RESUMO O Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália, e se estendeu até o século XVII por todo a Europa. Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana. A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar
CARACTERÍSTICAS GERAIS Racionalidade; Antropocentrismo; Dignidade do Ser Humano; Rigor Científico; Ideal Humanista; Reutilização das artes greco-romana .
ARQUITETURA A arquitetura no renascimento retomou os modelos da cultura medieval greco-romana e deu ao estilo um caráter singular e original. Desse modo, os profissionais do segmento criaram projetos grandiosos com proporções e formatos simétricos e harmônicos, em que a beleza e o ideal de perfeição também configuravam aspectos essenciais.
Características: Ordens Arquitetônicas com arcos de volta perfeita; Simplicidade na construção ; Planejamento urbanístico; A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas ; Construções: palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares) e planejamento urbanístico.
Villa Capra, conhecida como La Rotonda , a mais famosa construção de Andrea Palladio , um dos expoentes da arquitetura renascentista
Tempietto , considerado uma das obras-primas de Bramante
Fachada da Basílica de São Pedro, considerada uma das principais criações da arquitetura renascentista.
Igreja di Gesú – Roma
ESCULTURA A escultura, assim como a pintura, já não fazia parte do projeto arquitetônico como ornamentação do edifício. Conquistaram autonomia e brilhavam pela sua própria expressão . A extrema importância que o Humanismo dava ao homem traduz-se em imagens em que o próprio homem é representado com a maior “verdade” possível. Tal conceito surge como continuação do interesse pela natureza. E, tal como na realidade predominam as linhas curvas e sinuosas.
Características: Acentuado naturalismo, ou seja, a procura de verossimilhança; Um forte interesse pelo homem, pela forma de seu corpo, da sua expressão; Aspiração pela monumentalidade; Total autonomia e expressão própria em relação à arquitetura; Exaltação do conhecimento. Predomínio de linhas curvas e sinuosas.
Pietá, Michelangelo, 1499.
David , Michelangelo, 1501–1504
David, Donatello , 1440.
Moisés , Michelangelo, 1513–1515
Maria Madalena, Donatello , 1454.
ATIVIDADE Responder as questões das páginas 12 e 20 do livro didático.
PINTURA A pintura teve maior presença no Renascimento que na arte gótica. Pintavam-se figuras humanas de uma forma mais realista, com o uso de sombreamento e cores, além de figuras em planos de fundo extremamente detalhados. A figura nua tornou-se imensamente popular.
Características: Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria; Uso do claro-escuro : pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos; Realismo : o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada; Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo ; Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes; Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo .
SANDRO BOTTICELLI (1445-1510), ITÁLIA Provável autorretrato de Botticelli Suas obras são compostas de forte realismo, movimentos suaves e cores vivas, com tradição de extrema elegância e linhas de força expressiva, demonstrando um estilo fundamentado na delicadeza, graça e certo sentimentalismo.
O nascimento de Vênus. Botticelli, 1485.
A Calúnia de Apeles, Botticelli, 1496.
Madona do Livro, Botticelli, 1480.
A Primavera, Boticelli , 1482.
LEONARDO DA VINCI(1452-1519), ITÁLIA Retrato de Leonardo da Vinci atribuído a Francesco Melzi . Em suas obras, utilizou em abundância a perspectiva, cores muito próximas da realidade e figuras humanas extremamente realistas. Também utilizou matemática em cálculos artísticos. Nas obras de temas religiosos, a imagem principal era sempre centralizada, as personagens demonstravam sentimentalismo, com expressão detalhada e, no fundo, havia paisagens.
A última Ceia - Leonardo Da Vinci, 1495–1498.
Mona Lisa, Leonardo da Vinci, 1503.
O Homem Vitruviano , Leonardo da Vinci, 1490 .
A Anunciação, Leonardo da Vinci, 1472–1475.
Michelangelo Buonarroti (1475-1564), ITÁLIA Gravura baseada no autorretrato de Michelangelo. Acreditando que a criatividade era uma inspiração divina, quebrou todas as normas. Os admiradores se referiam a ele como o “Divino Michelangelo”, mas o preço da glória foi a solidão. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano.
Interior da Capela Sistina, Vaticano.
Vista do teto da Capela Sistina, Vaticano.
A criação de Adão, Michelangelo, 1511.
O Juízo Final, Michelangelo, 1511.
Rafael Sanzio (1483-1520), ITÁLIA Rafael Sanzio , Auto-retrato . Era um dos pintores mais famosos na Itália pela perfeição de suas obras, que demonstram simetria bem equilibrada e transmitem um sentimento de ordem e segurança, com elementos dispostos em espaços amplos e claros.
Retrato de Maddalena Doni . Rafael Sanzio , 1506 .
A Sagrada Família Canigiani . Rafael Sanzio , 1518.
O Cardeal, Rafael Sanzio , 1510.
ATIVIDADE Responder as questões das páginas 27 a 33 do livro didático.