Aspectos Naturais da America Central

4,593 views 19 slides Apr 27, 2015
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

América Central, geografia aspectos naturais


Slide Content

Aspectos naturais da América Central Éderson Dias de Oliveira América del Sur, Central y la : Civilização Brasileira, 2003.

A América Central é limitada ao norte pela Península de Iucatã (México), ao sul pela Colômbia, a oeste com o Oceano Pacífico e a Leste com o mar das Caraíbas (Antilhas); Na América do Norte, considera-se geralmente a América como um único continente, no entanto, esta região está assentada numa placa tectónica individual - a Placa Caribeana e pode portanto considerar-se um continente.

Regionalização – a América Central pode ser dividida em: América Central Continental e América Central Insular;

AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL Estreita faixa de terras que une o México (América do Norte) e América do Sul; Área com cerca de 540.000 km²; Possui cerca de 40 milhõ-es de hab.; Belize, Guatemala, Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Nicarágua;

Ao norte, sofre influência da cadeia de Montanhas de Serra Madre, e ao sul dos Andes, ambas dobramentos modernos. O relevo é entrecortado por diversos rios em leitos encaixados, formando feições típicas de regiões montanhosas . O relevo da região está relacionado com a grande atividade tectônica local, sendo extremamente montanhoso. A placa tectônica que a região está situada tem contato com as placas de: Nazca , Cocos, Sul-Americana e Norte-Americana.

Ao sul, o arco montanhoso é mais pronunciado, tendo o embasamento cristalino com enrugamentos mesozóicos e cenozóicos - continuação dos Andes. Mapa físico da América Central Geologia e Relevo A região possui basicamente dois sistemas de montanhas. Ao norte, o relevo é mais complexo, dada a ação erosiva e de dobramentos: cadeias de montanhas de Honduras e Guatemala - elevados planaltos de Chiapas - plataforma de Yucatán.

A vertente ocidental, com cadeias dobradas e antigos maciços cristalinos (2 a 3,5 mil metros s.n.m.), possui forma tabular, com erupções vulcânicas frequentes desde da Guatemala a Costa Rica. A costa atlântica caracteriza-se pelas baixadas litorâneas, com diversas lagunas. É uma das zonas da América com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe de forma abrupta da estreita costa do Pacífico e desce gradualmente no mar das Antilhas.  

O clima é tropical, embora acima de 760m a temperatura seja mais amena e haja o cultivo do café. As encostas são mais suaves na direção norte/leste , na península de Yucatan e nas planícies costeiras caribenhas. No leste a chuva é pesada; Os rios trazem grandes quantidades de limo e há uma floresta densa atrás dos mangues e praias .

Clima: suas características na região são condicionadas pelas diferenças de altitudes, que vão desde o nível do mar até 4.110m, no monte Tajumulco (Guatemala). Na região distinguem-se três zonas climáticas principais:  terra quente , que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; terra temperada , que abrange regiões de 910 m a 1.830 m ; terra fria , que abrange regiões acima de 1830 m.

Terra quente: a temperatura média varia entre 23 e 26°C, sendo as chuvas abundantes na vertente oriental e mais escassas na costa Pacífica; Terra temperada: as médias térmicas oscilam entre 18 e 23°C, com chuvas mais intensa, sendo o clima de transição tropical/subtropical ; Terra fria: n as áreas mais elevadas, a temperatura média anual aproxima-se de 10°C ; As costas caribenhas têm um regime de chuvas bem distinto do da costa do Pacífico . A secura da costa Pacífica tem influência da corrente da Califórnia, que impede a absorção do vapor da água, reduzindo as possibilidades de precipitação. Já os efeitos da água temperada do Caribe permitem que o ar absorva a umidade – massas de ar quente e corrente do Golfo;

Hidrografia A maior parte dos rios da região segue a direção oeste-leste; Os rios de maior curso desembocam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. O quadro hidrográfico da região é completado por uma série de lagos, como o Nicarágua, o Manágua e o de Gatún . Lago Nicarágua, o maior da América Central

O canal é um ponto importante para o comércio internacional  de-vido a grande diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn ); Canal do Panamá É um canal marítimo com 81  km  de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando os oceanos Atlântico  e Pacífico ;

O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em  1914; O canal possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico (Pedro Miguel e Miraflores) e do lado do Atlântico ( Gatún ); O  lago Gatún , fica a 26 m. s.n.m ., sendo alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago;

O canal tem uma grande importância no fluxo marítimo internacional, correspondendo a cerca de 4 % do comércio mundial, por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios.