Aspectos físicos da europa

4,193 views 44 slides Jun 16, 2017
Slide 1
Slide 1 of 44
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44

About This Presentation

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: ASPECTOS FÍSICOS DA EUROPA


Slide Content

ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS

CONTINENTE EUROPEU – GEOGRAFICAMENTE REPRESENTA UMA PENÍNSULA DA ÁSIA; BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E DA MODERNIZAÇÃO DA ECONOMIA; GRANDE DIVERSIDADE DE POVOS, LÍNGUAS, CULTURAS E RELIGIÃO; CULTURA BASEADA NO ALFABETO LATINO, NAS RELIGIÕES JUDAICO-CRISTÃS E NA IDEIA DE PROGRESSO OU DESENVOLVIMENTO MATERIAL.

GEOLOGIA DA EUROPA – AS ROCHAS DO CONTINENTE ESTÃO ENTRE AS MAIS ANTIGAS DO PLANETA, COM IDADE ENTRE 3 BILHÕES E 570 MILHÕES DE ANOS; O CONTINENTE SÓ TOMOU SUA FORMA ATUAL HÁ APROXIMADAMENTE 5 MILHÕES DE ANOS; OS TIPOS DE ROCHAS, ÁREAS TECTÔNICAS E BACIAS SEDIMENTARES TÊM ACENTUADA INFLUÊNCIA NAS ATIVIDADES HUMANAS ATUAIS.

RELEVO DA EUROPA – NA MAIOR PARTE DO CONTINENTE PREDOMINAM BAIXAS ALTITUDES; HÁ A PRESENÇA DE CADEIAS DE MONTANHAS RECENTES E ELEVADAS; OS PLANALTOS SÃO BASTANTE ANTIGOS, APRESENTAM ALTITUDES MODESTAS E UM GRANDE DESGASTE NATURAL.

PLANALTOS E MACIÇOS ANTIGOS – MONTANHAS MUITO ANTIGAS E BASTANTE DESGASTADAS, QUE SE SITUAM NO CENTRO-NORTE E NO LESTE DO CONTINENTE; CARACTERIZADO POR BAIXAS ALTITUDES E FORMAS ARREDONDADAS OU PLANAS (MESETAS); DESTACAM-SE OS MONTES URAIS, OS ALPES ESCANDINAVOS, A CADEIA PENINA, O MACIÇO CENTRAL DA FRANÇA, O PLANALTO DE VALDAI E O PLANALTO CENTRAL RUSSO.

PLANÍCIES DA EUROPA – LOCALIZAM-SE NA REGIÃO CENTRAL DO CONTINENTE; SÃO BASTANTE EXTENSAS E SEUS SOLOS SÃO MUITO FÉRTEIS; DESTACAM-SE AS PLANÍCIES GERMANO-POLONESA, A RUSSA E A HÚNGARA.

GRANDE PLANÍCIE HÚNGARA – É A PLANÍCIE QUE OCUPA O MAIOR NÚMERO DE PAÍSES DA EUROPA, ESTENDENDO-SE PELA HUNGRIA, ESLOVÁQUIA, UCRÂNIA, ROMÊNIA, SÉRVIA E CROÁCIA; SOLOS BASTANTE FÉRTEIS E MUITO UTILIZADOS PARA A PRÁTICA AGRÍCOLA.

PLANÍCIE GERMANO-POLONESA – TAMBÉM CHAMADA DE PLANÍCIE DO NORTE DA EUROPA, É FORMADA A PARTIR DA SEDIMENTAÇÃO DOS RIOS RENO, LOIRE E VÍSTULA, SENDO BASTANTE FÉRTIL; OCUPA ÁREAS DA ALEMANHA, POLÔNIA, HOLANDA E BÉLGICA.

RIO VÍSTULA - POLÔNIA

PLANÍCIE RUSSA – TAMBÉM CHAMADA DE PLANÍCIE EUROPEIA ORIENTAL, INCLUI UMA SÉRIE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DA EUROPA ORIENTAL, E É A MAIOR ÁREA PLANA DA EUROPA.

PLANÍCIE RUSSA – SIBÉRIA ORIENTAL - RÚSSIA

MONTANHAS EUROPEIAS – SÃO CADEIAS DE MONTANHAS RECENTES E QUE FORAM FORMADAS PELA AÇÃO DO TECTONISMO; DESTACAM-SE OS ALPES E OS CÁRPATOS.

ALPES – ABRANGE TERRAS DA FRANÇA, ITÁLIA, ALEMANHA, SUÍÇA, ÁUSTRIA, ESLOVÊNIA, LIECHTENSTEIN E MÔNACO; O PONTO CULMINANTE É O MONTE BLANCO, COM UMA ALTITUDE DE 4.810 METROS, SENDO TAMBÉM O PONTO MAIS ELEVADO DA EUROPA OCIDENTAL.

MONTE BRANCO

CÁRPATOS – GRANDE SISTEMA DE MONTANHAS DA EUROPA; ABRIGA TERRITÓRIOS DA REPÚBLICA TCHECA, POLÔNIA, ROMÊNIA E UCRÂNIA.

HIDROGRAFIA DA EUROPA – O CONTINENTE POSSUI UMA VASTA E DIVERSIFICADA REDE HIDROGRÁFICA; BASTANTE UTILIZADA NO TRANSPORTE, IRRIGAÇÃO, PRODUÇÃO DE ENERGIA, TURISMO E PISCICULTURA; DESTACAM-SE TRÊS RIOS: DANÚBIO (RIO INTERNACIONAL), VOLGA (RIO MAIS EXTENSO DA EUROPA) E RENO (RIO QUE CONCENTRA O MAIOR NÚMERO DE INDÚSTRIAS DO CONTINENTE).

RIO RENO – NASCE NOS ALPES SUÍÇOS E DESÁGUA NO MAR DO NORTE (PORTO DE ROTERDÃ); POSSUI UMA EXTENSÃO DE 1.326 QUILÔMETROS; BANHA A REGIÃO INDUSTRIAL MAIS IMPORTANTE DA EUROPA; É O PRINCIPAL EIXO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA ENTRE SUÍÇA, ALEMANHA, FRANÇA E PAÍSES BAIXOS.

RIO VOLGA – NASCE NO PLANALTO DE VALDAI (RÚSSIA) E DESÁGUA NO MAR CÁSPIO; POSSUI UMA ÁREA DE 3.690 QUILÔMETROS; DURANTE O INVERNO, GRANDE PARTE DE SUAS ÁGUAS FICAM CONGELADAS.

RIO DANÚBIO – NASCE NOS ALPES ALEMÃES E DESÁGUA NO MAR NEGRO; POSSUI UMA EXTENSÃO DE 2.860 QUILÔMETROS; BANHA NOVE PAÍSES (ALEMANHA, ÁUSTRIA, ESLOVÁQUIA, HUNGRIA, CROÁCIA, SÉRVIA, BULGÁRIA, UCRÂNIA E ROMÊNIA) E QUATRO CAPITAIS (VIENA – ÁUSTRIA, BRATISLAVA – ESLOVÁQUIA, BELGRADO – SÉRVIA, E BUDAPESTE – HUNGRIA); POSSUI GRANDE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA EUROPA ORIENTAL.

CLIMA E VEGETAÇÃO DA EUROPA – INFLUENCIADO POR VÁRIOS FATORES , COMO O RELEVO, AS CORRENTES MARINHAS, A ALTITUDE E A LATITUDE; PREDOMINAM OS CLIMAS: TEMPERADO, POLAR, FRIO DE MONTANHA, SEMIÁRIDO E MEDITERRÂNEO.

VEGETAÇÃO DA EUROPA – BASTANTE VARIADA DEVIDO AOS DIFERENTES TIPOS DE SOLO E DE CLIMAS; BASTANTE MODIFICADA PELA AÇÃO ANTRÓPICA; DESTACAM-SE A FLORESTA TEMPERADA, A TUNDRA, A TAIGA, A VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA, A VEGETAÇÃO DE ALTITUDE, AS ESTEPES E A LANDA.

CLIMA MEDITERRÂNEO – OCORRE PRINCIPALMENTE NO SUL DA EUROPA, EM ÁREAS BANHADAS PELO MAR MEDITERRÂNEO; APRESENTA VERÕES QUENTES E SECOS E INVERNOS AMENOS E CHUVOSOS; NO VERÃO HÁ A OCORRÊNCIA DAS CANÍCULAS (ONDAS FORTES DE CALOR); VEGETAÇÃO CONSTITUÍDA POR ÁRVORES DE PEQUENO PORTE E ARBUSTOS COM ESPINHOS, COM DESTAQUE PARA OS MAQUIS, OS GARRIGUES, A VINHA, A OLIVEIRA E A CORTIÇA.

CLIMA TEMPERADO – É DOMINANTE NA MAIOR PARTE DA EUROPA; SUBDIVIDE-SE EM OCEÂNICO E CONTINENTAL; APRESENTA AS QUATRO ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS, COM VERÕES BASTANTE QUENTES E INVERNO BASTANTE FRIOS; A VEGETAÇÃO, QUE ANTES DOMINAVA A MAIOR PARTE DO CONTINENTE, É DO TIPO CADUCIFÓLIA, COM PREDOMÍNIO DE PLANTAS DE GRANDE PORTE, COMO O CARVALHO E A FAIA; NAS ÁREAS ONDE HAVIA A FLORESTA TEMPERADA ESTÁ SURGINDO A LANDA.

CLIMAS POLAR E SUBPOLAR – OCORRE NO NORTE DA EUROPA; AS TEMPERATURAS SÃO BAIXAS O ANO TODO; OCORRÊNCIA DA NOITE POLAR, DO SOL DA MEIA NOITE E DA AURORA BOREAL; DOMÍNIO DA VEGETAÇÃO DE TAIGA E DA TUNDRA.

CLIMA SEMIÁRIDO – OCORRE EM ÁREAS DA RÚSSIA, DA MOLDÁVIA E DA UCRÂNIA; AS CHUVAS SÃO ESCASSAS, PORÉM BEM DISTRIBUÍDAS DURANTE O ANO; DOMÍNIO DA VEGETAÇÃO DE ESTEPES.
Tags