Aula 01 Carbono e cadeia carbônicos.pptx

DavyAraujo 79 views 23 slides Aug 04, 2023
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Introdução a química orgânica


Slide Content

Química orgânica No século XVIII, Torbern Olof BERGMANN 1777 dividiu a Química em: • QUÍMICA ORGÂNICA (Química dos compostos existentes nos organismos vivos) • QUÍMICA INORGÂNICA (Química dos compostos existentes nos seres inanimados e sais minerais.)

TEORIA DO VITALISMO Foi uma teoria formulada por Jons Jacob Berzelius (1807), a qual descrevia que a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos – vis vitalis (força ou energia vital) inerente na própria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas.

Wohler (1828) Em 1828, Friedrich Woler , discípulo de Berzelius , foi o primeiro cientista a sintetizar um composto orgânico (ureia) a partir de um composto inorgânico ( cianato de amónio).

Friedrich August Kekulé (1859) “ Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”. Esta afirmação está correta, contudo, nem todos os compostos que contêm carbono são orgânicos, por exemplo, o dióxido de carbono, o ácido carbónico, a grafite, o diamante, etc , mas todos os compostos orgânicos contêm carbono e hidrogénio. Hidróxido de sódio ( NaOH ) Hidróxido de magnésio [Mg(OH) 2 ] Hidróxido de cálcio [Ca(OH) 2 ]

Compostos Organógenos Elementos organógenos são os elementos químicos que podem ser encontrados em compostos orgânicos. Os principais são: - H (hidrogênio) - O (oxigênio) - N (nitrogênio) - C (carbono) Também aparecem com bem menos frequência, os elementos S ( enxofre ) e P ( fósforo ), e todos os elementos da família 7A: - F ( flúor ) - Cl (cloro) - Br (bromo) - I (iodo) - At (astato)

Compostos de transição Os compostos de transição são compostos que, embora tenham carbono em sua estrutura, apresentam propriedades químicas e físicas inorgânicas . Exemplos: CO2 CaC2

O carbono Como o carbono é o elemento presente em todas as moléculas de substancia orgânica, o conhecimento de suas características e fundamental para entendemos as propriedades que essas substancia apresentam.

Distribuição eletrônica

O carbono é tetravalente A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres.

Observe, nos exemplos a seguir, que, em todos os casos, o átomo de carbono

O carbono tem facilidade em forma cadeias Formula estrutural plana: E a forma mais expandida de representar as cadeias carbônicas. Formula estrutural condensada: Junta os hidrogênios ligados a cada carbono para uma maneira mais curta de representar uma estrutura.

O carbono tem facilidade em forma cadeias Carbono primário: Carbono que se liga a outro carbono. Carbono secundário: Carbono que se liga a outros dois carbono. Carbono terciário: Carbono que se liga a outros três carbono. Carbono Quaternário: Carbono que liga a outros quatro carbono.

Exercício 01-Classifique em V ou F as sentenças relacionadas aos carbonos numerados da seguinte cadeia:      (   ) os carbonos I, II e IV são primários (   ) o carbono III se classifica como secundário (   ) na cadeia há somente um carbono quaternário (   ) o carbono IV recebe a classificação de terciário (   ) existem 5 carbonos primários na cadeia

02-(UNIVALI-SC) O gosto amargo, característico da cerveja, deve-se ao composto mirceno , proveniente das folhas de lúpulo, adicionado à bebida durante a sua fabricação.                 A fórmula estrutural do mirceno apresenta: a) um carbono terciário. b) cinco carbonos primários. c) cadeia carbônica heterogênea. d) cadeia carbônica saturada e ramificada. e) cadeia carbônica acíclica e insaturada.

03-Observe o composto a seguir e assinale a alternativa correspondente ao número de carbonos primários presente nesta cadeia:         2,3- dimetilbutano a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

04-(UFMT) A combustão espontânea ou muito rápida, chamada detonação, reduz a eficiência e aumenta o desgaste do motor. Ao isooctano é atribuído um índice de octana 100 por causa da sua baixa tendência a detonar. O isooctano apresenta em sua fórmula estrutural:           a) um carbono quaternário e cinco carbonos primários. b) um carbono terciário e dois carbonos secundários. c) um carbono secundário e dois carbonos terciários. d) três carbonos terciários e quatro carbonos quaternários. e) quatro carbonos primários e um carbono secundário.

05-Observe a fórmula:        isobutano As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário e terciário são respectivamente: a) 3, 1 e 1 b) 3, 0 e 1 c) 2, 0 e 1 d) 3, 1 e 0 e) 3, 1 e 2

06-Indique na imagem a seguir a classificação para cada carbono, de acordo com o número de ligações:           

07-Dadas as fórmulas estruturais, classifique os átomos de carbono indicados pelo asterisco:            

08-Classifique os átomos de carbono da seguinte cadeia:       
Tags