Geografia: uma ciência que estuda a terra Professor: Herbert Galeno Blog: herbertgaleno.blogspot.com.br
Por que estudar a Geografia? Cidade de Cuiabá – MT. Podemos observar elementos naturais e elementos modificados pelo homem, ou elementos artificiais e culturais. Entender a cidade de Cuiabá é compreender o espaço geográfico . O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia.
Teoria Geral dos Sistemas ( TGS´s ) É a complexa relação entre espaço natural e espaço cultural ou modificado pelo homem e pela sua ampla relação de possibilidades. Clima elementos Sistema Hidrográfico naturais Elementos culturais e sociais
Subsistemas da terra Atmosfera – camada de ar que envolve a terra Hidrosfera – camada de água que envolve a terra ambas fazem parte do sistema climático da terra Litosfera – camada sólida e rígida que envolve a terra as três juntas compõe a biosfera Astenosfera e manto inferior – juntamente com a litosfera formam o subsistema da tectônica de placas Núcleo interno e externo – subsistema do Geodínamo que é responsável pelo campo magnético da terra.
Espaço Geográfico O Espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia e est[a em constante transformação, pois resulta da influência dinâmica e mútua de ação entre sociedade e natureza. É construído, desconstruído e reconstruído de acordo com as condições materiais e culturais de cada época. Biomas Relevo Clima Sociedade
Para entendermos a dinamicidade do espaço geográfico, é necessário conhecer os conceitos de lugar, paisagem, território e rede.
Lugar e Paisagem Lugar : local onde desenvolve e leva sua vida e que depende, também das situações enfrentadas no dia a dia; tem relação direta com a intimidade. Um lugar é formado por diversos tipo de paisagens . As paisagens são constituídas por um conjunto e forma de um determinado lugar.
Região Região é uma categoria de análise própria da Geografia e uma das principais áreas de sua atuação. Tem relação com poder e domínio de território. Esse poder pode ser político e / ou cultural. É também usada para caracterizar uma unidade administrativa; exercício de controle do estado. Regiões do Brasil (contexto político) CTG ( contexto cultural)
Território Está relacionado com um conjunto de elementos – porção de terra, água e espaço aéreo e estruturado sob as leis que regem um país. O conceito de território se traduz pelo poder exercício em determinadas regiões, sendo portanto o espaço geográfico no qual a sociedade manifesta suas relações de poder.
Como regionalizar o Espaço geográfico Vamos observar os critérios de acordo com a DIT (divisão internacional do Trabalho) e de acordos com os critérios físicos-naturais (geologia, relevo, hidrografia, vegetação e clima.
Divisão f ísico – natural – os continentes
Continentes – divisão histórica
Divisão Internacional do Trabalho (DIT) Essa regionalização leva em conta as especificidades das atividades econômicas sob a perspectiva da produção. Comércio, exportação e importação de produtos. A 1ª classe dos países são os países que começaram a se industrializar na Revolução Industrial ( séc XVIII), como a Inglaterra, Alemanha, etc... E se mantêm até os dias de hoje. Esses países são conhecidos como Metrópoles. Esses países possuem uma grande economia voltada para a industrialização e tecnologia. A 2ª classe dos países são conhecidos como países colônias, esses países são fornecedores de Matéria prima para o mercado internacional, ou seja, tem a sua economia centrada na agropecuária ou na extração de minerais. Esses países estão localizados na América do Sul e Central, África e Ásia. Após o término da 2ª Guerra Mundial houve uma mudança na DIT clássica. A regionalização passou a ser reconhecida como países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Atualmente essa divisão é conhecida como Norte Rico e Sul Pobre .
Planejamento Ambiental No planejamento ambiental a forma de regionalizar o espaço geográfico está baseada em classificações variadas, tais como unidades territoriais ou ambientais: bacias hidrográficas, municípios, propriedades rurais, e unidades pontuais ou lineares, e ecossistemas (baseados nas unidades de conservação ambiental criado por lei). Floresta Amazônica Mata Atlântica
Planejamento ambiental Áreas metropolitanas : reconhecidas como um tipo de unidade territorial, essas áreas foram implantadas devido ao processo de urbanização, a partir da década de 1950, que resultou na conturbação das cidades.
Planejamento ambiental Bacias hidrográficas : Com o objetivo de conhecer o ambiente para auxiliar no planejamento e gestão de seus espaços, a importância e os benefícios de forma de regionalização tem sido discutido nas esferas governamentais federal, estadual e municipal. Áreas costeiras : a intenção de regionalizar essas áreas é disciplinar a ocupação de áreas litorâneas e minimizar os impactos de seus usos desordenados.
Planejamento ambiental Unidade de Conservação : Esse termo é utilizado para designar os ecossistemas protegidos por lei. São reconhecidos como domínios morfoclimáticos , províncias geológicas, regiões ecológicas e regiões geobotânicas.