TniaSilva266809
3,640 views
16 slides
Oct 06, 2022
Slide 1 of 16
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
About This Presentation
Atos de fala
Size: 3.03 MB
Language: pt
Added: Oct 06, 2022
Slides: 16 pages
Slide Content
Atos de fala
Ato locutório Consiste no próprio ato de falar, através da combinação de palavras e tendo em conta as regras gramaticais inerentes à língua. ( do latim loquor que significa ‘falar’, ‘dizer’, ‘pronunciar’)
Ato ilocutório Revela a intenção comunicativa do locutor ( pedir , ordenar , aconselhar , prometer , informar , declarar …), através de diferentes marcas linguísticas (verbos, tipos de frase, pontuação...).
Ato perlocutório Consiste no efeito que o ato ilocutório proferido produz no interlocutor ( influenciar , irritar , emocionar , seduzir , persuadir …).
Atos de fala / ilocutórios Assertivos Demonstram a implicação do enunciador em relação à verdade/falsidade do enunciado. Podem assumir a forma de: asserções → Acredito que cada um tem o que merece. explicações → O consumo de líquidos é essencial dado que o corpo humano é constituído por cerca de 70% de água . constatações → Está a chover . descrições → O vestido que vou levar para a festa é vermelho, de cauda comprida e de seda .
Atos de fala / ilocutórios Diretivos Revelam a intenção de o emissor influenciar o modo de agir do interlocutor, levando-o a concretizar algo. Podem assumir a forma de: pedidos → Apaga as luzes! conselhos → É melhor levares um casaco porque à noite arrefece . ordens → Está calado ! sugestões → Podias marcar um jantar para celebrares o teu aniversário . …
Atos de fala / ilocutórios Compromissivos Expressam a intenção de o emissor realizar, no futuro, uma ação ou cumprir o que enuncia. Podem assumir a forma de: promessas → Garanto que a partir de agora vou começar a fazer dieta. juramentos → Prometo que vou ser sempre fiel aos meus princípios . ameaças → Se não comeres a sopa, não te dou sobremesa . …
Expressivos Revelam o estado psicológico do locutor através do conteúdo do enunciado. Podem assumir a forma de: agradecimentos → Estou muito grata por me teres dado boleia . congratulações→ Felicito-te pelo teu sucesso! lamentos → Lamento que não tenhas consciência dos teus atos ! desculpas → Peço desculpa se te ofendi ! … Atos de fala / ilocutórios
Atos de fala / ilocutórios Declarativos Implicam a criação de uma nova realidade, a partir do enunciado de um locutor cuja posição social seja reconhecida pelo destinatário. Podem assumir a forma de: nomeações → A partir de hoje, o meu filho será meu sucessor na presidência desta empresa. condenações → Declaro o réu culpado de homicídio por negligência ! demissões → Está despedido ! Pode também surgir em eventos como casamentos ou batizados. → Declaro-vos marido e mulher .
Ato de fala direto Consiste na realização de um ato de fala que se pretende que seja totalmente explícito e que oriente claramente o interlocutor para o objetivo do locutor ao proferir o enunciado. → Não te esqueças de telefonar quando chegares ao Porto.
Ato de fala indireto Consiste na realização de um ato de fala cujo enunciado literal/gramatical não revela, de forma explícita, a intenção comunicativa do locutor ao proferir o enunciado. → Estou cheia de sono! ( Num contexto em que alguém recebe amigos em casa, ao proferir este enunciado, acaba por funcionar como uma forma subtil de sugerir que está na hora de a visita terminar.)
Atos de fala – Exercício I Identifica os atos de fala/ilocutórios presentes em cada enunciado. Chega-me esse copo, por favor ! _________________ Estou farta desta conversa . _________________ Lamento ter-me esquecido do teu aniversário ! _________________ Não acredito no que me estás a dizer . _________________ Preferia que não estivesse a chover . _________________ Hora do óbito: 18 h e 30 min . _________________ A partir de agora vou estudar mais . _________________
Atos de fala – Exercício I (cont.) O dinheiro não traz felicidade . _________________ Compraste o que te pedi ? _________________ Sinto a tua falta ! _________________ Por hoje, dou por encerrada a sessão . _________________ Amanhã, entrego-te o livro que me emprestaste . _________________ Estou muito grata pela tua visita ! _________________ Não faças barulho ! _________________ O senhor está detido ! _________________ Hoje, vais ficar sem jantar ! _________________
Atos de fala – Exercício II Considerando o contexto em que são proferidos os seguintes enunciados, esclareça a intencionalidade do locutor ao proferi-los . Contexto A: Num carro em movimento em que estão abertas as janelas, um dos passageiros afirma: ‒ Está frio! ____________________________________________________ Contexto B: Em casa de um amigo, o convidado afirma: ‒ Estou cheio de sede! ___________________________________________ Contexto C: Numa sala de aula, os alunos estão a fazer barulho. O professor desabafa: ‒ Estou cheio de dores de cabeça! ___________________________________ Contexto D: Numa loja de brinquedos, a filha diz ao pai: ‒ Esta é a boneca dos meus sonhos! __________________________________
Soluções – Exercício I Chega-me esse copo, por favor! …………………………..→ Diretivo Estou farta desta conversa. ……………………………….. → Expressivo Lamento ter-me esquecido do teu aniversário !..….. → Expressivo Não acredito no que me estás a dizer . …………………..→ Assertivo Preferia que não estivesse a chover . …………………….. → Expressivo Hora do óbito: 18 h e 30 min. ……………………..……….. → Declarativo A partir de agora vou estudar mais. ………………….. → Compromissivo O dinheiro não traz felicidade. …………………………….→ Assertivo Compraste o que te pedi? …………………………..……….. → Diretivo Sinto a tua falta! ………………………….. ………………….. → Expressivo Por hoje, dou por encerrada a sessão. ………………….→ Declarativo Amanhã, entrego-te o livro que me emprestaste. ..→ Compromissivo Estou muito grata pela tua visita! ……………………….. → Expressivo Não faças barulho! ………………..………………………….. → Diretivo O senhor está detido! ………………………………………….. → Declarativo Hoje, asseguro-te que vais ficar sem jantar ! ……….. → Compromissivo
Soluções – Exercício II Contexto A: O passageiro pretende que se fechem as janelas . Contexto B: O convidado deseja que o amigo lhe dê algo para beber. Contexto C: O professor espera que os alunos deixem de fazer barulho. Contexto D: A filha anseia que o pai lhe compre a boneca.