Arquitetura de sistemas e principais plataformas para desenvolvimento de aplicações móveis Carolina Leite Cardinale
Objetivos Entender a diferença entre arquiteturas: arquitetura de sistemas e de sistemas móveis; Características do desenvolvimento mobile; Plataformas de desenvolvimento disponíveis no mercado: Apple; Google; Para qual plataforma desenvolver?
Introdução Programação móvel é desenvolver aplicativos para smartphones , tablets , smartwatchs que executam algum sistema operacional móvel; O desenvolvimento de software para aplicativos móveis é mais complexo que o desenvolvimento de software para um computador comum; É necessário levar em consideração algumas características para o desenvolvimento móvel como: a necessidade de ser em tempo real, memória limitada dos dispositivos e dependência constante do hardware .
Arquitetura ideal para dispositivos móveis Devemos levar em consideração alguns itens que a arquitetura mobile deverá dispor: Requisitos: garantir que o técnico e o funcional funcionem corretamente; Independência da tecnologia: desenvolver o aplicativo de uma forma que o código possa ser reutilizado para diferentes dispositivos; Alto desempenho e disponibilidade: estabilidade do aplicativo conforme demanda do usuário e garantia de disponibilidade dos servidores; Escalabilidade: capacidade do servidor em suportar o aumento de usuários; Requisitos do sistema: execução de determinadas funcionalidades seguindo as especificações de hardware .
Plataformas de desenvolvimento móvel O primeiro produto que uniu telefonia e computação foi o IBM Simon, lançado em 1994. Em 1997 o termo smartphone foi usado pela primeira vez com o lançamento do GS88, da Ericsson. Nokia e Blackberrys dominavam o mercado até o lançamento do iPhone em 2007; O foco do desenvolvimento mobile começou em 2007, com o lançamento do iPhone ; Blackberrys , Palm Tops e a Microsoft entraram nesse páreo mas sobraram apenas Apple e Google dominando o mercado; Apple com : iOS e 18% de participação no mercado; Google com: Android e 80% de participação no mercado;
1994 1997 Até 2007 Após 2007 e evoluindo...
Transformou a ideia de aplicativos móveis (computador de mão); Funciona exclusivamente em produtos Apple ( iPhone, iPads , iPos , Apple Watch e Apple TV ); Compartilha algumas estruturas do OS X e sua interface com usuário é baseada na UI Cocoa (remodelada para dispositivos touch ); Para o desenvolvimento não é necessário usar as ferramentas da Apple , mas é necessário que você tenha um MAC executando o OS X. São construídos em Objective -C ou Swift (LP popular da plataforma). Não tem o código fonte aberto ;
Lançado em 2008, funciona em vários dispositivos feitos por fabricantes diferentes com diferentes versões do Android OS; É baseado no kernel do Linux e seu código fonte é aberto; Para o desenvolvimento não é necessário usar as ferramentas do Google e nem ter um equipamento especifico; São construídos em Java. Com o download de um único pacote obtemos o ambiente de desenvolvimento completo: Android Studio .
Então, para qual plataforma desenvolver? Em questão de números, os usuários de Android no Brasil, são 90% utilizando o Android OS; Já a Apple tem maior retorno financeiro na AppStore ; Desenvolver em multiplataformas ? Atingir usuários dos dois sistemas operacionais com um mesmo projeto! React Native e Xamarin .
Dica do especialista “Os dispositivos móveis mudaram nossas vidas e nosso dia-a-dia nos últimos anos. Uma dica que dou é: não se apegue a linguagens ou paradigmas. Mobile, hoje, é umas das áreas onde a tecnologia mais evolui a cada ano, seja linguagem de programação, plataforma ou UX.” Thiago Cortat , coordenador de Desenvolvimento Mobile no Hotel Urbano e professor eventual no Infnet .
Referências JUNIOR, P. A. P. e OLIVEIRA, P. H. L. Primeiros passos no desenvolvimento de aplicações Android . Disponível em: https://www.revista-programar.info/artigos/primeiros-passos-no-desenvolvimento-de-aplicacoes-android/ (Acesso em 17/08/2021); Escola Superior de Tecnologia de Informação. Desenvolvimento Mobile a profissão do momento. Disponível em: https://www.infnet.edu.br/esti/desenvolvimento-mobile-a-profissao-do-momento/ (Acesso em 17/08/2021); SILVA, E. Programação Mobile: tudo para começar hoje. Disponível em: https://blog.geekhunter.com.br/programacao-mobile-tudo-para-comecar-hoje/ (Acesso em 17/08/2021). ROCHA, A. M. e NETO, R. M.F. Introdução a arquitetura iOS. UFG. OLIVEIRA, V. A. J. Introdução ao desenvolvimento de dispositivos móveis. UFRGS.