Ethiké , ética Éthos , o caráter habitual, costumes, moral, “ciência dos costumes”. A excelência ética é um “estado” do sujeito que é cristalizado pelos bons hábitos. Ciência prática que esta situada na política. A atividade ética não tem por finalidade o conhecimento, não só queremos conhecer o bem, mas nos tornarmos bons.
Agathón , bem Há um bem acima dos demais, pois os outros lhe são subordinados, a felicidade, eudaimonia . O bem da medicina esta em relação a cura dos pacientes.
Eudaimonia , felicidade Daimon , espirito; eu , bem, A felicidade é o objetivo da sabedoria. Todos os homens buscam a felicidade, o bem supremo, mas só a encontram na virtude perfeita. Felicidade não é um estado, é uma atividade virtuosa da alma, os demais bens são a condição dela, ou são úteis como instrumentos para sua realização .
Areté , virtude Areté é a excelência de uma coisa, o fio de uma lâmina a rapidez de um cavalo, mas em Aristóteles designa as virtude éticas e intelectuais. A virtude ética é um estado habitual que leva a escolher, o que é “ justo meio ” relativamente a nós o qual determina uma regra ...
... tal como determinaria o homem prudente. O virtuoso não tem de lutar contra tentações, pois encontra a sua felicidade e seu prazer na virtude. O virtuoso é prudente.
Spoudaios , sério Significa originalmente prontidão, impa-ciência , pressa, mas seu sentido passou a designar o homem sério, zeloso, atencioso, honesto. Aquele que estabelece normas ele-vadas para si mesmo, “tem um sentido da importância de viver bem a vida e de cumprir um “trabalho”, “tarefa” na sociedade , de acordo com os mais altos padrões ...
... O sério é enérgico e diligente em fazer o que precisa ser feito, e não faz com relutância ou por oportunidade. O sério não brinca, busca viver bem está imbuído nas coisas e passa o tempo com amigos e familiares.
Phrónesis , prudência Excelência do intelecto prático é uma virtude intelectual e não ética, mas é o coroamento da ética.
Sophrosyne , temperança, moderação Homem sábio, atilado, sabe regrar os desejos e paixões, arte em dirigir a sua conduta. Aquele que sabe escolher o “justo meio”.
Mesotés , Justo meio “Justo meio” está entre o excesso e a deficiência. Por justo meio entende-se aquilo que é equidistante em relação a cada um dos extremos, e que é único e o mesmo em relação a todos os homens ...
... o justo meio em relação a nós significa aquilo que não é nem demais nem muito pouco, e isto não é único nem o mesmo para todos. Sendo assim, um mestre em qualquer arte evita o excesso e a falta, o justo meio não em relação ao próprio objeto, mas em relação a nós.