as-teorias-raciais-do-seculo-xix-e-o-racismo-na-sociedade-atual5560.pptx

RODOLFORODRIGUESGOME1 217 views 8 slides Apr 10, 2023
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

slide


Slide Content

As teorias raciais do século XIX e o racismo na sociedade atual Ano : 8 º ano do Ensino Fundamental. Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX. Objeto(s) de conhecimento : Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias. Habilidade(s) da BNCC : EF08HI23 Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Palavras-chave: Imperialismo, neocolonialismo, racismo científico, darwinismo social, racismo.

Compreender a relação entre as teorias raciais do século XIX e o racismo atual

“Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que Ele exista. Se Ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês.” RHODES, Cecil. In Erik Horner. Vozes do Imperialismo Charge de Cecil Rhodes representando seu ambicioso plano de construir uma linha férrea do Cairo à Cidade do Cabo. RHODES, Cecil. In Erik Horner. Vozes do Imperialismo

O neocolonialismo do século XIX prejudicou o continente africano de diversas formas, inclusive cientificamente ao edificar uma abnegação à ciência produzida por África e pessoas pretas em diásporas africanas. Frantz Omar Fanon (psiquiatra, filósofo, cientista social e revolucionário francês) propõe a descolonização como forma de posição anticolonialista e afirma que ‘’A civilização europeia e seus representantes mais qualificados são responsáveis pelo racismo colonial’’. OLIVEIRA, Gabriel. ÁFRICA E DARWINISMO SOCIAL: O IMPERIALISMO IDEOLÓGICO E CULTURAL COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA CIENTÍFICA. Medium. Abr. de 2015.

Mahershala Ali, ator de 44 anos que passou de coadjuvante em séries como House of Cards e Luke Cage a vencedor do Oscar por Moonlight: sob a luz do luar e Green Book. Rocío Ayuso . Mahershala Ali: “Um negro só vive tranquilo quando é famoso”. Brasil - El País . Mahershala Ali. Fonte: Instagram Oficial @ mahershalaali

Sandra Oh. Fonte: Instagram Oficial @iamsandraohinsta. A atriz, atualmente em Killing Eve , foi a primeira pessoa de origem asiática a apresentar a cerimônia, mas não foi apenas isso. Com sua vitória como melhor atriz em série de drama, ela também é a primeira mulher asiática a ganhar mais de um Globo de Ouro, com duas estatuetas. Fonte: Laysa Zanetti. Globo de Ouro 2019: Sandra Oh faz história duas vezes na premiação. Adoro Cinema.

Fonte: Instagram Oficial Marielle Franco. @marielle_franco. Fonte: Geledés Retrato de André Rebouças, por Rodolfo Bernardelli .

Tupac Amaru II, autor não conhecido. Martin Luther King Jr. Fonte: Nobel Foundation.
Tags