Aula 1 de processos industriais. Introdução'.pptx

rmlviani 48 views 66 slides Aug 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 66
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66

About This Presentation

Introdução aos processos químicos industriais, tipos de processo, histórico, organogramas, fluxogramas e etc.


Slide Content

Tecnologia dos processos industriais Professor Rômulo Batista Viani

Conceitos Básicos Indústria setor da economia que transforma matérias-primas em outros produtos . Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

TIPOS DE INDÚSTRIA Indústria de base ou indústria de bens de produção; Indústria de bens intermediários ; Indústria de bens de consumo .

INDÚSTRIA DE BASE T ambém chamadas de indústrias de bens de produção, são aquelas que fazem a transformação da matéria-prima bruta, encontrada diretamente no meio natural, em matéria-prima processada, que será usada em outros ramos industriais. Dessa forma, esse tipo de indústria produz equipamentos e matéria-prima que serão usados por outras indústrias.

INDÚSTRIA DE BENS INTERMEDIÁRIOS S ão aquelas que produzem bens manufaturados ou matéria-prima processada para outros ramos industriais, ou seja, para a produção de outros bens. São insumos que serão usados para outras indústrias produzirem.

INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO Indústria de bens de consumo: são as fábricas que produzem as mercadorias que são colocadas à venda para a população, que constitui o seu consumidor final. A indústria de bens de consumo é responsável por conceber tudo aquilo que usamos e consumimos no nosso dia a dia, desde alimentos e roupas até eletrodomésticos. Nesse sentido, a indústria de bens de consumo se divide em indústria de bens de consumo duráveis e não duráveis.

CONCEITOS BÁSICOS PROCESSOS INDUSTRIAIS: São identificados como procedimentos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens na fabricação em grande escala. O termo processo significa as operações usadas na transformação de uma matéria-prima. Podemos dizer que processo industrial é toda forma de produção em larga escala, por meio de equipamentos e operações faz-se transformação ou refino de matéria prima resultando em produtos.

A operação de adicionar energia calorífica à água é um processo. Já o vapor, o reservatório, as tubulações e as válvulas constituem o circuito no qual o processo de aquecimento é realizado. A temperatura da água quente e a vazão de vapor são as principais variáveis do processo. (TEIXEIRA, 2006)

Indústria Química Em síntese, ela é uma indústria de processos que utiliza reações químicas para produzir substâncias a partir de outras mais simples. Está separada em dois grandes grupos, que são produtos voltados para a indústria, e os de uso final, podendo ser produtos orgânicos e inorgânicos. Além desses grupos já mencionados, outros setores atuam com produtos químicos. Podemos destacar a produção de combustíveis que é um dos setores mais importantes da economia do país. Além dos setores de siderurgia, celulose e metalúrgica que também são agentes importantes para o desenvolvimento econômico e industrial do país. https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/3824

Indústria Química na pandemia

No nosso entorno temos...

HISTÓRICO

Revolução Industrial Teve início na segunda metade do século XVII; Teve início na Inglaterra; Representou uma ruptura qualitativa nas estruturas socioeconômicas; Revolução técnica e social; Nova rotina de trabalho; Completou a transição do feudalismo ao capitalismo.

INDÚSTRIA NO BRASIL O Brasil é um país de industrialização tardia, a indústria brasileira surge no começo do século XX e se expande a partir da década de 1930. O processo de industrialização do país ganhou força após a Crise de 1929, quando os produtores de café sofreram baixa em sua exportação e redirecionaram o capital dessa atividade para a indústria.

INDÚSTRIA NO BRASIL As primeiras indústrias do país foram as de base, mais precisamente a Companhia Siderúrgica Nacional (1941), a Vale do Rio Doce (1943) e a Companhia Hidrelétrica São Francisco (1945).

FASES DO PROCESSO INDUSTRIAL

Tipos de processos

Processo Contínuo

Processo descontínuo

Processo em lote

Processo discreto

Que tipo de processo temos na escola?

Necessários para o processo industrial Equipamentos Rotativos; Bombas; Válvulas; Trocadores de calor; Reatores e etc. Operações Estocagem; Transferência; Moagem; Aquecimento e etc.

EXERCÍCIOS Indústria e processos industriais

E xercícios ( Enem) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque . Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à: A) industrialização interna para substituir as importações . B) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise . C) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores . D) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas . E) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário . Alternativa A . Com a queda nos preços decorrente da crise econômica de 1929, o Brasil adotou a estratégia de substituição das importações, suscitando o desenvolvimento da indústria nacional.

A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. MURTA , A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond , 2011. A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a A) sedes de empresas petroquímicas . B) zonas de importação de derivados . C) polos de desenvolvimento tecnológico . D) áreas de aglomerações de mão de obra . E) espaços com infraestrutura de circulação . Alternativa E . A instalação de uma refinaria depende da proximidade com os consumidores e com outras regiões produtivas, o que demanda que o espaço esteja equipado com uma rede de infraestrutura, sobretudo de transportes (circulação) ampla e eficaz.

( Ufam ) O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado : a) Juscelino Kubistchek b) João Goulart c) Getúlio Vargas d) Eurico Gaspar Dutra e) Jânio da Silva Quadros Alternativa A. Após o primeiro governo de Vargas (1930), o Brasil deu bastante incentivo ao processo de industrialização, com a abertura econômica às indústrias multinacionais, o que foi proporcionado pelo Governo de JK.

Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras. a) A indústria tradicional é pouco automatizada e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção. b ) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia. c ) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas. d ) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada. e ) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos. a)  Verdadeiro  – As indústrias tradicionais utilizam pouco aparato tecnológico, sendo equipadas com máquinas pesadas. Para o processamento industrial é necessária muita mão de obra. Exemplo: metalúrgicas e siderúrgicas . b)  Verdadeiro  – A indústria pesada ou indústria de bens de produção, consome grandes quantidades de matéria-prima no processo industrial. São responsáveis pela transformação de matérias-primas obtidas na natureza em matérias-primas processadas, destinado sua produção para a estruturação de outros segmentos industriais . c)  Verdadeiro  – A indústria de base produz bens de capital que serão utilizados por outras indústrias em seu processo de produção, como por exemplo, máquinas, ferramentas e equipamentos. d)  Falso  – A indústria de bens duráveis fabrica produtos destinados diretamente ao mercado consumidor. Exemplos: indústrias automobilísticas e eletroeletrônicos. e)  Falso  – Os produtos farmacêuticos não são matéria-prima para a indústria de acabamento. Esses produtos são destinados para o mercado consumidor, sendo, portanto, fabricados pelas indústrias de bens de consumo.

Organogramas

Organograma Organograma é um gráfico que representa visualmente a estrutura organizacional de uma instituição ou empresa. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização.

Utilização de organogramas Organogramas são úteis para estabelecer os relacionamentos na sua empresa e assegurar que todos saibam como comunicar informações essenciais.

Você pode usar organogramas para: Comunicação organizacional e de supervisão, por exemplo, para ajudar funcionários a saber a quem se reportar, ou para auxiliar as pessoas a conhecerem umas às outras em uma empresa. Reestruturação, alternando papéis em uma equipe para melhor utilizar os talentos de todos. Planejamento de pessoal, por exemplo, revelar maiores detalhes de uma nova iniciativa de contratação. Planejamento de recursos, por exemplo, reorganizar funções dos funcionários para reduzir ineficiências. Genealogia, pois uma árvore genealógica é um tipo de organograma. Você pode incluir fotos, datas de nascimento e morte, assim como links para outras informações de cada pessoa.

Tipos de organograma ✓ clássico; ✓ horizontal; ✓ informacional; ✓ setorial; ✓ linear de responsabilidade; ✓ em barras; ✓ radial ou circular; ✓ matricial.

Organograma clássico ou vertical Um organograma vertical é bom para ilustrar com facilidade a hierarquia de uma empresa, ou outra organização, como um hospital ou uma organização militar. Em um organograma vertical (ou linear), a comunicação e as tomadas de decisões são mais verticais (por isso leva esse nome). Neste tipo de organização, as pessoas normalmente se comunicam com seu superior.

Organograma horizontal Um organograma horizontal é o oposto de um organograma vertical. Enquanto o vertical foca nas hierarquias, o horizontal tenta minimizá-las. Por vezes conhecido como organograma plano, tem pouco ou nenhum nível de gerência intermediária e normalmente contém dois níveis: os principais administradores e os funcionários. Em empresas como esta, os funcionários têm maior responsabilidade e estão diretamente envolvidos na tomada de decisões.

Também chamado de organograma “mundo moderno”

Organograma em barras

O que eu faria? 1: Entender a estrutura organizacional da empresa; 2: Definir um objetivo; 3: Escolher o formato do organograma; 4: Identificar os cargos e departamentos; 5: Estabelecer as relações hierárquicas; 6: Realizar esboços; 7 : Escolher a ferramenta adequada; 8 : Desenhar e apresentar; 9: Corrigir, definir, revisar e atualizar.

ATIVIDADE Crie um organograma da nossa escola Crie um organograma de uma empresa hipotética no ramo da indústria Química

FLUXOGRAMAS

FLUXOGRAMA • A representação gráfica permite esquematizar e visualizar os sistemas de forma racional, clara e concisa, facilitando seu entendimento geral por todos os envolvidos ; • O fluxograma permite representar os vários fatores e as variáveis que ocorrem no sistema, os circuitos de informações correlacionadas ao processo decisório , bem como as unidades.

TIPOS DE FLUXOGRAMAS Diagrama de blocos; Simples de processo; Vertical; Funcional.

DIAGRAMA DE BLOCOS

Simples de processo

Fluxograma funcional

Simbologia O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos para representar as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a sequência das operações e a circulação dos dados e dos documentos. Os símbolos mais comumente utilizados são os seguintes:

Agora vamos fazer! Apresente um fluxograma de um processo laboratorial de preparo e padronização de soluções.

FERRAMENTAS https://app.diagrams.net/ https://lucid.app/users/login#/login