A Pintura Renascentista Na antiguidade a pintura era vista como um ofício, o que era comum em todas as artes. Os mestres pintores recebiam encomendas importantes e tinham de executar quadros num tempo limitado, com conteúdos pré-definidos e destinados a um fim pré-determinado; Mas , há cerca de 700 anos os pintores começaram a lutar pela liberdade criativa, a lhes emprestar um conteúdo que não se limitasse ao motivo principal, apenas .
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista Na Renascença, a pintura é enriquecida de novo processo técnico – o processo a óleo, mais prático do que os processos conhecidos dos afrescos, têmpera e encáustica; O homem desta época já é um homem moderno, de espírito racionalista e mentalidade científica.
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista A pintura renascentista caracteriza-se pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos na composição ; Pelo realismo visual e pelo reaparecimento da representação do espaço e do volume, através da perspectiva científica e o claro-escuro, ignorados desde a antiguidade .
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista Embora representando temas religiosos a pintura renascentista não é mística, simbólica nem deformadora, mas realista e de inspiração realista e profana; As teorias artísticas renascentistas fundaram-se no conhecimento e estudo das obras da antiguidade clássica greco-romana que na época começaram a ser descobertas e admiradas pela iniciativa de príncipes e papas protetores das artes .
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista O espírito do humanismo, a atenção e o interesse que começava a manifestar no povo, também se fez sentir no aparecimento de um novo gênero: 'o retrato‘. A utilização mais usada, a princípio, era o perfil, pois partia-se do princípio que era a forma que oferecia menos possibilidades de variar e atenuar, podendo corresponder à maior exatidão.
A Pintura Renascentista
A Pintura Renascentista Alguns pintores se destacaram na Pintura Renascentista. Eles revolucionaram praticamente todo aquele período, exercendo um forte ramo de novas técnicas e formas de pintura.
Masaccio F oi o primeiro pintor a reconhecer o que a descoberta da perspectiva significava para a pintura. Em 1427, executou na igreja Santa Maria Novella .
Piero della Francesca T ambém foi um dos primeiros pintores do Renascimento italiano a reconhecer o poder harmonizante da luz e a sua importância para os fenômenos materiais e da cor .
Leonardo Da Vinci É o protótipo do homem criativo renascentista, o homem universal. Não só foi o inovador da pintura, como também possuía vasto conhecimento relativamente a todos os campos das ciências da época.
Outros Pintores Dentre estes pintores renascentistas aqui citados, há vários outros que revolucionaram a pintura de época na Itália. Pintores como: Andrea Mantegna , Miguel Ângelo Buonarroti , Sandro Botticelli e etc.