Competências atitudinais como diferencial na organização Waleria Guerreiro Lima
Competências Organizacionais As competências organizacionais um conjunto de características que, caso bem empregadas, podem levar uma empresa a melhorar eficiência, eficácia e e fetividade.
Competências Organizacionais EFICIÊNCIA A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Um líder eficiente, por exemplo, é alguém capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor maneira, respeitando a competência de cada um. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.
Competências Organizacionais EFICIÊNCIA Ser eficaz é basicamente conseguir atingir seu objetivo. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado. Quando um líder é eficaz, ele impulsiona sua equipe a alcançar os objetivos da organização, bem como os seus próprios. Desse modo, certamente ele irá tornar os profissionais mais eficazes e melhor preparados para enfrentar os desafios.
Competências Organizacionais EFETIVIDADE O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, este é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Para que uma equipe seja efetiva, ela depende de algumas características, tais como: Proatividade: esse é o ato de melhorar resultados mesmo sem solicitação ou até de estudar para prever e solucionar problemas futuros. Comunicação holística: as terapias fora do convencional. Sinergia: em um ambiente profissional isso acontece quando os membros da equipe conhecem e confiam no trabalho um do outro.
Competências Organizacionais
Competências Organizacionais
Competências Organizacionais
Competências Organizacionais
Competências Organizacionais As competências organizacionais são vastas, vão desde a missão, a visão e os valores do negócio ao papel ideal do colaborador na empresa.
Competências Organizacionais Missão, visão e valores são ferramentas de gestão capazes de embasar a estratégia de negócios de uma empresa . A ideia não é definir breves descrições somente para deixar no site da organização. Diferente disso, o correto é usá-las para definir estratégias a serem seguidas em cada etapa vivenciada pela empresa.
Competências Organizacionais Exemplos de missão Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. Microsoft: Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial. Mc Donald’s : Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável. Nike: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, de serviços e de autorrealização das mulheres no mundo todo.
Competências Organizacionais Exemplos de missão Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, a educadores, a profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores. Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e em valor nutricional que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio. Samsung: Construir um mundo melhor através de negócios diversificados que hoje incluem tecnologia avançada, semicondutores, arranha-céus e construções de fábricas, petroquímicos, moda, medicina, finanças, hotéis e mais. Wallmart : Vender por menos para as pessoas viverem melhor.
Competências Organizacionais Exemplos de visão Microsoft: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo Apple: Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação. Samsung: “Inspire o Mundo, Crie o Future” – Inspirar comunidades no mundo todo através do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos inovadores e soluções criativas. Desenvolver o valor das suas redes centrais: indústrias, parceiros e empregados. Alcançar 400 milhões de dólares em receita e tornar a Samsung umas das cinco maiores marcas usando três abordagens estratégicas: criatividade, parceria e talento. Explorar novos territórios como saúde, medicina e biotecnologia. Ser parte dos líderes criativos em novos mercados.
Competências Organizacionais Exemplos de visão Wallmart Brasil: Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários. Toyota: Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado. Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças. Natura: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Competências Organizacionais Exemplos de visão Braskem: Nossa visão estratégica é ser a líder mundial da química sustentável. Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e aos seus parceiros uma relação duradoura com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental. Wizard : Ser uma empresa reconhecida por sua excelência no ensino de idiomas.
Competências Organizacionais Exemplos de valores Microsoft Integridade e honestidade Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores
Competências Organizacionais Exemplos de valores Apple Inovação Qualidade e Excelência Simplicidade é melhor que complexidade Aquisição vertical Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio) Colaboração e Polinização cruzada Responsabilidade social e ambiental A Apple não tem valores oficiais, os valores acima foram adaptados de declarações dadas pelo CEO Tim Cook e afirmações em sites da Apple.
Competências Organizacionais Exemplos de valores Samsung Excelência Integridade Pessoas Uma companhia são suas pessoas e essas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial Mudança Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa Co-Prosperidade Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental
Competências Organizacionais Exemplos de valores Avon Confiança Respeito Crença Humildade Integridade Coca Cola Inovação Liderança Responsabilidade Integridade Paixão Colaboração Diversidade Qualidade Natura Humanismo; Criatividade; Equilíbrio; Transparência.
Qual a importância de missão, visão e valores? Qual a importância de missão, visão e valores? Atração e retenção de talentos: Com as novas gerações cada vez mais focadas em propósito, pode acontecer de os melhores profissionais do mercado recusarem um emprego que paga bem, mas não tem valores considerados importantes . Contratação inadequada e turnover alto: Uma empresa precisa conhecer sua visão, missão e valores para selecionar candidatos que tenham um perfil condizente . Do contrário, pode sofrer com turnover elevado e baixo desempenho. Engajamento e desempenho: Entre outros fatores, o engajamento de colaboradores depende da sua identificação com a missão e valores de uma empresa , bem como com a visão. E isso não é tão difícil de entender.
Cultura organizacional: Missão, visão e valores servem de base para a tomada de decisões e para a criação da cultura de uma empresa. A cultura organizacional é definida como o conjunto de crenças, costumes, valores, pressupostos, hábitos, comportamentos, experiências e regras compartilhadas por todos dentro de uma empresa. Para que os funcionários consigam se conectar com tudo isso, a alta gestão também deve aplicar essas definições estratégicas no seu dia a dia. Algo que ressalta a importância de ter definições claras bem difundidas Qual a importância de missão, visão e valores?
Relacionamento com o mercado: Além de ser importante para quem faz e quem atua na empresa, missão, visão e valores também impactam sua relação com o mercado e com outros stakeholders . Então, vamos começar falando do mercado em que sua empresa participa. É desse meio que a organização vai conseguir funcionários, parceiros, patrocinadores e outros. Todas essas empresas e pessoas podem considerar a missão, visão e valores da sua organização para tomar suas decisões de negócios, aceitar ou recusar uma proposta de emprego ou parceria. Cada vez mais, especialmente em decorrência da pressão da sociedade, pessoas e empresas se preocupam em atuar em conjunto com outras que tenham um bom propósito e valores semelhantes . É esse grupo de stakeholders que tem uma compreensão mais madura das relações profissionais e de negócios. Em geral, eles são os que mais têm a oferecer à sua empresa. Qual a importância de missão, visão e valores?
Relação com os clientes ou consumidores: Ainda, se sua empresa oferece um produto ou um serviço, a forma como o público interno percebe missão, visão e valores impacta aquilo que é passado para clientes e potenciais clientes . Se um funcionário não se identifica com a empresa porque não entende essas diretrizes, dificilmente vai conseguir engajar os consumidores também. Essa falta de identificação também pode surgir na relação direta entre os clientes e a organização. Qual a importância de missão, visão e valores?
A cultura Organizacional C ultura organizacional é um conjunto de valores e crenças compartilhados que orientam o comportamento de um grupo ou organização. Se traduz no dia a dia, como o “jeito que fazemos as coisas por aqui”. Porém o que vemos é apenas uma das manifestações da cultura. Existem camadas não visíveis e pouco perceptíveis da cultura – e são justamente essas camadas as mais difíceis de mudar.
Competências Organizacionais
Clima Organizacional O clima organizacional refere-se ao ambiente psicológico e emocional dentro de uma empresa. Ele engloba as atitudes, crenças, valores e interações dos colaboradores, influenciando diretamente a motivação, satisfação e desempenho no trabalho. Um clima positivo promove a cooperação, a inovação e o engajamento, enquanto um clima negativo pode levar a conflitos, desmotivação e alta rotatividade.
Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? clima se refere ao ambiente emocional e psicológico no curto prazo, a cultura organizacional é um conjunto mais profundo de valores, crenças e práticas que moldam a identidade da empresa ao longo do tempo.