Atividade Física como Método de tratamento nas Patologias Reumáticas
Patologias Reumatológicas As doenças reumáticas acometem o sistema osteo-articular : articulações, músculos, ligamentos, tendões, sem ter acontecido nenhum trauma. A comete principalmente adultos e idosos, mas algumas das doenças atingem as crianças e jovens. Por serem crônica , necessitam de um tratamento prolongado, e o quanto antes for o início do seu tratamento , menores são as chances de desenvolve prejuízo na qualidade de vida.
Diagnóstico O diagnóstico precoce é de suma importância para uma boa evolução da doença, evitando complicações que podem incapacitar o paciente de forma definitiva. A fisioterapia reumatológica é empregada no tratamento das doenças reumáticas, amenizando as sequelas ocasionadas pela cronicidade e degeneração da doença
Fatores de Risco Consumo excessivo de álcool; Depressão; Estresse e ansiedade; Má-alimentação; Obesidade; Sedentarismo; Tabagismo
Pontos Gerais M inimizar dores e incapacidades geradas por tais patologias através da utilização de recursos eletro analgésicos, da aplicação de técnicas de terapia manual e de atividades que estimulem a mobilização articular buscando assim prevenir a instalação de deformidades, bem como evitar a progressão de deformidades já instaladas, buscando sempre manter uma boa qualidade de vida
Biomecânica aplicada Prevenção x Tratamento A base da Biomecânica Funcional é apresentar ao sistema nervoso do indivíduo, novas estratégias motoras e posturais mais eficazes e menos lesivas . Assim, é possível diminuir a sobrecarga biomecânica das articulações, eliminar as dores decorrentes destas sobrecargas e, além disso, melhorar o desempenho motor .
Avaliação Funcional Avaliação Funcional Indireta: Informação sobre o comportamento do paciente com pessoas próximas ao paciente. Avaliação Funcional Observacional: Observar o comportamento do paciente em determinadas tarefas e registra as circunstâncias Avaliação Funcional na Prática: Teste experimental de diferentes funções
Como fazer Avaliação Funcional Avaliar a impressão geral do paciente: Relacionamento pessoal do paciente com familiares e cuidadores, dependência emocional e física, Saúde mental e uso de dispositivos auxiliares de locomoção Avaliar Habilidades e Inabilidades Avaliar tônus Postural, Padrões de postura e movimentos associados:
Fatores de Controle Muscular Tônus Muscular: estado permanente da tensão do músculo Hipertonia: Aumento do Tônus, tensão exagerada ou permanente mesmo o músculo estando em repouso . Hipotenia : Diminuição do Tônus Muscular, Causando diminuição da força e flacidez. Espasticidade : um aumento involuntário da contração muscular, que pode afetar a postura, a movimentação e a dor .
Pontos da Atuação Mobilidade Articular: Tanto a mobilidade articular normal quanto a hipermobilidade e hipomobilidade são geradas por movimentos artrocinemáticos que ocorrem nas superfícies articulares, como o rolamento, rotação e o deslizamento, necessários para a geração de movimento osteocinemático , aquele descrito pelos planos e eixos corporais. A mobilidade articular possui uma relação inversa com a idade, portanto, conforme o indivíduo envelhece, a mobilidade articular diminui, requerendo atenção especial quanto aos prejuízos que essa alteração pode acarretar nas atividades de vida diária.
Pontos da Atuação da fisioterapia Flexibilidade: A mobilidade articular depende da flexibilidade, pois ela determina a capacidade de uma articulação ou de uma série de articulações se moverem ao longo de toda a amplitude de movimento , e, como todos os movimentos devem ser analisados de forma global, a comparação entre as articulações adjacentes, denominada flexibilidade relativa , se faz presente. A flexibilidade depende diretamente da elasticidade muscular, para que haja a máxima amplitude de movimento necessárias para a execução de qualquer atividade . Possui uma relação inversa com o envelhecimento. Além disso, tem uma relação direta com a temperatura intramuscular, ou seja, quando o músculo é aquecido, a flexibilidade aumenta.
Pontos da Atuação da fisioterapia Relaxamento: Vários exercícios e modalidades terapêuticas são capazes de gerar relaxamento. Temos como exemplos interessantes a massagem, o alongamento, a inibição muscular, o aquecimento , entre outros. Os exercícios que promovem relaxamento são realizados com objetivo de permitir que a função seja restabelecida e, com isso, que o músculo possa desenvolver o máximo de eficiência quando for solicitada a sua ação. Indicados quando os músculos estiverem excessivamente tensionados, comprometendo sua vascularização e consequentemente suas funções fisiológicas de contração e geração de movimento .
Pontos da Atuação da fisioterapia Alongamentos: Os exercícios de alongamento são utilizados para aumentar a extensibilidade dos músculos e tendões e também do tecido conjuntivo periarticular. Ou seja, as técnicas de alongamento são utilizadas para aumentar a flexibilidade, já que essa depende da extensibilidade dos tecidos moles e da amplitude de movimento articular. Existem quatro grandes categorias de alongamento :
Pontos da Atuação da fisioterapia 1. Alongamento estático: mantido em uma posição estacionário em seu maior comprimento possível. Requer menor força global, menor risco de exceder os limites da extensibilidade tecidual, menos energia e menor probabilidade de dor muscular. 2. Alongamento balístico: utiliza movimentos rápidos, possui maior tensão de pico e maior absorção de energia em maiores velocidades de alongamento. Tem maior chance de dor muscular e lesão. Recomenda-se sua utilização em pacientes selecionados. Diminui a rigidez do tendão.
Pontos da Atuação da fisioterapia 3. Alongamento dinâmico: exercício de flexibilidade em que o membro é levado, repetitivamente, ao longo da amplitude de movimento . Indicado para os indivíduos que não conseguem manter um alongamento estático ou que participarão de atividades que requerem potência ou velocidade em explosão. 4. Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): uso do conceito neurofisiológico da ativação por alongamento, por meio de sequência de contrair-relaxar, uma contração do agonista ou uma sequência de contrair-relaxar-contração do agonista .
Pontos da Atuação da fisioterapia Força: A maior parte dos movimentos requer a aplicação de força muscular, muitas vezes realizada pela musculatura agonista, uma vez que esses músculos são os principais responsáveis pelo movimento e fornecem a maior parte da força necessária para produzi-lo. O movimento muscular e consequentemente os exercícios de fortalecimento muscular podem ser divididos em três tipos de contrações: Côncentrica , Excêntrica e Isométrica
Pontos da Atuação da fisioterapia Resistência Muscular: A resistência muscular reflete-se na capacidade de produzir força, pois a força muscular está intimamente associada à resistência à fadiga. A resistência muscular à fadiga é a habilidade de realizar contrações musculares repetitivas contra alguma carga por um período extenso de tempo. Conforme a força muscular aumenta, tende a ocorrer o aumento correspondente da resistência à fadiga.
Pontos da Atuação da fisioterapia Equilíbrio: Todos os exercícios terapêuticos devem trabalhar a postura e o equilíbrio corporal, com o objetivo de reduzir o risco de lesões e melhorar a eficiência das práticas terapêuticas adotadas. Quando o exercício é implantando precocemente, ele ajuda o paciente a manter ou desenvolver uma atitude saudável, promovendo a consciência e o equilíbrio corporal.
Pontos da Atuação da fisioterapia Coordenação Motora: Assim, todo exercício terapêutico deve levar em conta a coordenação neuromuscular atuando na posição e função de toda a cadeia cinética, pois as necessidades para manter uma boa postura e realizar tarefas do cotidiano dependem muito do equilíbrio e da coordenação motora. A coordenação motora dependerá da relação entre os componentes musculoesqueléticos e neuromuscular.
C inesioterapia (Exercício Terapêutico) Treinamento planejado e sistemático de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas com os seguintes objetivos: Tratar ou Prevenir comprometimentos. Melhorar, Restaurar ou Potencializar a Função Física. Prevenir ou Reduzir fatores de riscos para a saúde. Otimizar o estado de saúde geral, seu preparo físico ou sensação de bem estar. KISNER & COLBY, 2009
Biomecânica (Exercício Terapêutico) Condicionamento e Recondicionamento Aeróbico e Endurance . Treinamento de Equilíbrio, Coordenação e Agilidade. Treinamento da Mecânica Corporal e Percepção da Postura. Alongamento Muscular. Técnicas de Amplitude de Movimento. Treinamento da Marcha e Locomoção. Treinamento dos Padrões de Movimentos. Treinamento de Força, Potência e Endurance . HALL & BRODY, 2007
Comprometimentos físicos comuns tratados com exercícios terapêuticos: Musculoesqueléticos : Dor; fraqueza muscular; diminuição da resistência muscular à fadiga; amplitude de movimento limitada (restrição na cápsula articular, no tecido conjuntivo e no comprimento muscular); hipermobilidade articular; má postura e desequilíbrios entre comprimento e força muscular. Neuromusculares : Dor; comprometimentos de equilíbrio, estabilidade postural ou controle; incoordenação; desenvolvimento motor tardio ou comprometido; tônus anormal (hipotonia, hipertonia, distonia); estratégias de movimento funcional não efetivas ou insuficientes .
Comprometimentos físicos comuns tratados com exercícios terapêuticos: Cardiovasculares/pulmonares : Capacidade aeróbica diminuída; circulação comprometida (linfática, venosa, arterial); dor durante a atividade física sustentada. Tegumentares : hipomobilidade da pele.