Química orgânica No século XVIII, Torbern Olof BERGMANN 1777 dividiu a Química em: • QUÍMICA ORGÂNICA (Química dos compostos existentes nos organismos vivos) • QUÍMICA INORGÂNICA (Química dos compostos existentes nos seres inanimados e sais minerais.)
TEORIA DO VITALISMO Foi uma teoria formulada por Jons Jacob Berzelius (1807), a qual descrevia que a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos – vis vitalis (força ou energia vital) inerente na própria vida. A base desta teoria era a dificuldade de obter matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas.
Wohler (1828) Em 1828, Friedrich Woler , discípulo de Berzelius , foi o primeiro cientista a sintetizar um composto orgânico (ureia) a partir de um composto inorgânico ( cianato de amónio).
Friedrich August Kekulé (1859) “ Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”. Esta afirmação está correta, contudo, nem todos os compostos que contêm carbono são orgânicos, por exemplo, o dióxido de carbono, o ácido carbónico, a grafite, o diamante, etc , mas todos os compostos orgânicos contêm carbono e hidrogénio. Hidróxido de sódio ( NaOH ) Hidróxido de magnésio [Mg(OH) 2 ] Hidróxido de cálcio [Ca(OH) 2 ]
Compostos Organógenos Elementos organógenos são os elementos químicos que podem ser encontrados em compostos orgânicos. Os principais são: - H (hidrogênio) - O (oxigênio) - N (nitrogênio) - C (carbono) Também aparecem com bem menos frequência, os elementos S ( enxofre ) e P ( fósforo ), e todos os elementos da família 7A: - F ( flúor ) - Cl (cloro) - Br (bromo) - I (iodo) - At (astato)
Compostos de transição Os compostos de transição são compostos que, embora tenham carbono em sua estrutura, apresentam propriedades químicas e físicas inorgânicas . Exemplos: CO2 CaC2
O carbono Como o carbono é o elemento presente em todas as moléculas de substancia orgânica, o conhecimento de suas características e fundamental para entendemos as propriedades que essas substancia apresentam.
Distribuição eletrônica
O carbono é tetravalente A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres.
Observe, nos exemplos a seguir, que, em todos os casos, o átomo de carbono
O carbono tem facilidade em forma cadeias Formula estrutural plana: E a forma mais expandida de representar as cadeias carbônicas. Formula estrutural condensada: Junta os hidrogênios ligados a cada carbono para uma maneira mais curta de representar uma estrutura.
O carbono tem facilidade em forma cadeias Carbono primário: Carbono que se liga a outro carbono. Carbono secundário: Carbono que se liga a outros dois carbono. Carbono terciário: Carbono que se liga a outros três carbono. Carbono Quaternário: Carbono que liga a outros quatro carbono.
Exercício 01-Classifique em V ou F as sentenças relacionadas aos carbonos numerados da seguinte cadeia: ( ) os carbonos I, II e IV são primários ( ) o carbono III se classifica como secundário ( ) na cadeia há somente um carbono quaternário ( ) o carbono IV recebe a classificação de terciário ( ) existem 5 carbonos primários na cadeia
02-(UNIVALI-SC) O gosto amargo, característico da cerveja, deve-se ao composto mirceno , proveniente das folhas de lúpulo, adicionado à bebida durante a sua fabricação. A fórmula estrutural do mirceno apresenta: a) um carbono terciário. b) cinco carbonos primários. c) cadeia carbônica heterogênea. d) cadeia carbônica saturada e ramificada. e) cadeia carbônica acíclica e insaturada.
03-Observe o composto a seguir e assinale a alternativa correspondente ao número de carbonos primários presente nesta cadeia: 2,3- dimetilbutano a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
04-(UFMT) A combustão espontânea ou muito rápida, chamada detonação, reduz a eficiência e aumenta o desgaste do motor. Ao isooctano é atribuído um índice de octana 100 por causa da sua baixa tendência a detonar. O isooctano apresenta em sua fórmula estrutural: a) um carbono quaternário e cinco carbonos primários. b) um carbono terciário e dois carbonos secundários. c) um carbono secundário e dois carbonos terciários. d) três carbonos terciários e quatro carbonos quaternários. e) quatro carbonos primários e um carbono secundário.
05-Observe a fórmula: isobutano As quantidades totais de átomos de carbono primário, secundário e terciário são respectivamente: a) 3, 1 e 1 b) 3, 0 e 1 c) 2, 0 e 1 d) 3, 1 e 0 e) 3, 1 e 2
06-Indique na imagem a seguir a classificação para cada carbono, de acordo com o número de ligações:
07-Dadas as fórmulas estruturais, classifique os átomos de carbono indicados pelo asterisco:
08-Classifique os átomos de carbono da seguinte cadeia: