ARTE RUPESTRE Arte produzida na pré-história. Tem características diferentes nos períodos paleolítico e neolítico , refletindo o modo de vida em cada época. Inclui pinturas, esculturas e objetos (ou fragmentos destes).
Formas NATURALISTAS e formas ESTILIZADAS FORMAS NATURALISTAS FORMAS ESTILIZADAS São aquelas que buscam parecer ao máximo com o mundo real. Procuram reproduzir as pessoas, objetos e lugares o mais parecido possível com a realidade. São aqueles que modificam as formas do mundo natural. A estilização pode alterar as formas do mundo real de vários modos: deixando-as mais geométricas; exagerando algumas partes (como a caricatura); simplificando traços (como muitos desenhos); - criando formas novas, etc.
Características das pinturas: PALEOLÍTICO NEOLÍTICO Pinturas de animais em tamanho grande e formas NATURALISTAS; Os animais são pintados com muitos detalhes; Muitos animais são pintados com flechas pelo corpo, o que reforça a ideia da FUNÇÃO MÁGICA que a pintura teria nesta época. Surge a representação do homem; Os animais são representados em tamanho menor e têm formas ESTILIZADAS; Ainda há cenas de caça, mas surgem também representações que dão ideia da criação de animais (imagens de rebanho); Surgem as representações de formas ABSTRATAS.
FUNÇÃO MÁGICA Acredita-se que no período paleolítico a pintura nas cavernas seria parte de uma espécie de ritual , onde ao dominar a imagem do animal na pintura (pintando inclusive flechas), traria-se sorte para a futura caçada.