Arte pre colombiana e máscaras

AlineRaposo1 4,476 views 45 slides Aug 16, 2017
Slide 1
Slide 1 of 45
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45

About This Presentation

Arte pre colombiana e máscaras


Slide Content

ARTE PRÉ-COLOMBIANA

As civilizações pré-colombianas se referem aos povos que habitavam a América antes da chegada dos colonizadores espanhóis (Cristóvão Colombo e companhia ). Não diz respeito ao Brasil, visto que aqui o termo usado é “povos pré-cabralinos ”, povos que habitavam nosso país antes da chegada de Cabral . Os mais importantes são os Maias, os Astecas e os Incas.

A ARTE DOS PRINCIPAIS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS MAIAS, ASTECAS E INCAS

O que esses povos tem em comum? Eram politeístas; Desenvolveram a escrita; Utilizaram a matemática; Demonstram conhecimento da astronomia; Fizeram muitas construções em pedra; Famosos por seus rituais sacrificiais ;

Os Maias QUANDO Séculos IV a.C e IX d .C. onde Guatemala, Honduras, México  (Península de Yucatán) e Belize.

DESTAQUES matemática O Códex de Dresden encontra-se na biblioteca estadual de Dresden , na Alemanha. É o mais elaborado dos codex maias, bem como uma importante obra de arte, com 39 páginas ou folhas

astronomia A partir da observação dos movimentos da lua e das estrelas determinavam as estações do ano, épocas de cultivo e colheita e datas festivas. Uma das rodas do calendário maias - com 19 glifos representando 365 dias e 6 horas. O ano maia tinha, então, 18 meses de 20 dias cada.

escrita Os maias desenvolveram um alfabeto escrito do tipo hieroglífico . Usavam cerca de mil signos diferentes para representar diversos aspectos do mundo observável. Existem mais de 15.000 textos como este que falam sobre os maias e seus costumes. Começaram a ser traduzidos somente em 1945 pelo russo Iuri Knorozov .

PINTURA Murais e objetos de cerâmica. Vaso maia: cena de batalha, ca . 600-900, Guatemala. Artista desconhecido

ESCULTURA Usaram a pedra calcária e estuque no revestimento de templos.

MÁSCARAS FUNERÁRIAS os Maias utilizavam um estilo mais naturalista de retrato para máscaras funerárias. Um excepcional retrato em mosaico de jade de Pacal , que acedeu ao trono em Palenque em 615 e governou até 683, foi encontrado na câmara funerária sob o Templo das Inscrições.

ESTELAS DECORATIVAS Nos sítios existem de  Copán , em Honduras, foram encontradas 38 das mais belas estelas produzidas pela arte maia; em  Tikal  são 86.

ARQUITETURA Fizeram vias pavimentadas Construíram templos,palácios e pirâmides escalonadas Também fizeram estruturas para jogos de “futebol”. Principais cidades:

PALENQUE

O Templo das Inscrições, a imensa pirâmide que domina a praça central de Palenque , é um dos mais estudados do mundo maia

COMPARE...

TIKAL

CHICHEN ITZÁ

CÓPAN

UXMAL

Os Astecas QUANDO Entre os séculos XIV e XVI . ONDE Região do atual México

ARQUITETURA Fundaram a cidade de Tenochtitlán . Atualmente só existem ruínas dessa cidade no centro da capital do México (atual Cidade do México).

DESTAQUE Sacrifícios humanos Códex Asteca que mostra um sacrifício sendo realizado no topo da pirâmide do Templo Maior

Não apenas os Astecas, mas os povos meso americanos acreditavam que tinham uma dívida de sangue com as divindades. O sangue era visto como um potente alimento para as divindades por isso a vida humana era um presente para os deuses. Sacrificavam geralmente prisioneiros de guerra ou filhos ilegítimos. Lembram da cena do sacrifico do Melmam no filme Madagascar?

PINTURA Afrescos com temática religiosa e mitológica. Divindades e guerreiros. Imagem de  Xipe Totec no calendário Tonalamatl de 260 dias.

As obras eram fomentadas por conceitos religiosos e representavam o imaginário coletivo.

Muitas dessas pinturas foram encontradas em livros (códices) encontrados no interior das ruínas. Esses livros servem como registros históricos dessa civilização.

ESCULTURA Máscaras decoradas com coral ou pedras semipreciosas.

“MANDALA” ASTECA Outra escultura famosa é a Pedra do Sol, utilizada como objeto de adoração. Pedra do Sol é erroneamente conhecida como Calendário Maia.

Os Incas QUANDO Século XIII ONDE Peru,  Bolívia,  Chile e Equador.

DESTAQUE Cidade de Macchu Picchu, no Peru. Macchu Picchu (Velha Montanha) está localizada a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba , atual Peru.

Por que Macchu Picchu é chamada de Cidade Perdida? Porque só foi descoberta em 1867 pelo alemão Augusto Berns .. Machu Picchu foi declarada patrimônio cultural da humanidade em 1983 e em 2007 foi eleita uma das modernas Sete Maravilhas do Mundo Moderno

“PINTURA” confecções geométricas e bem coloridas em tapeçaria e bordados.

ESCULTURA Vasos de cerâmicas, ourivesaria e a tecelagem.

REVISÃO SÉCULOS LUGAR ARTE PRINCIPAL DEUS MAIAS Entre IV a.C e IX d.C (MAIS ANTIGA) Guatemala Honduras  Yucatán (sul do México) Belize Escrita Calendário Pirâmides “Futebol” ITZAMNA ASTECAS Entre XIV e XVI d.C. ATUAL MÉXICO ( Tenochtitlán – capital do México ) Pinturas murais Cerâmica policromática Pirâmides “ Mandalas ” QUETZALCOATL INCAS XIII d.C. (MAIS RECENTE) Cordilheira dos Andes: Peru Bolívia Chile   Equador Machu Picchu Artefatos em ouro tecidos INTI MESOAMERICANOS ANDINOS

As máscaras O uso das máscaras podem ter vários significados: Religiosos Rituais Teatrais Festivos Carnavalescos A máscara possui a ideia de representar algo que não a si mesmo, como um personagem, deus, etc.

Máscaras incas, maias e astecas

Máscaras gregas: personagens para tragédia e comédia

Máscaras da Comedia Dell’ Art

Máscaras Carnavalescas

Trabalho de Arte- criar máscara no estilo tribal/inca

Referências arteeducacaodf.blogspot.com.br/ Professora Andréa Dressler
Tags