura do relevo; F ertilidade dos solos (aluviões); P recipitação abundante e temperatura favorável à obtenção de diversas colheitas agrícolas ao longo do ano. É o maior foco populacional a nível mundia l. F atores humanos atrativos Com o passar do tempo, estes fatores tornaram-se mais influentes: E xpansão do comércio, dos transportes, da indústria e das cidades; D iversidade de empresas e ofertas de emprego; E levado crescimento natural da população.

Quais são os principais fatores que influenciam a presença das aglomerações populacionais? Europa Central e Ocidental F atores físicos atrativos C lima ameno (precipitação abundante); P resença de solos férteis; Planura do relevo ; A bundância de água; Abundância de recursos minerais no subsolo; B oa acessibilidade, usando os rios e os mares. É o segundo maior foco populacional a nível mundial. F atores humanos atrativos Crescimento do comércio e das cidades; Diversificação dos serviços; Boas condições de vida; Aplicação de tecnologia avançada a diversos setores da economia; A bundância de emprego; E levada imigração, aumentando a população.

Quais são os principais fatores que influenciam a presença das aglomerações populacionais? Nordeste dos EUA F atores físicos atrativos C lima ameno; P resença de solos férteis; Planura do relevo ; A bundância de água; B oa acessibilidade natural. É o terceiro maior foco populacional a nível mundial. F atores humanos atrativos Crescimento do comércio e das cidades; Diversificação dos serviços; Boas condições de vida; Aplicação de tecnologia avançada a diversos setores da economia; A bundância de emprego; E levada imigração, aumentando a população.

Em Portugal, como se distribui a sua população residente? D istribuição da população portuguesa revela um padrão irregular de ocupação do território População residente por município, em 2020. Vila do Corvo, na ilha do Corvo. Cidade do Porto.

Em Portugal, como se distribui a sua população residente? Á reas mais povoadas presença de cidades com maior oferta de emprego; proximidade do litoral ; b oa acessibilidade; planura das áreas ; f ertilidade dos solos; clima ameno. menor oferta de emprego; relevo acidentado; difícil acessibilidade; maior altitude dos lugares; clima mais rigoroso; menor f ertilidade dos solos. F atores de localização Á reas menos povoadas População residente por município, em 2020.
Tags